Casas modernas por Aberjung Design Agency

Como proteger a sua casa contra o frio extremo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Valerá a pena dizer que o inverno é frio? Não… Isso toda a gente sabe. O que provavelmente não saberá é que apesar de Portugal ser um país de clima temperado, é também um dos países onde se morre mais de frio. Espantado? As casas no nosso país normalmente não estão preparadas para temperaturas realmente baixas. Mas elas aparecem… E em algumas zonas chegam mesmo a ser de alguns graus abaixo de zero!

No interior do nosso país, onde o frio chega muitas vezes a congelar a água nas torneiras, este problema é especialmente delicado, sobretudo em construções da segunda metade do século passado. De facto as construções mais antigas, de pedra, taipa ou argamassa, eram bem mais eficientes em termos energéticos, mas a construção em massa, moderna, feita com materiais de fraca qualidade, veio agravar o problema.

Janelas sem vidros duplos. Paredes com apenas uma camada de tijolo. Tetos sem isolamento. Aquecimento ineficaz ou mesmo inexistente… Tudo isto colabora para que sintamos mais frio nas nossas casas, construídas num país temperado, do que sintam os habitantes de países nórdicos, onde as temperaturas são substancialmente mais baixas.

Se vive numa localidade onde as temperaturas podem ir abaixo de zero nos termómetros, e a sua casa não está ainda devidamente preparada para o frio este artigo é para si. Mas se já tiver feito alguns dos preparativos necessários, também lhe irá interessar, pois preparar uma casa para o frio é muito mais do que construção de base!

Venha connosco saber como pode preparar a sua casa para o frio extremo.

Proteja a fachada externa de sua casa

Se vive numa moradia esta medida é essencial para a preparar para o frio intenso.

Antes do inverno se instalar verifique cuidadosamente o estado do revestimento da sua casa, seja ele qual for. Procure rachas na parede, placas caídas, telhas partidas ou quaisquer outros defeitos que possam pôr em causa a impermeabilidade das paredes. Não se esqueça de que uma casa muito húmida é sempre uma casa mais fria. Repare rapidamente todos os estragos que encontrar. Não vai querer ir fazer arranjos na fachada a tiritar de frio.

Veja por exemplo a magnífica casa da imagem, construída na Áustria, numa região onde as condições de temperatura podem ser mesmo muito adversas. É toda construída em madeira e a fachada é protegida por telhas de madeiras… É uma casa de sonho, certo? Mas agora imagine se a fachada não for devidamente inspecionada antes de começarem os nevões. A casa fica em ruínas rapidamente e os seus habitantes vão experimentar um frio intenso!

Proteja as instalações externas

Alpendres, toldos, pavilhões de jardim, piscinas… Se na sua região o frio é intenso, este pode danificar seriamente estas estruturas. Faça uma inspeção cuidadosa de todas as estruturas e conserte todos os problemas que encontrar. Se não encontrar problemas estruturais, faça na mesma uma manutenção preventiva, e proteja-as. Impermeabilize e envernize estruturas de madeira. Recolha toldos e estruturas temporárias. Faça a manutenção da piscina e proteja-a segundo as instruções que possuir.

Enfim, proteja tudo o que estiver no exterior, e possa sofrer danos com o frio. Faça manutenções preventivas em vez de intervenções caras, depois dos danos ocorridos.

Cuide do jardim

Jardim  por Andreae Kakteenkulturen
Andreae Kakteenkulturen

Cylindropuntia imbricata

Andreae Kakteenkulturen

Tem um jardim? Que sorte! Então toca a pensar com antecedência nas consequências que o frio terá no seu jardim. Antes de plantar há cuidados que pode tomar para evitar ficar com um jardim arruinado pelo gelo: – Escolha espécies autóctones. Normalmente já estão preparadas para as condições que irão enfrentar e são muito mais resistentes. Mas se sucumbe ao exotismo, escolha espécies, como o cato da imagem, que sejam resistentes a condições de frio extremo.

Se tem vasos com plantas mais frágeis no exterior mude-os para dentro de casa

E para proteger plantas sensíveis que não podem ser transferidas também há algumas soluções…

– Faça uma uma cobertura de folhas. Esta age como isolante, mantendo o calor e a humidade presentes no solo e protege os sistemas radiculares das temperaturas frias.

– Cubra as suas plantas com um lençol velho, um pano ou uma lona. Esta solução pode ser o suficiente para pequenos períodos de frio intenso.

– Regue abundantemente o solo à volta das plantas, antes de uma noite muito fria ou de um nevão. O solo aprisionará melhor o calor húmido do que quando seco, e a evaporação será lenta, aquecendo o ar ao redor das plantas. Mas não regue o solo congelado, já que isso não ajudará e poderá até mesmo tornar as condições de vida das plantas mais difíceis.

– Construa uma estufa, e faça um jardim de inverno, se for possível.

Cuide das janelas e das portas

  por Absolute Project Management
Absolute Project Management

Wrap up [your home] this winter

Absolute Project Management

As suas janelas e portas já têm isolamento? Perfeito. Mesmo assim, inspecione muito bem todos os encaixes e borrachas, e conserte sempre que estiverem danificadas. Verifique também os fechos, não quer que se estejam sempre a abrir no meio de uma ventania!

Ainda não tem calafetagem de portas e janelas? Comece a instalação o mais rapidamente possível. É importante minimizar as infiltrações e perdas de ar associadas a frestas e pequenas aberturas e espaços em janelas e portas, e mesmo nas paredes adjacentes a estas

Utilize borrachas de calafetagem, tiras de silicones, escovas, massas de enchimento, ou qualquer outro material de calafetagem adequado às suas portas, janelas e paredes adjacentes. Poupa energia e tem muito menos frio!

Certifique-se de que as tubagens estão seguras

Nesta casa espetacular casa de design minimalista, construída pelo arquiteto Aleksandr Zhydkov, na Ucrânia, onde as temperaturas descem até aos arrepiantes -20ºC, ou ainda menos, tudo foi pensado ao detalhe para suportar as condições climatéricas extremas. Aqui não há tubagens exteriores, nem calhas metálicas. 

É certo que em Portugal as temperaturas não descem tanto, mas quem vive no interior sabe o que é amanhecer com a água congelada nas tubagens e ficar sem um duche quente pela manhã. Por isso toca a proteger os tubos e sempre que possível instale as tubagens no interior das paredes. Mas as torneiras que estão no exterior devem ser limpas de todas as impurezas interiores antes de o frio chegar. Para isso deve abrir completamente as torneiras e deixar a água correr. Não se esqueça de fechar primeiro o contador. Para a água não congelar nos algerozes, nas caleiras nos tubos de queda limpe-os muito bem antes do frio chegar, para que água da chuva consiga correr sem nenhum obstáculo.

Torne os caminhos seguros

Jardins clássicos por arcotec  Haus und Garten
arcotec  Haus und Garten

Anlegen eines Gartenweges in Natursteinoptik

arcotec Haus und Garten

Os caminhos de acesso a casa assumem uma importância determinante quando chega o tempo mesmo frio. A chuva transforma-se em gelo e as quedas podem tornar-se acidentes graves. Como nem todos temos jeito para a patinagem, há que evitar que os nossos acessos se transformem em rinques! Como? Evite passadeiras muito lisas, que não ofereçam atrito quando cobertas de gelo. É o caso do cimento simples. Por isso o melhor é fazer caminhos de gravilha, de pedras ou de cimento com relevo, como o da imagem acima. Se puder, cubra o caminho, para evitar a formação de gelo.

Mantenha o interior quente

E por último esmere-se no aquecimento da sua casa. Escolha os sistemas de aquecimento certo para o tamanho das suas divisões. Lembre-se que um aquecimento mal dimensionado vai gastar muito mais energia e não vai oferecer o calor necessário, logo terá duas despesas.

Se puder, tenha uma lareira com recuperador de calor. Nada dá uma sensação de maior aconchego do que a visão das chamas a dançar, com a certeza de que todo o seu poder calorífico está a ser aproveitado.

Espalhe tapetes quentinhos para isolar o frio do pavimento. Disponha os móveis perto das fontes de calor e longe das correntes de ar de portas e janelas. Espalhe mantas quentes pela casa. Evite abrir janelas e portas mais do que o necessário.

Se puder invista em aquecimento central, pois o ar condicionado pode ficar congelado na unidade exterior, e num pavimento radiante.

Gostou destas sugestões mas acha que são um pouco extremas para o seu caso? Não deixe de preparar a sua casa para o inverno! Leia também o artigo ’Como preparar a sua casa para o inverno’.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!