Quais são os elementos essenciais de uma casa ao estilo americano?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Com certeza já se deparou com vários filmes na televisão em que as casas americanas são elemento central. A verdade é que este estilo de casa é super comum e tem um conjunto de particularidades que se repetem de casa para casa. Provavelmente nunca terá pensado muito nisto, mas certamente sempre que vê uma casa americana terá o pensamento de familiaridade, que é como quem diz olha esta é mais uma como a outro daquele filme!.

Para que fique a saber quais são as principais características que estão quase sempre presentes, resolvemos escrever este artigo de forma a desmistificar tudo o que há para tal, no que diz respeito a casas de campo americanas. Quem sabe se para além de ficar a saber mais sobre o assunto, não fica também com ideias novas para a sua própria casa!

Voemos então até ao outro lado oceano!

Construção em madeira

Casa Lanhoso: Casas modernas por TRAMA arquitetos
TRAMA arquitetos

Casa Lanhoso

TRAMA arquitetos

Antes de começarmos o artigo propriamente dito queremos fazer uma ressalva, nem todos os exemplos que temos para lhe dar são aquilo a que se poderá chamar de estereotipo de uma casa americana. A nossa preocupação foi antes a de encontrar algumas casas – exemplos de arquitectura portuguesa também! – que façam uso da estética americana e a integrem na sua própria. Temos exemplos mais modernos e mais clássicos, contudo pode ter a certeza de uma coisa, cada um dos elementos sobre o qual lhe falaremos foi trazido de uma daquelas casas que vê nos filmes.

Entrando no artigo propriamente dito começamos por referir uma característica que é de resto uma das mais ilustrativas do género, a construção em madeira. Este tipo de construção não é apenas típico das casas de campo, se bem que por uma questão de concordância com o ambiente envolvente faz todo o sentido que casas em madeira se encontrem no meio da natureza. No exemplo que vemos, temos uma abordagem muito contemporânea ao uso da mesma – simplesmente lindíssima! – que é conjugada com o cimento, contudo aquilo que nos chama a atenção são mesmo a ripas de madeira escura na horizontal.

Telhado

O telhado é uma outra característica muito comum. A verdade é que a arquitectura moderna acabou por, de alguma forma, ir deixando de lado o uso dos telhados, isto porque novas soluções foram aparecendo e também na arquitectura a questão das modas acaba por se ir colocando – não é por acaso que também existe uma história da arquitectura! – contudo é facto que nessas tais casa que povoam o nosso imaginário, a maior parte das vezes o telhado está presente. No exemplo que escolhemos vemos um telhado fora do vulgar que acompanha as formas da casa, de maneira muito fiel. Esta é uma moradia  que nos deixa de boca aberta, um quase palacete perdido no meio dos socalcos verdes. 

Varanda

As varandas ou antes, os alpendres são extremanente representativos das casas americanas – confesso que ao pensar em alpendre de casa americana, a minha imaginação foge logo para um qualquer filme que tenha como actor principal o saudoso James Dean – a que vemos na imagem tem qualquer coisa de muito americana diríamos nós, mas também repare que tem em si todos os elementos sobre os quais escrevemos até então: a construção em madeira, o telhado e a varanda. É sem dúvida uma casa de estilo mais clássico que nos faz pensar pensar em passeios pelo campo e férias, a simplicidade e o bom gosto uma vez mais em simbiose perfeita.

Janelas e portas

Casas rústicas por Uptic Studios
Uptic Studios

Lucky 4 Ranch

Uptic Studios

É certo que janelas e portas não há casa que não tenha, contudo a estética destas nas casas com um estilo mais americano, acaba por ser diferente. Esta casa é mais um exemplo que poderíamos dizer saído de um filme, se estivessem a cair flocos de neve não teríamos dúvidas em afirmar que de um filme de natal se tratava. Uma casa de dois pisos, que reúne as características que temos estado a abordar – até o alpendre é tal e qual! – a fachada desta casa mostra-nos janelas de grandes dimensões, principalmente as do piso térreo. As portas no centro da casa são também outro ponto a apontar. Uma casa amorosa onde certamente não nos importaríamos de passar dias de inverno ou de verão.

Espaço de convívio ao ar livre com fogueira

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ЛЕНИНГРАДСКОЙ ОБЛАСТИ

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Somos de novo transportados para um imaginário de filme, as casas na floresta têm sempre algo muito bom, permitem-nos passar muito tempo em contacto com a natureza. Na fotografia que vemos temos uma espécie de casa americana revisitada de forma super moderna. É sem sombra de dúvida um exemplar da arquitectura moderna maravilhoso e que ganha um brilho ainda mais especial pela fogueira que exibe. Também esta fogueira se apresenta num dispositivo super moderno e convidativo, as tarde de inverno – ou talvez de outono! – não serão tão frias se tivermos na presença desta maravilha!

Walk-in closets

Chegamos aquela imagem em que qualquer senhora apaixonada por roupa, soltará certamente um suspiro. Pois é desde o walk-in closet da querida Carrie da aclamada série O sexo e a cidade, que não mais deixamos de sonhar com um – a minha imparcialidade feminina não consegue deter o tal suspiro, peço desculpa! – este é mais uma realidade das casa americanas e é de resto algo que propicia uma organização diferente da roupa aí em casa. No fundo não é tão difícil ter um, basta que tenha uma divisão livre e a adaptação a um walk-in closet acaba por ser bastante fácil: prateleiras e cabides são as palavras de ordem!  

Casa de banho privativa

Casas de banho rústicas por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Badezimmer im Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

Mais uma característica das casas ao estilo americano são as casas de banho privativas. De facto este é um luxo que pode fazer a diferença quando se trata por exemplo, de um quarto de visitas. O conforto de ter uma casa de banho – e uma banheira daquelas que os fazem querer passar horas lá dentro! – mesmo no quarto onde estamos é muito bom. A casa de banho que vemos é literalmente uma continuação do quarto – repare no chão em madeira que é exactamente o mesmo – e é sem dúvida uma divisão que exerce, duplamente, um fascínio sobre qualquer um de nós.

Cozinha com ilha

Por fim a cozinha com ilha também é muito comum nas casas do referido estilo. As vantagens de uma cozinha deste género são mais do que muitas mas referimos como uma das principais, o facto de ser um espaço onde podemos cozinhar de uma forma mais social, isto é pelo facto de termos a ilha no meio da cozinha é mais fácil comunicarmos com quem está à nossa volta. Aconselhamos este tipo de ilha a toda a gente, uma vez que experimente jamais quererá outra coisa. 

Gostou das casas ao estilo americano?! Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!