6 dicas para pendurar quadros na parede

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Hoje vamos escrever-lhe sobre como tornar as suas paredes mais bonitas. Há várias e diferentes soluções para tornar as paredes de sua casa mais coloridas e dinâmicas contudo, o artigo que lhe apresentamos debruça-se sobre molduras e quadros de parede. Queremos começar por lhe dizer que existem várias possibilidades no que diz respeito a decorar as suas paredes com quadros, nomeadamente ao nível da disposição. Por isso mesmo vamos dar-lhe algumas dicas importantes sobre como pendurar de forma original, mediante a parede que tem em vista e os próprios quadros ou molduras que deseja pendurar.

Existem soluções para muitas e poucas molduras e dependendo daquilo que pretende, há sempre a solução que é a mais adequada para o seu caso e estamos prestes a falar-lhe sobre tudo isso e muito mais. Se por acaso tem uns quadros aí em casa que não sabe muito bem como pendurar está no sítio certo, venha connosco e inspire-se.

Em número par

Salas de estar modernas por (주)강경숙칠판
(주)강경숙칠판

파리 앤 파리

(주)강경숙칠판

Se há coisa da qual gostamos aqui na homify é de novas abordagens. Pois então quando lhe falamos em número par, muito mais rapidamente irá pensar numa composição mais estanque e menos dinâmica e eis que lhe apresentamos este exemplo, não estava de todo à espera pois não? Pois é, mas número par pode também ser isto, quatro quadros cuja imagem só faz sentido, quando estes existem em conjunto. Esta é mais uma opção muito moderna que se pode aplicar a diferentes tipos de imagem, a sua imaginação é que manda. Encontre uma imagem que possa tripartir – para uma casa de praia poder-lhe-íamos dar como sugestão uma palmeira, por exemplo! – e faça uma composição deste género. O resultado é genial!

Linhas verticais

Não será certamente o tipo de disposição mais usual, contudo é uma forma original e diferente de dar vida à parede da sua sala. Neste exemplo temos quatro quadros muito distintos uns dos outros, onde a preocupação mais visível é a de que estes estejam verticalmente  alinhados. Pela dimensão e cores dos quadros fica claro que estes têm uma presença muito forte que salta de imediato à vista e talvez por isto mesmo a questão da orientação ser vertical, passe para segundo plano. Ainda assim não queríamos deixar de lhe dar este exemplo, já que é uma opção que pode ter em conta para uma parede da sua casa.

Linhas horizontais

As linhas horizontais são provavelmente a disposição mais vulgar no que diz respeito a pendurar quadros nas paredes. A verdade é só uma, nunca falha e tanto os quadros, como o próprio espaço ficam a ganhar. É importante que se certifique que os quadros estão todos na posição certa, queremos com isto dizer que é factor determinante que o espaço que existe de um quadro para o outro e o espaço da própria posição dos mesmos na parede seja – quase – milimetricamente pensada, o rigor neste tipo de organização é tudo e faz toda a diferença. Principalmente quando quer decorar um espaço mais horizontal esta é uma óptima forma, já que a parede fica vestida toda por igual. O exemplo que escolhemos para ilustrar as linhas horizontais não podia ser mais claro, paredes compridas quadros dispostos horizontalmente.

Composição organizada

Paredes  por CUSTOMS handmade
CUSTOMS handmade

Espacios decorados by Wallart

CUSTOMS handmade

Quando quer pendurar um conjunto de quadros na parede e quando ainda por cima todos estes quadros apresentam uma mesma linha estética o melhor conselho que temos para lhe dar é que opte por uma composição organizada, já que desta forma o carácter figurativo sai a ganhar. Olhando para a parede desta sala – achamos este exemplo mais do que perfeito e a melhor forma de ilustrar a dica que temos para lhe dar – temos uma área quadrada, onde estão pendurados nove quadros quadrados, que formam um quadrado maior. Como se a geometria não fosse já mais do que perfeita, cada um dos quadros tem uma imagem quadrada e um suplemento de moldura, também ele da mesma forma. Tanta preocupação com a forma leva-nos a uma conclusão: a redução de ruído para que as imagens sejam a primeira coisa a saltar à vista. Já sabe, se este é o seu caso aqui fica a melhor maneira de pendurar os quadros na parede da sua casa. 

Composição desorganizada

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Em oposição ao exemplo anterior apresentamos-lhe este. É fácil perceber as diferenças, certo? Ora então, para começar todas as molduras têm um tamanho e forma diferente e depois as imagens que têm em si são também elas diferentes umas das outras. Esta é uma opção mais moderna – acho que podemos dizer assim – e mais arrojada, que dá um toque diferente à decoração do espaço. No contexto desta sala é a opção perfeita já que a restante decoração é mais simples e a puxar para o clássico. Numa paleta de cores pastel irrompe um conjunto de quadros que confere dinâmica e movimento à decoração. Um exemplo perfeito de equilíbrio.

Em número impar

Tiles Pictures - Port Art: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Tiles Pictures – Port Art

Home Staging Factory

Por fim, mas não menos importante que todas as restantes dicas que lhe demos, um exemplo em número impar. Provavelmente a disposição dos três quadros é uma das mais usadas e conhecidas e o porquê é muito fácil de perceber, ao nível decorativo é mesmo a disposição mais popular e que garantidamente fica sempre bem. Neste exemplo temos, por acaso três quadros de forma quadrada em linha vertical. A verdade é que independentemente de ser na vertical ou não, três quadros dispostos em concordância funcionam sempre. Não ocupam muita área mas fazem aquilo que se pretende, dar um pouco de cor e alegria à parede onde estão pendurados. Quanto a nós é sempre uma boa forma de dar vida ao seu espaço, se estiver desesperado por preencher uma parede lá em casa, opte – nem que seja temporariamente – por esta disposição, vai ver que até encontrar os quadros dos seus sonhos, vai ficar muito satisfeito com esta opção.

Gostou das nossas sugestões?! Partilhe connosco a sua opinão!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!