8 cozinhas completas e sensacionais em espaços pequenos!

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando tentamos visualizar o conceito de “cozinha completa”, imaginamo-la integrada numa área ampla, em largura e em comprimento. No entanto, há bons exemplos de como uma cozinha pode estar equipada na perfeição, mesmo dispondo de um espaço exíguo. Com uma configuração inteligente e uma disposição cirúrgica de móveis e eloctrodomésticos é possível criar uma cozinha agradável e aconchegada que se adapte ao nosso estilo. 

Prova disso são as oito cozinhas que lhe vamos mostrar. Preparado para retirar ideias?

Combinação de cores

Começamos este livro de ideias com uma cozinha completa que, pese embora ser bastante pequena, destaca-se tanto quanto uma cozinha maior graças ao genial aproveitamento dos recursos disponíveis e do bom gosto com que foi organizada e decorada estando cada elemento no seu lugar devido.

Esta cozinha atrai a nossa atenção por surgir como um espaço cómodo apesar das suas dimensões relativamente reduzidas. A paleta cromática é decisiva para este resultado. O branco prevalece e é apenas intervalado com os armários superiores e balcão num vibrante tom de vermelho. A disposição em forma de “U” é frequente em apartamentos modernos onde o espaço escasseia e as famílias preferem áreas abertas em detrimento de divisões fechadas e claustrofóbicas. Assim, o balcão assume três funções: separa a cozinha em relação à sala, serve para a preparação de alimentos e, com a adição dos bancos, como superfície para refeições.

Em madeira

Temos, em segundo lugar, uma cozinha com um estilo mais tradicional. É uma opção com a qual muitas famílias, por certo, se identificarão. Trata-se de um espaço confortável e funcional, ideal para se preparar, todos os dias, as refeições e para se desfrutar de bons momentos com a família. Também aqui a configuração desenha um “U” e o balcão pode cumprir diferentes propósitos.

O grande destaque desta cozinha, em termos visuais, é a utilização extensiva da madeira que lhe propicia um toque especial, fazendo-a “saber a casa” e tornando-a menos impessoal.

Compacta e moderna

Prosseguimos, agora, para uma cozinha muito funcional e com um aspecto fresco e arejado, criação do atelier Idea Interior. A cozinha toma de empréstimo apenas duas paredes. Os móveis superiores interrompem-se na esquina para dar lugar a prateleiras suspensas assimetricamente onde se podem colocar as especiarias e os objectos que mais se usam. A paleta cromática divide-se entre o branco e o verde água o que contribui para uma percepção de maior amplitude. Quando o problema é falta de espaço, pode também recorrer a móveis auxiliares à semelhança do que se vê na imagem usado para colocar fruta.

Com uma pequena ilha

A ilha de cozinha é um componente útil e multifuncional. Há ilhas com cores, tamanhos e formas diversas disponíveis no mercado pelo que não é difícil encontrar uma que se adapte a uma divisão mais pequena. Colocar uma ilha na cozinha é somar-lhe mais um balcão para preparar as suas refeições, mais arrumação por via da existência das gavetas e dos armários nela embutidos e mais um área para almoçar ou jantar. Como é natural, é impreterível escolher um tamanho que não crie um obstáculo na divisão, permitindo uma circulação normal dentro da mesma. Sugerimos-lhe que aposte numa ilha com rodas. O facto de não ser fixa permite que seja colocada onde lhe der mais jeito, podendo usufruir do espaço a seu bel-prazer.

Com extensão

Damos-lhe agora o exemplo de uma cozinha que se prolonga em comprimento e não em largura. A solução encontrada para rentabilizar o espaço foi acrescentar uma extensão - que funciona como mesa – à ilha de cozinha. Repare que a extensão utiliza materiais como o vidro e o acrílico que, pela sua transparência, como que desaparecem no conjunto, desimpedindo por completo o campo visual. O vidro e o acrílico são, aliás, conhecidos por comporem ambientes leves e modernos. Se tiver uma mesa em madeira mais rústica e pesada numa cozinha pequena, pode ladeá-la com cadeiras em acrílico à semelhança das que vemos na imagem para encontrar um equilíbrio e criar um contraste interessante.

Cabe tudo se soubermos acomodar

Esta é uma das mais pequenas cozinhas na base de dados da homify. Ainda assim, parece-nos completa. Dispõe de um frigorífico espaçoso, de forno, de fogão e de armários com tamanhos diversos colocados na parede quase como se de um puzzle se tratasse. Todas as peças importam. Repare que até sobre o balcão se aproveitou para colocar um armário que foi, neste caso, usado para a arrumação de copos e de bebidas. Mais uma vez, escolheram-se cores claras e vibrantes para ampliar a cozinha em vez de a fechar.

Sala de jantar integrada na cozinha

Cozinhas modernas por Quinto Distrito Arquitectura
Quinto Distrito Arquitectura

Isla de cocina, bancos y frentes de puertas hechos a la medida.

Quinto Distrito Arquitectura

Se pretende optimizar a área que tem disponível e ser pragmático, sem que por isso se perca o lado estético, não há melhor do que uma cozinha como a da imagem que integra a sua própria sala de jantar e, no espaço restante, possui tudo o que é necessário para que se realize comodamente qualquer actividade normal de forma funcional e numa atmosfera bonita.

Esta cozinha tem uma luz especial obtida através do recurso ao prateado nas superfícies que para além de encher o espaço de reflexos, é também uma adição interessante do ponto de vista decorativo.

Cor nas paredes

Cozinhas modernas por Axios Arquitectos
Axios Arquitectos

Cocina, casa Kompa-Enríquez

Axios Arquitectos

Acabamos este livro de ideias com uma cozinha discreta que inclui todos os móveis e equipamentos necessários para preservar a funcionalidade, retirando assim um bom proveito das suas dimensões. Para além disso, combina uma sensação de familiaridade com um toque de modernidade através do uso do laranja na parede principal. Tal como em algumas cozinhas que vimos anteriormente, também aqui existe uma pequena ilha coberta com um tampo de granito, um material resistente e muito utilizado na divisão em causa. 

Qual foi a sua cozinha preferida? Qual a solução que lhe pareceu mais inteligente? Diga-nos o que achou na caixa de comentários abaixo deste artigo.
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!