7 dicas de armazenamento em casas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos nós gostamos de coleccionar coisas. Algumas pessoas passam mesmo uma vida inteira a armazenar objectos, sejam eles grandes ou pequenos. É algo que se começa como passatempo e que depois passa a paixão e, mais do que armazenar coisas, começamos a guardá-las e a tratá-las como um tesouro. Mas, por vezes, o espaço que temos para as guardar é pequeno e as nossas colecções demasiado grandes para ele.

Mesmo que não tenhamos nenhuma colecção, a verdade é que parece que os espaços da casa encolhem a cada dia que passa, e que as nossas necessidades são cada vez maiores, causando-nos enormes dores de cabeça na hora de atribuir um lugar a cada um dos objectos. Mas, não se preocupe. Neste artigo vamos-lhe dar alguns conselhos para converter a sua casa num espaço onde tudo se encaixa de forma prática e, claro, elegante. 

Arregace as mangas porque vamos começar a armazenar!

Debaixo da cama

Quartos de criança modernos por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Recámara infantil basada en Harry Potter

MARIANGEL COGHLAN

Por baixo da cama existe todo um mundo por explorar. Por vezes, é um autêntico campo minado de coisas perdidas, outras um baú secreto ou a terrível terra dos monstros no imaginário dos mais pequenos. Mas, para quando não temos muito espaço, é um excelente local para arrumos. Mariangel Coghlan propõe-nos criar uma estrutura estilo beliche que nos permita fazer um melhor uso do espaço, convertendo o vazio sob a cama num belo canto de trabalho e de armazenamento.

Debaixo das escadas

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

O espaço sob as escadas é, não raras as vezes, visto como inútil. Na entanto, e em boa verdade, pode ser verdadeiramente útil para armazenar algumas coisas sem qualquer dificuldade. Pode-se assim nele criar um armário para casacos a sapatos – como é exemplo a imagem que lhe mostramos de um projecto da Chasewood Furniture - ou até convertê-lo numa pequena despensa para guardar comida ou produtos de limpeza.

Um truque debaixo da ilha

Cozinha  por Atim Spa
Atim Spa

BRUNCH

Atim Spa

A magia permite fazer aparecer coisas onde não existe nada ou pelo menos faz-nos acreditar que é possível fazer acontecer algo assim. A cozinha, por sua vez, faz aparecer sorrisos e estômagos felizes onde antes só havia mau humor e fome. Então, por que não aproveitar a magia da cozinha e torná-la maior a partir de uma mesa extensível como esta da Atim Spa? Poderá surpreender os seus convidados com uma preciosa mesa e uma maravilhosa comida, voltando a recuperar o espaço original da sua cozinha depois do jantar. Uma solução inteligente e funcional.

Armazenamento invisível para optimizar espaços

Casa de banho  por ESTUDIO TANGUMA
ESTUDIO TANGUMA

Baño principal

ESTUDIO TANGUMA

Quando não temos espaço suficiente para arrumar, então precisamos de tirar o melhor proveito da nossa imaginação e transformar aquilo que temos naquilo que precisamos. Por exemplo, as paredes da sua casa de banho ou do seu quarto podem-se tornar num guarda roupa grande e elegante como este desenhado pela Tanguma. Com esta solução de armários embutidos poderá guardar tudo, sem necessitar de ocupar o espaço da sua casa.

Uma parede ou uma estante?

Salas de multimédia  por Basch Arquitectos
Basch Arquitectos

Mueble Divisorio TV / Recámara Principal

Basch Arquitectos

Os projectos das casas pequenas têm habitualmente uma área compartilhada por espaços diferentes. Pode ser a cozinha e a sala de jantar que partilham o local ou até uma área ainda maior onde existe sala de estar, sala de jantar e cozinha. Na realidade isto pode trazer vantagens, mas na hora de organizar o espaço da casa pode ser complicado. Por sorte o estúdio Basch Arquitectos criou um elemento simples que permite organizar, decorar e armazenar, tudo ao mesmo tempo. Ideal para lofts e estúdios, a divisão de áreas através de estantes é uma solução muito funcional que não só faz o espaço parecer maior e mais arejado, como também o aproveita de uma forma inteligente. 

Estantes escondidas na parede

Uma das melhores opções para economizar espaço em casas pequenas é maximizar as paredes seja com prateleiras construídas ou com prateleiras embutidas. Na imagem que apresentamos, vemos o exemplo de um espaço onde as paredes foram aproveitadas, não só para se engastar prateleiras, como também para instalar uma lareira. Não acha uma ideia sensacional, especialmente para o Inverno?

Até ao último canto da casa

A cozinha é um espaço recheado de objectos, electrodomésticos, especiarias, ingredientes, pratos, panelas e frigideiras. É uma área que só uma pessoa parece conhecer verdadeiramente: a mãe! O problema é que por vezes precisamos de sair a correr de manhã e preparar um pequeno almoço bem rápido, mas na hora de pegar nas coisas de que precisamos alguém tem que vir em nosso auxílio porque, de repente, tudo se torna tão confuso! A pensar nisso, Mater & Mobil propõe uma solução simples, eficaz e funcional que resolve o problema e ainda nos oferece espaço extra para armazenamento. Um conceito de maximização de espaço que consiste em aproveitar tudo até ao último canto da casa. Moderno e funcional, perfeito para a sua cozinha. 

Achou úteis as dicas que lhe deixamos aqui? Lembra-se de mais alguma para acrescentar? Deixe as suas respostas nos comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!