Antes e depois: a recuperação de uma casa na Toscana

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Suvereto é uma pitoresca cidade localizada na província de Livorno, na Toscana. É neste local que se encontra situada uma antiga moradia à qual foi devolvido um novo encanto graças a um surpreendente trabalho de recuperação. Como terá oportunidade de ver, o edifício está envolvido numa paisagem encantadora onde encontramos uma miríade de pomares e árvores majestosas.

A casa desenvolve-se em dois andares, com uma área total de 450m². Depois de muitas décadas de vida e de ter passado de mão em mão por três gerações, a estrutura carecia de uma intervenção. O estúdio MC2 Architettura foi o responsável por esta reabilitação cujo principal propósito era o de melhorar a casa em termos funcionais e energéticos e harmonizar a fachada em relação aos espaços interiores. 

O projecto final trouxe a casa ao presente, sem que, por isso, se perdesse a sua essência saudosista.

Antes: a antiga casa de fazenda

Era este o estado do edifício antes da remodelação. Nas paredes, era notório o peso dos anos. A cor estava esbatida e eram evidentes as rachaduras e manchas de humidade. Também as janelas e portas precisavam de ser substituídas. Nota-se, aliás, a existência de obras inacabadas. 

O interior tinha sido negligenciado ao longo dos anos, tornando o edifício quase inabitável. O potencial da moradia era, no entanto, alto. 

Como terá sido a casa transformada? Vamos ver.

Depois: uma fazenda moderna

Parece que estamos perante uma outra casa. Mas não. É a mesma. Durante o trabalho de recuperação, demoliu-se parte da extensão do piso térreo que remonta à década de setenta, ampliando a casa em altura através da adição de um terraço na parte superior. Com esta operação, tentou-se harmonizar o exterior do edifício que agora surge num único volume compacto. As paredes, agora com um acabamento liso e em branco, têm um aspecto mais moderno e luminoso.

Antes: o terraço

O grande terraço, antes da intervenção, não mais era do que um espaço pouco cuidado e até isolado em relação ao resto da casa. Com esta paisagem, urgia reabilitá-lo. Ainda que bem localizado, a falta de qualquer tipo de protecção deixava-o inutilizável independentemente da estação do ano. O material das guardas e do chão teve que ser completamente substituído.

Depois: o terraço

O novo projecto redefiniu completamente o primeiro andar e com ele toda a arquitectura da casa. O terraço, uma área não utilizada antes da reforma, tornou-se agora num elemento central do projecto. Repare no recurso à madeira para a zona do terraço e para a caixilharia. Este material torna a fachada, outrora fria e com um ar inóspito, mais calorosa e convidativa.

Depois: a construção em madeira

A construção em madeira com painéis X-Lam é protegida por um sombreamento em larice – também conhecido por lariço – maciço que completa o desenho do edifício conferindo-lhe equilíbrio e proporcionalidade. A leveza desta solução contrasta com a presença forte e sólida da pedra e do tijolo, deixando uma abertura para a paisagem.

Depois: a zona de estar

Um problema já por nós atrás evidenciado era a ausência quase total de uma ligação entre o interior e o exterior. A intervenção foi importante nesse sentido. Há, agora, um permanente diálogo entre o interior da casa e o terraço e, por consequência, uma entrada generosa de luz natural. A elegante sala de estar pode ser totalmente aberta para o exterior através das portas de correr.

Depois: o interior

Os interiores caracterizam-se por tectos altos e espaços fluidos. A madeira clara e laminada do piso e as vigas harmonizam-se com a rusticidade do contexto que a casa integra. O que antes era um terraço é agora apenas uma memória antiga.

Depois: intervenções de isolamento

As intervenções para a melhoria da eficiência energética centraram-se na estrutura do sótão. Nas fachadas foi colocado um revestimento com isolamento térmico. O sistema de aquecimento central inclui uma caldeira de condensação combinada com um sistema de energia solar para a produção de água quente.

Gostou deste projecto de antes e depois? Deixe-nos a sua opinião e diga-nos qual a sua divisão preferida!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!