Projectar um closet no seu quarto em 6 etapas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando temos um quarto um tanto ou quanto pequeno e desejamos incluir-lhe um closet devemos perceber em que espaço o vamos colocar e como o vamos construir. Precisamos, por isso, de imaginação para nos adaptarmos à área que temos disponível e criarmos algo que realmente funcione, ou seja, um closet para um quarto que, não sendo grande, e tem potencial.

Os closets são uma área com uma dimensão variável onde é possível organizarmos a nossa roupa, sapatos e acessórios, mantendo-os num espaço independente do quarto. Neste artigo, vamos analisar as etapas que precisamos para criar um espaço funcional e assim orientá-lo sobre como fazer um closet no seu quarto.

Determinar o tamanho do closet

Para construir um closet existem algumas dimensões básicas de que precisamos obrigatoriamente e que vão depender da largura das roupas que pretendemos pendurar. Será esta largura, geralmente de 60cm, a definir a profundidade da zona do armário destinada aos cabides. Para além desta dimensão, devemos contar ainda com o espaço de circulação que deve ter o dobro da profundidade do armário – cerca de 1.20cm – permitindo assim que uma movimentação sem constrangimentos. Já o comprimento do closet ficará definido de acordo com área do próprio quarto. Portanto, temos um espaço de 1.80m de largura e de comprimento variável de acordo com o quarto. Assim se determinará o tamanho do closet.

Escolha dos materiais

Os materiais utilizados dependem da área que se destina ao closet. Pode ser madeira, se tivermos um espaço que nos permita fazer as divisões nesse material, mas pode, por outro lado, ser um material mais leve e fino que permita multiplicar o espaço e acrescentar-lhe alguns centímetros, tornando-o mais funcional e confortável para uma área pequena. Como podemos ver neste projecto da empresa Elfa Deutschland, para arrumar a roupa existem várias hipóteses em termos materiais, sendo que as prateleiras e os módulos de gavetas de rede metálica ou plástico são muito utilizadas nos closets modulares e, por isso, mais acessíveis e fáceis de encontrar à venda em lojas especializadas. No mercado, existe um vasto leque de opções disponíveis que pode escolher de acordo com as suas necessidades e orçamento. Há empresas que fazem os closets por medida, mas deve ter sempre em conta que, o material escolhido será um dos elementos que mais vai contribuir para o preço final do projecto.

Organizar o espaço

Apartamento na Av. Roma: Closets modernos por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

O espaço de um closet é dividido em áreas para pendurar roupa, que podem ocupar toda a altura se forem para vestidos ou casacos longos, ou apenas metade desta, no caso de serem utilizados para camisas, camisolas ou calças dobradas. Além deste espaço, existem ainda as gavetas ou prateleiras para roupa dobrada e interior, que devem estar em zonas mais baixas por se tratarem de peças pequenas e para que mais facilmente se encontre o que lá está guardado. Devemos ainda ter em conta o espaço para as prateleiras ou sapateiras que habitualmente ficam colocadas na parte inferior do closet, assim como a zona para guardar malas, colocada na parte superior do mesmo.

O espaço organizado de forma inteligente renderá de tal forma que será possível guardar mais coisas do que aquelas que tínhamos inicialmente previsto.

Projectar a iluminação

Vestiário  por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

„Warme Farben unterstreichen meine Persönlichkeit. Das gilt auch in meinem Zuhause.“

Elfa Deutschland GmbH

iluminação deve ser projectada de forma a que seja possível encontrar tudo o que temos guardado no closet, desde o que está pendurado até ao que está dobrado e colocado em prateleiras e gavetas. Deve, então, estar bem localizada de forma a que quando se vai buscar uma peça não se projecte sombras escurecendo o resto do espaço. A forma mais eficaz e funcional de colocação das luzes é no tecto ou zona mais alta do closet. Deve ainda tentar utilizar um tipo de luz que não gere calor para que o espaço se mantenha arejado e agradável.

Utilizar diferentes acessórios

A forma de desenvolver o projecto de um closet depende do espaço disponível para o fazer. Quando o espaço é mais pequeno e apertado devemos utilizá-lo e aproveitá-lo em profundidade de modo a maximizá-lo ao máximo. Uma boa solução para isso passa pela colocação de ganchos extensíveis que, quando puxados, nos mostram toda a roupa que está pendurada e quando recolhidos se fecham como uma gaveta. Através deste sistema, multiplicamos o espaço de arrumos e aumentamos o espaço de circulação significativamente.

Utilizar caixas

As caixas de diferentes tamanhos, cores, texturas e formas são, hoje em dia, uma ajuda preciosa na manutenção da ordem dos objectos que necessitamos de guardar. Nestas caixas, podemos guardar roupa interior, lenços, chapéus e até objectos mais pequenos como relógios, colares ou outras jóias.

As caixas transparentes para guardar sapatos são também muito populares e ajudam a mantê-los ordenados e prontos a usar, permitindo ainda que se mantenham sempre limpos e fáceis de localizar.

O que achou das dicas que lhe deixámos? Gostaria de ter um closet no seu quarto? Como vê, tudo é possível com uma organização muito estratégica! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!