Como encontrar a mesa de centro perfeita

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Poder-se-ia pensar que a mesa de centro é só uma pequena peça de mobiliário… que não será assim tão importante a sua escolha… Mas não! Viemos contrariar esta ideia. Já sabe, para nós aqui na homify, todos os lugares são especiais e merecedores de cuidado e atenção, bem como todos os móveis que compõem a nossa habitação, por mais pequeno que possa ser, se ele existe é porque deve ser bem ponderado.

Na hora de comprar uma mesa de centro devemos ter cuidado com alguns pormenores, diríamos mais, que se faça sete perguntas muito pertinentes, as mesmas que iremos colocar e responder, através de dicas e de imagens, ao longo de todo este artigo. 

As mesas de centro são o elo de ligação entre o sofá e a televisão, há um correspondência entre estes elementos, que devem interligar-se e falar a mesma linguagem. Além disso, a mesa de centro é o item que faz falta para deixar aquela taça de chá ou para colocar algumas peças decorativas, que enriquecem toda a decoração da sala. Por isso, não a deixemos aquém e preocupemo-nos com ela, já que ela alberga o coração da nossa sala!

Ela é o apoio neste artigo, siga!

Que altura?

A mesa de centro nunca poderá ser muito alta, cortará a visão da televisão ou do panorama, deve ter sempre em atenção as dimensões do sofá, não queremos ter o queixo colocado à mesma, pois não? Idealmente uma mesa de centro tem entre trinta ou cinquenta centímetros, dependente do sofá e o que pretende fazer com a mesa, se quer por exemplo usá-la também como mesa de refeições rápidas, numa noite de muito cansaço, onde só apetece relaxar no sofá e não descolar de lá. 

Uma mesa que corresponde a esse tamanho deixa o ambiente mais amplo visualmente. Se acha que a sua mesa poderia ter uns centímetros a menos, pode sempre optar por cortar um pouco os pés, você ou um profissional, para maior rigor. Assim, não tem necessidade de comprar uma nova mesa.

Uma mesa maior enquadra-se-á num estilo mais antigo, dos meados do século. Se optar por uma mesa muito baixa, praticamente ao nível do solo, neste caso deverá ter cuidado com o seu contorno, para não ser um perigo iminente para si, bem como para todas as pessoas que podem passar por lá. 

Quanto espaço entre o sofá?

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Casa  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

A questão é sempre esta… mas afinal quanto espaço devo deixar entre o sofá e a mesa de centro? É claro que é algo que facilmente trocamos até encontrar o tamanho perfeito, mas se soubermos aproximadamente quanto, melhor será, para que possa ajustar a sua mesa na sua sala. Tem de existir passagem para andar à volta e não dar pontapés na mesa, cada vez que se senta no sofá, certo? 

O ideal será de deixar por volta de sessenta centímetros de distância entre qualquer móvel e a mesa de centro, pois tem de existir um espaço mínimo para a circulação entre ela e as demais peças. É claro que não é uma regra matemática, apenas um média para que tenha uma noção, pois dependerá sempre do tamanho da sua sala e do espaço que pode 'roubar'. Se a sua sala for pequena, aí não poderá escolher uma mesa muito grande, sendo por isso ideal medir o espaço e a área disponível antes de comprar os móveis, para que tudo seja correspondente (espaço, tamanho e realidade).

Que espaço para arrumar?

Sala de estar  por homify
homify

Beistelltisch KALUSTO von poimia kukkia

homify

É claro que uma mesa com muitas arrumações poderá ser mais que útil, mas poderá também tornar-se rapidamente uma grande confusão, a mesa da sala de centro não é um espaço para arrumar, propriamente dito, não é o aparador ou a vitrina da sala. É que se começar a acumular, loiças, jornais, revistas, peças de decoração, tais como flores ou velas, rapidamente tornar-se-á uma grande confusão. Esta é uma mesa de apoio, algumas decorações, mas pouco mais, a menos que tiver uma opção, tal como este exemplo, dos designers Poimia Kukkia para manter o caos controlado ou para distribuir, pelo menos. 

Veja qual é o essencial a ter neste móvel de apoio, mais será menos, não o desprover de decorações, mas também não o atulhar, encontrar o equilíbrio e claro arrumar o que deixamos por lá, como o jornal do dia ou a taça de café. 

Que funções?

Sala de estar  por Design Within Reach Mexico
Design Within Reach Mexico

​Skagen Coffee & Nesting Tables

Design Within Reach Mexico

A mesa de centro é dos móveis mais versáteis que podemos ter, é decorativa, apoia e ajuda ainda, a delimitar o espaço da sala

Se gosta de efetuar refeições no sofá, escolha um modelo de mesa com tampo removível, que serve de bandeja, é uma maneira prática, eficaz e bastante confortável. Se no entanto, quiser que a sua mesa seja a peça decorativa, então só terá de lhe acrescentar uns quantos acessórios para a personalizar e a trazer perfeitamente ao ambiente da sua sala. 

A mesa de centro serve ainda, de suporte para um chá das cinco entre amigos e familiares, para poisar por lá uns biscoitos, um café ou um chá.

Uma peça de mobiliário tão funcional como bonita!

Que forma?

A forma da mesa irá caracterizar a sensação de espaço, há uma pequena regra para seguirmos, se a área disponível entre os sofás e os restantes móveis da sua sala tiver um formato quadrado, então escolha mesas quadradas ou redondas. Caso contrário, se for mais retangular, a mesa de centro deverá ser comprida ou oval. As mesas de centro retangular funcionam bem com sofás compridos. 

O que é certo é que a forma também tem a sua importância, junto com o tamanho, pois então poderá acontecer situações caricatas, como aquela do cinema, na hora de se levantar alguém, todos se devem levantar para deixar passar, está a ver o filme?

Se não dispuser de muito espaço poderá optar por agrupar umas poltronas, criando assim uma grande mesa de café amovível. 

Que cor?

Sala de estar  por 99chairs
99chairs

Wohnen Skandinavian

99chairs

A cor… Que cor é a sua sala? Se tiver tons mais neutros, pode sempre optar por dar o toque de cor, mais viva e vibrante através deste pequeno elemento, que irá sobressair em toda a decoração da sua sala. Mas é claro que a cor dependerá do seu gosto pessoal e do material que escolher…  

Que material?

Vinil Decorativo: Sala de estar  por Formafantasia
Formafantasia

Vinil Decorativo

Formafantasia

Existe uma grande oferta no mercado, quer de cor, de forma ou ainda de material, poderá ser vidro, madeira, metal, de tecido ou de plástico. Tenha em atenção também o acabamento da mesma, como a manutenção que poderá requerer. 

As mesas de vidro, deixam o chão sobressair, o cômodo fica mais limpo e arejado. A sua transparência será então ideal para uma sala de estar pequena. Enquanto que as madeiras claras combinam com o um look mais escandinavo. 

Por outro lado, as mesas de centro de metal trazem maior elegância ao espaço, e quando são altamente polidas refletem mais a luz do dia. Além de serem fáceis de manutenção.

As mesas em tecido, estas conferem delicadeza ao ambiente, ideais para ambientes mais clássicos ou ainda modernos, no caso de escolher puffs. Servem ainda de assentos extras!

Depois das dicas deste artigo, descubra modelos encantadores de mesas de centro, através deste livro de ideias!

Terá em conta as nossas dicas para escolher a sua mesa de centro? Deixe a sua opinião nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!