Casa AA_7: Salas de estar modernas por XYZ Arquitectos Associados

Moradia com piscina maravilhosa

mc mc
Loading admin actions …

É daquelas pessoas que sempre sonhou em ter uma casa com piscina?

Pois bem, hoje mostramos-lhe um belíssimo exemplo disso, com uma piscina bastante original! O projecto é da autoria da equipa portuense XYZ que conta já com um vasto leque de projectos, nas mais diversas áreas, mas especialmente em habitação unifamiliar. Foi já há 8 anos, que o atelier terminou um dos tantos projectos em Vila Nova de Gaia. A casa AA, como assim lhe chamaram, é perfeita para uma família numerosa!

Ficou curioso e quer conhecer mais deste fantástico projecto? Venha connosco!

Piscina sem fim

E porque cada projecto é único, desta vez mostramos em primeiro lugar a piscina que lhe falamos! Envolta por um ambiente contemporâneo, de linhas simples e ortogonais, a piscina é que dá a cara neste projecto! A casa, caracteriza-se pelo uso da pedra enquanto revestimento principal, em harmonia com elementos em madeira. Os vãos e vazios mais relevantes da moradia, são assim enfatizados por esta transição de materiais.

Harmonia entre materiais

Nesta foto, conseguimos observar o excelente controlo de materialidade. Um desenho bastante bonito onde a harmonia entre elementos, volumes e relação entre eles foi bastante bem conseguida. Em primeiro plano, uma piscina que aparenta ser tradicional, revestida a pastilha de cor azul mas com um toque especial. 

Num outro plano, vemos a excelente relação que esta piscina tem com os restantes espaços: à mesma cota, um deck em madeira faz a transição entre o espaço interior e  exterior. Os vãos, em caixilharia de alumínio de cor neutra, vão também eles envoltos por madeira.

Num outro plano, a uma cota inferior, percebemos da forte ligação visual que se obtém desta vista, junto ao fim da piscina. Conseguimos assim ver o piso inferior da moradia, que também ele, segue a lógica apresentada no piso superior – usando a madeira, como material de transição para o exterior.

Ambientes quentes

Se estivermos atentos ao detalhes, conseguimos facilmente entender a lógica da escolha de materiais, em função dos diferentes espaços ao redor da moradia. Uma outra particularidade bastante interessante, é o uso mais intensificado de determinados materiais, consoante o ambiente pretendido. Se por um lado, temos fachadas e vistas mais imponentes e sóbrias pelo domínio da pedra, por outro temos zonas mais quentes e acolhedoras, pelo uso maioritário da madeira. 

Nesta fotografia, este detalhe é bastante evidente, repare como o uso da madeira domina a cena, através de diferentes aplicações, quer nos pavimentos, quer nas paredes.

Sobriedade na fachada

Aqui está! É ou não é um ambiente completamente diferente? Ao percorrermos a casa de todos os lados, torna-se clara a distinção entre espaços e ambientes. Continuamos em marcha-a-trás, e nesta imagem mostramos-lhe a entrada principal! Aqui podemos ver que a pedra foi eleita como material principal, envolvendo a volumetria por inteiro.

Decks em Madeira

E porque uma moradia não se faz só de fachadas, vamos agora para o interior! Está a gostar do resultado? Continue a ler, e perceba como um projecto destes pode levar uma determinada lógica, do início ao fim! Já lhe demos a entender a lógica do uso da madeira, enquanto material que faz as transições principais para o exterior. Nesta fotografia, percebe-se a relação directa entre cotas: um espaço no piso inferior com acesso privilegiado à piscina, através de degraus em madeiras, que arrancam de um deck no mesmo material.

Materiais complementares

Não foi apenas o exterior da moradia que seguiu um pensamento lógico, bastante claro e explicito. Todos os espaços interiores seguem o mesmo pensamento. 
A madeira continua presente no interior, desta vez em tons diferentes. Uma madeira mais clara, define com clareza o plano horizontal do pavimento. Ao mesmo tempo, uma outra madeira mais escura e sóbria, convive com os restantes planos verticais, pintados a branco.

Escadas originais

Mais uma vez, percebemos facilmente que a equipa de arquitectos optou sempre, por uma linguagem simples mas sofisticada. Ainda assim, conseguiu um desenho belíssimo na introdução de elementos mais originais. Lá fora, a piscina e cá dentro a escadas Repare como a escadaria foi desenhada de forma a ser o mais “transparente” possível. Em vez de constituir um elemento fechado em sí, esta escadaria contribui bastante para uma relação visual harmoniosa entre pisos, contribuindo também para uma melhor propagação da luz e consequentemente, uma excelente iluminação dos espaços.

Cozinha profissional!

E porque uma casa deste tamanho precisa de uma cozinha à altura, aqui está ela! 

A cozinha de sonho para qualquer chef de família! Espaçosa, bastante ampla e bem iluminada. A bancada em “U” aumenta a potencialidade do espaço, tornando-o bastante mais ergonómico e eficaz. 

Assim terminamos de lhe mostrar esta maravilhosa casa familiar!

Deixe a sua opinião! Seria esta, a sua casa ideal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!