As irmãs gémeas!

mc mc
Loading admin actions …

Por norma, imaginamos a nossa casa de sonho, como algo único, certo? É verdade que temos tendência em personalizar, tornar único aquilo que é nosso, e facto, tudo isto é verdade. A arquitectura acompanha naturalmente esta tendência mas existem excepções e vamos provar-lho com este próximo projecto! 
O atelier luso-angolano OW Arquitectos fundado em 2005, ficou encarregue de desenhar na bela cidade de Setúbal, uma faixa de seis casas unifamiliares em banda. O objetivo seria o de criar uma nova matriz residencial em Setúbal, embora até ao momento só estejam concluídas duas moradias. São essas mesmo que lhe vamos mostrar! Venha connosco, porque vale muito a pena!

O conceito

FACHADA PRINCIPAL: Moradias  por OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Como é habitual em projectos de moradias em banda, parte-se sempre do pressuposto da repetição. Cria-se uma espécie de modulo base, repetindo-o de forma a tirar partido desse mesmo resultado. Alcançar harmonia volumétrica entre todos os volumes não é tarefa fácil e apesar de ainda não estar completo, percebe-se facilmente a intenção da equipa de arquitectos.
O conceito geral do projecto é bastante assertivo: o bloco do conjunto é repartido através de escadas exteriores que separam fisicamente as moradias. O resultado é um deslocamento das zonas interiores, permitindo uma maior privacidade, nomeadamente no que diz respeito à propagação do ruído.

Materialidade

Assim que olhamos para as moradias, reconhecemos rapidamente os seus elementos principais: os planos horizontais são definidos numa linha contínua em betão, pintado a branco. Por sua vez, este elemento abraça os volumes que compõem o espaço interior. Estes, são revestidos a painéis metálicos pretos. 
São então estas, as duas principais materialidade do projecto. Veja agora, os detalhes por trás destas fachadas!

Logradouro

É costume diz que não podemos julgar um livro pela capa, certo? Bom, com aquelas fachadas maravilhosas, deste projecto apenas podemos esperar coisas boas por trás delas! 
Uma das principais razões porque se deve apaixonar por este projecto é precisamente o logradouro de cada uma das moradias.

Na fachada tardoz, abre-se lugar a uma belíssima piscina acessível apenas pelo interior da casa, havendo ainda espaço para um bonito jardim. Por falar em interior, vamos vê-los? Vai adorar!

Luz natural

Começamos esta visita pelo interior das moradias com uma imagem que representa na perfeição a luz ambiente dos espaços. Os grandes vãos com caixilharia em madeiras, dão aos diversos espaços uma luminosidade maravilhosa. Esta excelente iluminação natural é significativamente aumentada pela atenta escolha de materiais.

Na sua grande maioria, os espaços são pintados a branco, utilizando como material complementar a madeira: uma solução bastante utilizada em projectos contemporâneos. A conjugação entre paredes brancas e pavimentos em madeira torna-se bastante viável não só pela forte harmonia que se alcança, como pela diversidade de ambientes possíveis são utilizar os mesmos materiais com acabamentos ou tons diferentes. Veja aqui mais um projecto, onde esta opção também está bastante presente!

A cozinha

A cozinha das moradias segue a mesma lógica dos restantes espaços, sendo que ao invés de madeira, o pavimento introduz um material diferente. A famosa cerâmica, tão comum nos pavimentos das nossas cozinhas. Sendo um material bastante reflector, a luz vindo do exterior é propagada obtendo uma iluminação constante. Não deixe de reparar na parede da bancada em azulejo branco!

Aberturas originais

E porque as janelas da nossa casa não têm de ser sempre iguais, aqui temos um belíssimo exemplo de como iluminar um espaço e ainda assim ter privacidade! Repare no “rasgo” desenhado no fundo da parede. Uma solução pouco convencional, mas que resulta de forma excelente. A iluminação do espaço não deixa de ser garantida, ganha-se privacidade face ao exterior e ainda um ambiente original e de certa forma misterioso!

Filtros de Luz

Sabemos que é um leitor atento e por isso, certamente reparou nos ripados em madeira que revestem algumas zonas das moradias! Se os deixou escapar, veja aqui do que estamos a falar: alguns dos vãos, ganham uma “segunda-pele”, cobertos com portadas em ripado de madeira. Esta opção, para além de um bonito resultado estético nas fachadas, permite filtrar a luz natural nas zonas de maior incidência solar. Esta fotografia representa bem a sua função. A luz natural é controlada ao atravessar este filtro, contribuindo para um ambiente bastante mais cativante!

Escadaria sublime

Na sala comum, com acesso e vista privilegiada para a piscina, a escadaria de acesso ao piso superior é quem domina a cena. Degraus em madeira e sem espelho, desenham um elemento imponente mas sublime! O detalhe é coisa que não escapa a esta equipa de arquitectos e por isso, veja como o corrimão foi extremamente bem desenhado, indo ao encontro desta característica “transparente” da escadaria.

Luz zenital

Subimos em piso superior e algo nos chama a atenção. Mais uma abertura fora do vulgar! Veja como a luz zenital invade o espaço de circulação, transformando por completo esta zona que é bastante vezes ignorada.

Soalho de madeira

Já percebeu que a madeira representa grande parte das superfícies destas casas e por isso gostávamos que visse com atenção as próximas duas imagens. Os arquitectos vão mais além e não aplicam o mesmo material de forma igual em diferentes espaços.

Madeira clara

Se na fotografia anterior, o pavimento era em soalho de madeira corrida, num tom mais forte e intenso, outros espaços são revestidos por uma superfície de madeira contínua, mais leve e clara.

Arrumação perfeita

Porque uma casa destas é ideal para uma família numerosa, arrumação não pode faltar! O atelier não se mostra indiferente face às novas tendências e por isso lhe mostramos esta fotografia. Se antes a arrumação ficava geralmente a cargo dos clientes, aqui podemos ver que o projeto de arquitectura demonstra preocupações mais detalhadas de forma a manter a coerência em todas as divisões. Falamos do armário desenhado como parte integrante da parede.

Ripado exterior

Os ripados exteriores são ainda mais visíveis à noite! O processo que lhe explicámos há pouco é invertido à noite: a luz interior incide sobre o ripado e destacando-o ainda mais.

Ao anoitecer

FACHADA PRINCIPAL: Moradias  por OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Já é costume mostrarmos-lhe o quão bonitas ficam as fachadas à noite e estas não são excepção. Os vãos ganham vida, ao propagar a luz vinda do interior. Um projecto bastante chamativo, quer durante o dia, quer à noite.

Luz interior

A piscina

Se não conseguiu apreciar bem a piscina mostramos-lha de novo, desta vez, à noite. A iluminação da mesma, faz com que ela ganhe um enorme destaque! E é assim que terminamos o artigo de hoje! Esperamos que tenha gostado!

É esta a sua moradia de sonho? Deixe-nos a sua opinião na secção dos comentários a baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!