7 coisas importantes que precisa de saber antes de comprar uma casa

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Se está a pensar em comprar casa, esteja preparado para o caminho que tem que percorrer. Uma dica: nunca compre algo que não goste, porque a felicidade começa de dentro para fora e o seu lar deve responder aos seus amores e paixões.

Assegure-se que a localização do imóvel é a que sempre quis e sonhou, até porque comprar uma casa não se pode transportar de um lado para o outro. O arrendamento é uma coisa mais simples, já a aquisição de um imóvel não deve ser feitas de ânimo leve. 

A compra de uma casa poderá ter um grande impacto na sua vida. Por isso, certifique-se que a sua vida financeira se ajusta ao imóvel que está interessado; pergunte-se quanto tempo quer viver naquela área; avalie as despesas adicionais; informe-se sobre o mercado imobiliário da zona.

Se tem as contas feitas e os custos todos somados, só tem de ser feliz no espaço que escolheu para si!

A primeira impressão conta: a exposição

É impensável pensar que a primeira impressão não conta… Os olhos são os primeiros a apaixonar-se. São quem nos conduz e faz procurar por aquilo que tanto ansiamos. Lógico que nem todos podem ter a casa dos seus olhos, mas poderá aproximar-se, dentro dos parâmetros definidos, daquilo que tanto ambicionamos. 

No momento de comprar uma casa, uma das primeiras questões que se levanta é a localização geográfica, o número de quartos, a exposição solar. Lógico que se quer viver bem no centro da cidade, vai procurar um apartamento ou uma casa mais antiga, mas se, por outro lado, o seu sonho é ter uma casa rodeada pela Mãe Natureza, haverá a possibilidade de comprar uma casa à medida dos seus objetivos.

Razões da venda

Quando está a negociar a compra de uma casa, é importante perceber junto dos atuais proprietários quais são as razões da venda. Conhecer a vizinhança, quem frequenta à zona, se tem por perto tudo o que precisa, o estado de conservação da habitação. Estes são apenas alguns dos pontos chave que deve ter em mente no momento da aquisição.

Mudança de trabalho ou a procura de uma casa com mais quartos são duas das razões mais comuns para a venda do imóvel. É desta resposta que, por vezes, surgem excelentes oportunidades de negócio. Esteja atento ao mercado imobiliário, quem sabe se a sua oportunidade já não está à sua espera!

Estado de construção

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Não se deixe ir apenas pelo que lhe dizem. Por vezes, os problemas de construção estão camuflados. No momento da comprar uma casa, não tenha receio de fazer perguntas. O que deixa para depois, poderá trazer-lhe graves problemas e tornar-se dispendioso. 

Se o estado de construção estiver em boas condições, como tão bem exemplifica a MUDA Home Design, poderá sair-lhe mais cara a aquisição, mas também mais duradoura. No entanto, são várias as pessoas que optam por comprar casas em mau estado, para depois avançarem com as obras que consideram mais indicadas. Permitindo, por outro lado, transformar a casa no projeto que tanto ambicionam.

Eficiência e consumo de energia

Comprar uma casa na qual as questões de eficiência e de consumo de energia estão postas em prática, poderá encarecer o valor. Mais tarde, a sua 'carteira' vai agradecer a sua escolha, em detrimento de uma habitação que não é amiga do ambiente. 

Se optar por adquirir um imóvel que está pensado para ser, de alguma forma, auto-sustentável, acredite que está a dar um salto qualitativo e, mesmo, quantitativo no seu futuro. Penso que o futuro deve começar a ser construído hoje. Os bons resultados serão gratificantes, ao mesmo tempo que estará a ajudar as gerações vindouras.

Tamanho e quartos

O número de pessoas que compõem o seu agregado familiar vai ditar o número de quartos que pretende, quando necessitar de adquirir uma casa. A procura dos T1 aumenta quando vive sozinho ou acompanhado apenas por mais uma pessoa. Ideal para casais em início de vida.

Lógico que se tiver uma família grande, o tamanho da casa também terá que ser maior. O tamanho e o número de quartos são fatores decisivos no momento de comprar uma casa. Decorá-los será bem mais fácil se seguir as dicas e conselhos dos profissionais da homify. Navega nesta página de Intenet que tantas alegrias lhe dá diariamente.

Custos

Corredores e halls de entrada  por THK Construcciones
THK Construcciones

Rehabilitación de vivienda unifamiliar en la Costa Brava

THK Construcciones

Os custos de uma habitação aumentam consoante o que esta tem para oferecer. A localização só por si é já um custo, a não ser que tenha a sorte de encontrar um excelente negócio. Os materiais usados, o estado de construção, a eficiência energética são razões mais do que suficientes para aumentar o valor da compra da casa.

Tenha noção dos custos de mercado imobiliário. Faça também um levantamento e estudo de habitações idênticas e do valor que está a ser pedido. São 'armas' que poderá ter do seu lado no momento de negociar o valor da compra da casa. 

Despesas adicionais

Além da compra da casa, não se esqueça de incluir no bola das despesas o valor da escritura e de outras questões burocráticas, para que depois no momento de fazer contas não aconteçam surpresas. Sente-se, pense e, só depois, avance. É preciso ter certezas, porque comprar uma casa não é a mesma coisa que ir ao supermercado.

Se a casa tiver piscina, aquecimento, por exemplo, terá despesas adicionais. Certifique-se junto dos atuais proprietários dos valores que estão envolvidos. Ser proprietário implica também estar sujeito a uma tributação especial e um dos encargos a suportar é o IMI, que é definido pela Câmara Municipal local. Com as contas feitas, e sem surpresas, será muito melhor viver a sua nova casa. E de preferência que seja a casa dos seus sonhos.

Qual a questão que mais o preocupa no momento de adquirir uma casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!