O que deve saber antes de comprar TV em 2016

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Sabia que a palavra televisão é a junção da língua grega e latina? Tele - do grego, que significa distante e visão, vem do latim - visione. É curioso, não é verdade? Estamos sempre a aprender!

A televisão é nesta era um objeto electrónico que dificilmente dispensaríamos na nossa vida, a tv torna-se indispensável no nosso dia-a-dia, é um facto. É a companhia de muita gente, é a fonte de informação permanente, é o relaxe e abstração para todos nós, sentados ou deitados confortavelmente no nosso sofá. Seja a ver uma série, um filme ou uma novela, cada um terá o seu fetiche e o programa que preferirá seguir. A televisão oferece uma panóplia de escolhas, se outrora, pouco havia a escolher e apenas um canal transmitia, hoje falamos em zapping, muda-se e saltita-se de programas até encontrar o eleito.

Se no passado, as televisões eram enormes e pouco escolha havia no mercado, hoje, é o oposto. As televisões são cada vez mais finas, a qualidade da imagem é perfeita e tão nítida, que nos parece tão real. Existe uma grande seleção, desde de tamanhos, estilos, modelos, preços… a oferta é imensa! A nossa casa é até apetrechada com mais de uma televisão em muitos casos, existe no quarto, na sala, na cozinha… Ela está por toda a parte. Por isso, é um item que procuramos comprar e melhorar, muitas vezes não esperamos que ela esteja avariada para a trocar, mudamos simplesmente porque sim! Queremos melhor, mais hi-tech, perfeita… A televisão é a peça electrónica que gostamos de exibir na nossa sala. É o seu caso? Diga-nos a verdade… Gosta de ter uma televisão Xpto e surpreender toda a gente, certo? 

2016, o tempo passa e os avanços tecnológicos, estão cada vez mais ao rubro, se pensávamos que nada haveria a mudar, estávamos enganados, tudo há para inventar, aperfeiçoar e mudar. As televisões, estas também não perdem o cuidado por parte dos cientistas e técnicos. Está cada melhor e em 2016, há novidades que não vamos querer perder, nem por nada! Não perca o filme de hoje, é super atrativo!!

As diferenças tecnológicas de T.V.

PRIVATE VILLA - MANDARIN ORIENTAL RESORT, TURKEY: Varanda, marquise e terraço  por GlammFire
GlammFire

PRIVATE VILLA – MANDARIN ORIENTAL RESORT, TURKEY

GlammFire

Hoje em dia existe uma grande oferta no mercado, no que toca às televisões, tantas diferenças, que na hora de comprar poderemos nos sentir desamparados, procuramos ajuda a um técnico, mas mesmo assim gostaríamos de perceber as diferenças de uma para a outra. Até para termos a nossa própria opinião na hora de comprar e não nos deixarmos levar apenas pela ideia do vendedor. A verdade é que o crescimento e o desenvolvimento das televisões trouxe consigo um novo dicionário de expressões e termos, sobre a tecnologia utilizada, estabelecendo alguns parâmetros e diferenças entre os produtos.

Existe diferença de tamanhos, de modelos, de qualidade de imagem (número de polegadas), de tipo (plasma, 3D, LCD, LED, OLED, 4K… ). Vejamos o que cada um destas nomenclaturas significam e quais as diferenças entre elas…  

As especificações publicadas: o que elas significam

É isso existem tantas siglas, tantas especificidades que poderemos nos sentir meio perdidos na hora de comprar a nossa televisão e convém percebemos, um pouco pelo menos o que cada um destes nomes pomposos significam. 

O plasma – é usado a mesma tecnologia das lâmpadas fluorescentes, mas ajustada para as TV's. As telas de plasma foram consideradas as melhores do mercado, até os modelos LED aparecerem… É uma tecnologia mais antiga, dentro da onda das televisões finas e de alta resolução. 

3D – sabemos um pouco sobre este termo, devido aos filmes do cinema em três dimensões, como o famoso filme Avatar. Esta tecnologia saltou também para as televisões, onde existe sempre a opção de ver em 3D ou não. 

LCD - nestas televisões é usado o cristal líquido, a sua tecnologia é a semelhante à dos monitores de computador, mas aperfeiçoada para dar maior contraste, brilho e uma maior taxa de atualização das imagens. É uma boa opção para quartos e salas e ambientes claros, já que esse tipo de ecrã não recebe muito reflexo.

LED – que significa Light Emitting Diode, é uma tecnologia ainda recente, consiste basicamente num ecrã LCD  convencional, mas iluminada atrás por LED's. Tem uma boa qualidade de imagem e menor consumo de energia, mas são geralmente mais caras. Têm ainda, uma reprodução de imagens em Full HD.

OLED – as televisões OLED's não necessitam de luz na parte de trás, emitem luz própria. Sendo assim possível serem mais finas ainda, mais leves e com uma qualidade inquestionável. Estão ainda a entrar no mercado, é bastante inovador e recente… em 2016 já sabe, irá ouvir falar de televisões OLED!

4K – é a televisão super futurista mas que pertence ao presente…  

4K não é o futuro mas o presente!

Podium Sideboard: Sala de estar  por Maami Home
Maami Home

Podium Sideboard

Maami Home

Televisões 4K, é o nome que tem de memorizar. É aquele que vamos ouvir falar neste ano de 2016. Vai-nos deixar a todos boquiabertos, com o grande desejo de a termos na nossa casa. 

Em 2003, foi patenteada por uma famosa marca, mas até afinar todos os pormenores tencológicos e científicos demora o seu tempo, são precisas imensas experiências. Este termo, 4K, diz respeito à densidade total de pixels da ordem de 4 vezes, 8,3 megapixels, 3840×2160 pixels, a do padrão Full HD, 2,1 megapixels. Esta resolução pode até ter superado o limite do olho humano, segundo o médico oftamologista Paulo Schor, pois é uma das duas resoluções de televisão de ultra-alta definição.

A grande desvantagem desta televisão é sem dúvida o seu valor, que é ainda bastante elevado, mas já sabe é uma questão de tempo e de mais concorrência no mercado tecnológico. 

Maior é melhor

Salas de multimédia  por homify

Se falarmos da televisão da nossa sala de estar, é verdade que quanto maior ela for, melhor será, isto sempre de acordo com o tamanho dessa divisão. Devemos ser coerentes, não vamos comprar a televisão maior da loja, para uma sala pequena, deverá ser proporcional, é uma questão estética, mas também de conforto para si, pois precisamos de espaço entre o sofá  e a televisão, caso contrário podemos ficar com dores de cabeça.

Escolha a televisão maior que puder sempre de acordo com o tamanho da sua sala ou quarto. É sempre mais agradável ver nitidamente o filme e as legendas…

Recursos extras

Move tv table: Sala de estar  por Temahome
Temahome

Move tv table

Temahome

Quando compramos uma televisão gostamos de apetrechá-la com recursos extras para que possa ficar no top dos top. Desde cabos, como o famoso HDMI, para transmitir sistemas digitais ou o cabo de vídeo componentes, para dividir o sinal de vídeo em três sinais. 

Pode também acrescentar à sua televisão um leitor de DVD, uma box ou uma antena parabólica, para ter acesso a mais canais, um sistema de som, para criar um cenário perfeito de cinema ou ainda uma consola de jogos, que hoje em dia tem imensas funções e grande qualidade. 

Recursos extras, é certo, mas que valorizam ainda mais aquela zona de t.v. em sua casa. Fica qualquer coisa para além de fantástico!

Preço

Os preços serão muito variáveis… depende sempre se procura o último grito da televisão, como uma OLED ou 4K ou se preferir investir num tecnologia anterior, como uma tv LED, que são bastante boas, mas onde de facto, existe maior concorrência e oferta no mercado, por isso os preços serão mais em conta. Tudo dependerá daquilo que pode e que quer investir para a televisão da sua casa. Já sabe rapidamente as tecnologias são ultrapassadas por outras, o que temos de novo em 2016, não o será em 2017. 

Mas apesar dos preços variarem muito, temos a certeza que hoje em dia, as televisões são muito mais acessíveis que no passado.

Está a pensar comprar uma televisão em 2016? Os nossos conselhos ajudaram-no? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!