Cozinhas com uma elegância campestre

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Tradicionalmente conhecida pelo seu carácter social, a cozinha é o lugar onde nos reunimos com amigos ou membros da família, para que possamos fazer algo que amamos: comer! Actualmente, são as cores e os materiais que transformam estes espaços  da nossa habitação e perante uma grande variedade de revestimentos, podemos decorar os nossos espaços com estilo e elegância, usando tintas, madeiras, plástico, cerâmicos e até vinil. Hoje falamos-lhe das cozinhas rústicas e dos seus típicos elementos que a compõe! Olhando para as diferentes superfícies da sua cozinha, certamente já pensou em pequenas coisas que podiam melhorar o seu espaço: mesas, cadeiras, estantes, entre outros. No entanto, o equilíbrio estético numa cozinha rústica é importante, e poderá ser mais arrojado com o uso da cor, da iluminação, etc. Independentemente da sua escolha, certifique-se que vai ao encontro das melhores opções para a sua cozinha rústica!

Apresentamos algumas ideias sugestivas, que irão certamente ajudá-lo a atravessar todo o processo de decorar a sua cozinha rústica, acrescentando um pouco mais de carácter e inspiração em sua casa!

Cores suaves e materiais locais

A escolha de cores e materiais para uma cozinha rústica é um dos aspectos a ter muito em conta! A madeira, por exemplo, para este tipo de cozinhas é muito popular e o seu uso está associado à cultura do norte da Europa. A sua textura e cor dão-lhe um aspecto quente, natural e muito acolhedor, o que se encaixa perfeitamente com o design contemporâneo e os restantes elementos. Se optarmos por um piso de madeira, sabemos que poderá ser muito caro, mas a sua durabilidade e resistência acabam por compensar. As marcas deixadas pela passagem do tempo não estragam a madeira, mas darão mais corpo e personalidade.

Personalizar o interior

Casa em Corte Gafo, Mértola: Cozinhas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Casa em Corte Gafo, Mértola

Estúdio Urbano Arquitectos

Numa cozinha rústica existem elementos que ocupam o seu espaço e dão-lhe um enorme carácter, neste caso, associado à imagem do folclore e da cultura de uma determinada região. Neste caso, a cor branca nas paredes e a estante para pratos, traz um toque especial na cozinha. Estes elementos combinam na perfeição e criam um espaço visualmente limpo, agradável e pessoal.  Para pintar um espaço como este, o branco facilita a sua tarefa  e melhora qualquer detalhe decorativo, sendo também mais fácil de combinar com diferentes estilos .

Cozinhas no exterior

Assim como o interior de uma casa, poderemos retirar muita inspiração para uma cozinha rústica no exterior, aproveitando as tradicionais construções em madeira. De acordo com a paisagem circundante e com a nossa casa, devemos escolher os materiais e as formas mais adequadas para o nosso caso.  Esta estrutura de madeira velha e mal tratada visualmente, possuí peças únicas com menos de 8 metros de comprimento. O resultado final do trabalho é um alpendre rústico, com um tanto cenário italiano-romântico, uma imagem deliciosa completada por plantas trepadeiras e lanternas emoldurados pelo espectáculo de treliças de madeira.

Pavimentos coloridos e trabalhados

O pavimento desta cozinha rústica transforma-se com um padrão arrojado e criativo do pavimento. Os azulejos, ladrilhos e mosaicos são materiais muito usados neste tipo de espaços e que simbolizam o trabalho e o virtuosismo do artesão. 

Detalhes que nos fascinam

Uma boa cozinha rústica procura um espaço para os seus pequenos e preciosos detalhes, que fazem toda a diferença na estética do interior. Como podemos ver na imagem, tanto o material da parede como os pequenos objectos expostos sobre a prateleira em madeira, exaltam uma imagem tipicamente rústica, agradável e equilibrada.  Esse cantinho da sua cozinha, direccionada para uma decoração tradicional e pessoal, torna-se assim um lugar que vai para além das refeições do dia, mas passa por se assemelhar a um ''museu'' de memórias e colecções.

A garrafeira que não pode faltar!

Por fim, o que seria da cozinha rústica sem o seu espaço para as garrafas e petiscos? As garrafeiras podem ser grandes ou pequenas, rectangulares ou circulares, elegantes… todas cabem na cozinha!  Estes espaços também podem atender a todos os gostos, orçamentos e paladares. E, para não esquecer, todos os vinhos: brancos, verdes, tintos!

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!