Contraste e beleza numa habitação

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Como já deve ter reparado, a Homify 360º opta, sobretudo, por lhe apresentar projetos portugueses. A verdade é que a arquitetura portuguesa é marcada por uma atitude e linhas de desenho únicas que nos deixam especialmente orgulhosos. No entanto, o acompanhamento do panorama internacional da arquitetura é fundamental permitindo-nos identificar as características que diferenciam o nosso trabalho.

É neste sentido de lhe dar também a conhecer alguns projetos internacionais que escolhemos um projeto francês absolutamente excepcional para lhe apresentar hoje. Situado no território Este de frança, próximo da fronteira com Itália, trazemos-lhe a transformação de uma habitação com mais de sessenta anos de história, numa moradia contemporânea.

O atelier responsável pela intervenção, é conhecido por LAUTREFRABIQUE Architectes e foi fundado em 2001 sobre a liderança do arquitecto Jean-Pascal Crouzet. Com vários projetos internacionais, o atelier destaca-se pela sua equipa multidisciplinar capaz de dar resposta a uma grande variedade de desafios através de soluções inovadoras.

Lugar e programa

Casas modernas por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

Situada na comuna francesa de Saint-Hilaire-du-Rosier, pertencente ao departamento de Isère do sudeste francês, a habitação encontrava-se abandonada à vários anos, dando origem ao elevado estado de degradação em que se encontrava a construção. O espaço com três pisos, encontra-se no centro da vila, junto a uma importante via que liga Grenoble a Valence.

A propriedade pertence a um casal jovem que ,após ter procurado por mais de um ano, um lugar para construir uma casa contemporânea, optou por transformar esta moradia herdada de uma familiar falecido. Deste modo, o casal pretendia, acima de tudo, libertar a habitação da excessiva compartimentação, abrindo-a corajosamente ao exterior.

Intervenção

Casas modernas por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

Sendo que a construção se abria para um pátio junto á fachada posterior, os arquitetos optaram por desenvolver muito poucas alterações na fachada principal transformando totalmente a rua relação com o exterior no lado oposto. As ampliações provenientes dos anos quarenta foram totalmente demolidas, procedendo-se novamente ao alinhamento com o edificado que envolve a habitação. A fachada posterior foi altamente modificada, que graças à serenidade do afastamento das ruas, permitiu iluminar abundantemente os espaços sem criar poluição sonora ou diminuir o grau de privacidade das divisões.

Interior

Salas de jantar modernas por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

No interior, as áreas organizam-se em torno de um espaço central que com o seu duplo pé direito proporciona uma atmosfera ampla e luminosa à casa. Esta zona é acompanhada de umas escadas de desenho minimalista que garantem a circulação vertical na habitação.

Piso térreo

Cozinhas modernas por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

O piso térreo integra todas as áreas sociais da habitação. Pressupondo um menor grau de intimidade, as divisões organizam-se em planta aberta proporcionando um entendimento do espaço mais informal. A redução do número de paredes que atravessa o piso acabou por otimizar a sensação de iluminação. 

Pisos superiores

Salas de estar modernas por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

O primeiro piso é acompanhado de uma mezzanine que estabelece um diálogo constante entre a zona de quartos e o piso inferior. O quarto principal é acompanhado de uma grande casa de banho e de um quarto de vestir. Foi ainda integrado um segundo quarto que atualmente serve para acomodar hóspedes e no futuro poderá ser adaptado como quarto dos filhos. No sótão foram apenas desenvolvidas algumas intervenções de recuperação de modo a ser transformado numa fase posterior da vida dos proprietários.

Exterior

Terraços  por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

Materializado a madeira, foi construído uma espécie de prolongamento da zona de estar, proporcionando uma lugar sossegado para conviver ou relaxar à luz de sol. Junto ao quarto principal foi também integrado uma espécie de terraço que conforma uma vista privilegiada sobre a vila e paisagem envolvente.

Contrastes

Casas modernas por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

A beleza desta intervenção reside na forma como integrou duas épocas arquitectónicas numa única casa. Combinando a preservação de uma fachada antiga com a transformação de uma zona mais contemporânea foi possível criar uma habitação excepcional. Desde a fase de análise que permitiu conceptualizar um projeto inovador feito de contrastes ao desenvolvimento dos diferentes detalhes que garantiram atmosferas únicas nos interiores e exteriores, os arquitectos desenvolveram um trabalho excepcional. Muitas vezes são os contrastes e a riqueza histórica que conformam os espaços mais interessantes.

Conte-nos a sua opinião. Mudava-se para França por uma casa destas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!