Branco, a cor do Verão!

Branco, a cor do Verão!

Branco, a cor do Verão!

Rita Paião – homify Rita Paião – homify
Google+
Loading admin actions …

Verão pede cores claras e muito branco! Seja na roupa, nos interiores de cada casa ou em espaços públicos que se frequentem. Querem-se espaços com atmosfera fresca e clara que nos façam sentir bem em dias de muito calor ou também em noites bastante amenas. Durante o dia procura-se o branco, seja em guarda-sóis ou espreguiçadeiras na praia ou em sofás de pele ou paredes brancas nos interiores. Evitam-se cores escuras a todo o custo pois estas atraem mais os raios solares e deixam os ambientes mais pesados e carregados e é tudo o que menos se quer em dias de Verão e de férias, ou pelo menos com muita vontade delas.

O artigo de hoje irá mostrar-lhe espaços que inspiram descontracção e frescura. Espaços claros, brancos e confortáveis que aposto que gostaria de ter ou pelo menos saber como copiar! 

O brancos dos materiais

O ambiente desta sala de estar é maioritariamente branco. Paredes, tectos e chão enfatizados com a presença de mobiliário também ele branco! A luz artificial é em bastante quantidade e ilumina o espaço na sua totalidade. O branco pode aparecer em diversas formas e materiais mas o sentimento e a sensação que transparece não é sempre a mesma.

Repare: o revestimento do chão é em cerâmica branca e de acabamento brilhante, para compensar essa frieza associada ao material, optou-se pela colocação de uma carpete na zona de estar também no mesmo tom mas por se notar o seu material têxtil de aparência macia, a área fica bem mais agradável e reconfortante. Para evidenciar mais ainda o lado confortável e de espaço vivido, a presença da madeira no seu estado original  a forrar uma parede e ainda em objectos de mobiliário completam o espaço. 

Por fim mas não menos importante, atente como as plantas de ar selvagem dão um ar tropical ao espaço.

O branco balançado com outros materiais e cores

Ainda na mesma casa e no mesmo espaço, mas com uma perspectiva diferente da anterior, conseguirá ver melhor a parede em madeira a que me referia. Como vê, a parede não é perfeita no que toca a acabamentos mas essa imperfeição neste ambiente é o que a torna perfeita. Vêem-se os veios e os nós da madeira e ainda as marcas de como foi agrafada à parede.

O sofá de tecido branco/pérola tem um aspecto confortável e fresco, apesar de ser em tecido e não em pele. As suas almofadas incentivam qualquer um a ficar e a relaxar neste ambiente fresco e arejado.

Vários tons de branco

A zona de refeições deste espaço é conseguida dentro da mesma filosofia, com cores claras e muita luz. A mesa de jantar de formato oval é de tampo em mármore, mais uma excelente maneira de conseguir o lado mais fresco para os interiores, já que a pedra tem como características principais o seu lado frio.

A zona da cozinha continua totalmente na cor do Verão – o branco – mas é compensada com uma bancada em madeira que possibilita refeições rápidas num nível alto de balcão. 

O branco é branco? Engana-se! O branco tem várias tonalidades e escolher-se o branco correcto nem sempre é fácil. A olho nu pode achar que são todos iguais, mas é a pura das mentiras. Há os mais quentes ou os que são mais frios e com tonalidade cinza ou roxa. Se dúvida do que estou a dizer não perca tempo e dirija-se a uma loja de tinta e peça para ver os brancos. Certamente irá ficar impressionado com as quantidades infinitas.

José Adrião e a cozinha de paixão!

Parece o conjunto mais acertado: branco e madeira. Já mostrámos vários espaços e diversas divisões em que que a cor branca em conjunto com o material madeira, no sei estado natural, fazem milagres. Um oposto de sensações, o branco revela o lado frio e sofisticado e a madeira o oposto, quente e tradicional. Espaços totalmente brancos seria naturalmente de mais, podendo até causar dores de cabeça e confusão visual, o castanho da madeira vem então contrabalançar este sentimento.

Branco mais branco não há!

Outro bom exemplo de interior de Verão é o desta sala de estar da Helô Marques Associados, ou não fosse ela brasileira e super conhecedora dos melhores truques para casas de clima tropical.

Ambiente totalmente branco, marcado apenas por tecidos de aparência confortável e objectos decorativos de fundo preto. Num mesmo ambiente é possivel ver-se televisão ou ainda trabalhar-se um pouco no computador colocado sobre a prateleira à direita.

Quarto simples e de pormenor especial

Um quarto totalmente branco, em que apenas o revestimento do chão se destaca, faz esta divisão ser propicia à estação em que nos encontramos. A cama é feita totalmente de roupa branca e a parede de cabeceira apenas divide o espaço dos compartimentos que tem atrás, de forma simples e funcional.

Neste ambiente além do pavimento, também as paredes num tom bege alaranjado reforçam o lado acolhedor evitando a totalidade da cor branca. Os pormenores fazem a diferença e aqui o destaque vai para o amoroso bordado das almofadas de cama.

Uma casa de banho especial

A casa de banho projectada por Ana Rita Soares é de atmosfera serena e as cores aplicadas através da cerâmica e materiais naturais, como a pedra, deixam o espaço fresco e ao mesmo tempo acolhedor. A iluminação é outro aspecto que já foi falado e que é muito importante para a percepção do espaço. A escultura de madeira além de decorar, com o seu aspecto rústico também contrasta com o ar sofisticado e moderno do ambiente. As canas de folhagem verde conseguem, ainda que artificiais, levar o lado natural para os interiores e reforçarem ainda o lado fresco e vivido do espaço.

É fã de espaços brancos? Vai aplicá-lo em sua casa?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!