Luminoso apartamento em São Paulo!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Diego Revollo é o arquitecto brasileiro responsável pelo seguinte fantástico apartamento em Panamby, em São Paulo! Foi propositadamente projectado para um jovem casal com dois filhos, que tinha como objectivo viver num apartamento funcional e ao mesmo tempo que todos os dias suscitá-se vontade de continuarem felizes e agradavelmente surpreendidos. Com 170 m2 o espaço teria de ser dividido e planeado de forma pratica e moderna. Uma das ideias que foi posta em prática e que aumentou positivamente o espaço foi fechar toda a varanda com vidro e enquadra-la como parte integrante dos interiores –  com os mesmos materiais e decoração.

Como o clima de São Paulo é incerto tirou-se o máximo partido da dimensão da varanda e agora a mesma pode ser usada durante todo o ano. Claro, que como foi totalmente forrada a janelas, é possível abrir toda a fachada e sentir-se ao ar livre como se continuasse numa varanda ou terraço! Acho que vai gostar da composição do apartamento e da decoração! Venha daí…

Os materiais

Com a varanda envidraçada, os interiores inundaram-se de claridade e luz natural. Partindo desta claridade e da personalidade moderna do casal, foi escolhido um piso resistente e claro – o mármore.

O seu acabamento moderno e com algumas irregularidades foi aplicado em placas de grandes dimensões, aumentado assim a linguagem estética do espaço. Para o ambiente não ficar com uma aparência fria, todo o mobiliário apareceu para contrastar e equilibrar, sendo todo em madeira de carvalho americano, neste tom claro e com ligeiros tons de mel. A iluminação artificial apareceu aplicada em trilhos no tecto e ainda de forma pontual com candeeiros específicos para marcarem zonas.

Os materiais

Com uma base clara e neutra, foi possível colocar alguns elementos mais impactantes e vistosos na decoração. O espaço por onde se iniciou a decoração, foi a sala de estar, onde a zona da televisão foi ligeiramente diferentes das normais formas de configuração do espaço. Em vez de um ecrã plasma pousado num aparador ou móvel de TV, optou-se por suspender a mesma na parede, ocupando assim, muito menos espaço.

As poltronas amarelas que irá ver nas fotos seguintes, ião dar-lhe a entender o porquê de outros elementos decorativos terem esta cor, tendo sido usada como matiz completando o conjunto de forma neutra.

A ofuscante luz solar

Nesta perspectiva, percebe-se como a vista consegue ser quase que entediante devido à luz excessiva vinda da varanda. Mas o ambiente é na sua totalidade leve e claro, ao mesmo tempo que consegue ser bastante alegre e personalizado.

Os demais ambientes do apartamento reflectem o mesmo conceito moderno e ao mesmo tempo habitável da área social. Esta mesa de apoio de tampo em vidro e estrutura em inox é um belo exemplo de mesa de apoio perfeita. Além do sofá e poltronas, uns bancos hexagonais pretos e brancos servem de apoio e ainda se necessário de local para sentar.

Cor de ouro

Para harmonizar esta zona, foram colocadas duas poltronas cor de ouro que estando de frente para o sofá e sala de refeições, consegue um contacto visual directo com toda a área.

Para harmonizar este impactante espaço de televisão, as poltronas e a moldura de aço inox, foram intercaladas com outros móveis em madeira e em tons de cinza. A cor “amarelo vivo” foi a marca da forte personalidade dos clientes aplicada ao mobiliário.

Zona de refeições

zona de refeições é marcada por uma mesa de bom apoio totalmente em madeira. Faz-se acompanhar de dois estilos de cadeiras opostas, mas que quando intercaladas valorizam imenso todo o espaço. Umas são em madeira com costas e assento em palhinha e outras com uma combinação de madeira e plástico branco. O candeeiro de tecto de grande escala marca de forma original esta zona e a sua cor interior lembra-nos as poltronas amarelas cor de ouro. 

À esquerda, uma interessante zona de apoio composta por arca de vinhos, armários de copos e bancada. Na parede de fundo uma prateleira de topo a topo guarda armazenamento interior e a composição de 9 fotografias a preto e branco contrastam no restante ambiente pela sua simplicidade e monocromia.

Varanda com churrasqueira

Lembra-se de falarmos numa varanda que tinha sido tornada como parte interior da casa? Identifica uma churrasqueira nesta imagem? Exactamente! Esta churrasqueira já fazia parte da varanda e a mesma foi mantida e deixada no mesmo lugar. Para conseguir um continuidade a nível de mobiliários, foi projectado inteligentemente um móvel em madeira que encaixa ao lado da zona de barbecue e deixa toda a zona mais confortável e apelativa. Outra  mesa dá apoio a esta zona e proporciona também refeições nesta zona mais luminosa e descontraída.

Verde, a cor da esperança

Para a zona da cozinha foi usada uma pastilha de vidrocerâmica na cor verde, para forrar paredes e pavimento, dando a sensação de se estar dentro de uma caixa.

Os armários de madeira contrastam fortemente com o moderno exaustor em inox escovado e com a bancada branca de acabamento perfeito.

O quarto

No quarto do casal, a cabeceira marsala, foge do óbvio das cores neutras, não passando assim despercebida.

Mais uma vez a personalidade do casal contribuiu para um ambiente moderno e inusitado sem perder os elementos principais para a aquisição de um quarto aconchegante e super confortável.

A casa de banho

Também simples e de tons neutros e suaves, onde a madeira volta a aparecer conjugada com pedra. O espelho de topo a topo aumenta visualmente o espaço e torna-o mais brilhante.

Gostou desta varanda transformada em espaço interior? Era capaz?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!