Como aplicar bambu em acabamentos?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O bambu é um dos materiais de construção mais versáteis e antigos com muitas aplicações na área da construção, designadamente nos países em desenvolvimento. É um material resistente, mas leve, que pode ser utilizado sem ser necessário um processamento ou acabamento específico. As estruturas em bambu são de fácil construção e, embora não pareça, denotam muita resistência a condições atmosféricas adversas e até a tremores de terra.

Ainda que lhe estejam inerentes estas vantagens, o uso do bambu, recurso facilmente trabalhável com ferramentas básicas, ainda se restringe muito a estruturas temporárias e a edifícios mais simples. Encontramo-lo amiúde em regiões tropicais e subtropicais, sobretudo para a construção de casas nas áreas rurais. O facto de ainda não se ter generalizado prende-se com a sua durabilidade visto que está sujeito ao ataque de fungos e de insectos quando não tratado, com a ineficiência estrutural que se prende à falta de desenvolvimento no que diz respeito ao processo de solda, com o seu alto risco de inflamabilidade e com a pouca atenção que os engenheiros lhe dedicam, não havendo por isso muitas opções de design para inspiração.

Estamos, no entanto, em crer que essa tendência tem vindo a mudar aos poucos face aos problemas ecológicos hodiernos. O bambu é altamente ecológico por ser uma planta com um ciclo de renovação muito curto e rápido. Assim, pode substituir madeiras com ciclos de crescimento mais demorados, evitando o corte e o uso predatório de florestas tropicais.

Actualmente, os usos mais comuns do bambu são em chapas de aglomerados, chapas de fibra orientada - OSB -, chapas entrelaçadas para uso em formas para cimento – compensado de bambu -, painéis, produtos à base de bambu colado, tais como pisos, forros e lambris, esteiras, compósitos, componentes para habitação, entre outros.

Neste artigo, vamos dar-lhe algumas sugestões sobre a aplicação deste material. Curioso?

Paredes e garagens

Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld

BAMBU CARBONO ZERO

Comecemos por lhe mostrar a utilização do bambu como material para o revestimento de paredes e de portões de garagens. Neste projecto, pelas mãos da empresa Bambu Carbono Zero, utilizaram-se réguas aparelhadas de bambu que são principalmente utilizadas para revestimento de paredes e forros sem espaçamento entre réguas. Para as fachadas, recomendam-se réguas de 5cm de largura. O resultado final tem um aspecto cálido e natural que se enquadra em pleno nesta região de clima e de vegetação tropical.

Vedação

É possível que esta aplicação do bambu lhe seja mais familiar. O bambu pode crescer mais de dez metros o que o torna perfeito para a construção de uma vedação, mesmo em regiões mais frias visto tratar-se de um material muito resistente a temperaturas baixas. Implementar uma vedação em bambu no seu jardim é uma iniciativa benéfica para o orçamento e para a natureza. O bambu é uma planta estável e pode ser manufacturado de acordo com as suas preferências. Aliás, já há lojas onde pode adquirir elementos pré-fabricados que são depois montados in loco. Na imagem que lhe mostramos, proposta da Bambu Rei Eco-Design, a vedação é feita com bambu laminado que se entrelaça, resultando num aspecto mais rico e elaborado.

No tecto

O bambu pode ser usado como material para a construção de um telhado nas zonas de lazer, de lounge de apoio à piscina, de resguardo em áreas de refeição no exterior, nos jardins e até em spas. A planta cria uma atmosfera leve e funciona bem no Verão em climas quentes. Porém, é necessário certificar-se se precisa de o impermeabilizar ou de fazer uma cobertura a mais para os dias de chuva e de vento.

Nas passagens

O bambu pode também servir para a construção de estruturas que separem ambientes – tipo biombo – ou tão-somente como ornamento. A empresa Bambu Rei Eco-Design dedica-se ao design de produtos e de elementos decorativos em bambu que vai ao encontro da necessidade do cliente. No portfólio, encontram-se projectos de paisagismo, de arquitectura e de design de interiores e exteriores. Todo o bambu passa por um longo processo de tratamento à base de produtos naturais altamente eficazes que garantem a sua qualidade final e durabilidade.

Decoração

Por fim, mas não menos importante, é a utilização de bambu na decoração de interiores. O bambu é utilizado na construção de móveis há muito tempo. Para além de ser um bom material, cria objectos bonitos com um aspecto natural que encaixam na perfeição em decorações mais rústicas ou tropicais. Não fique, porém, com a impressão de que este material só se coaduna a ambientes deste estilo. Pelo contrário. Pode ser criteriosamente utilizado em decorações mais modernas, não de forma tão intensa, mas em apontamentos específicos como em separadores de divisões ou áreas com propósitos distintos, em cabides para toalhas, num jardim interior, no revestimento da parede do duche ou até cabeceira da cama. Como vê, ideias não faltam. Procure inspiração on-line. Encontrará várias opções interessantes. Se tiver jeito para a coisa, pode criar os seus próprios móveis. Se acha que não é boa ideia dedicar-se a um projecto DIY, não se preocupe. Será fácil encontrar opções na indústria dos móveis.

Qual destas utilizações de bambu mais o surpreendeu? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!