Corredores e halls de entrada  por Taller Estilo Arquitectura

Paredes e prateleiras em pladur – a técnica e os resutados

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Para quem não sabe o que é Pladur nós explicamos: – é o nome da marca espanhola que primeiro comercializou e produziu as placas de gesso para construção de interiores no mercado ibérico. Este conceito veio revolucionar o modo de construção de interiores permitindo designs e formas que antes não eram possíveis, e como muitas outras marcas pioneiras no nosso país o nome Pladur foi além da própria marca, passando a designar em linguagem corrente o próprio material. Hoje em dia há muitas outras marcas de placas de gesso, mas continuamos a falar de pladur para as designar! 

Este material tão versátil tem imensas aplicações e vantagens. Permite uma construção bastante limpa em interiores, para fazer remodelações e construções posteriores à da própria casa. Com ele podem conseguir-se paredes, prateleiras, divisórias, forras de paredes, tabiques e até efeitos decorativos muito artísticos. 

Hoje quisemos dar-lhe a conhecer um pouco da técnica de utilização das placas de gesso cartonado para a construção de paredes e prateleiras, e mostrar-lhe alguns resultados incríveis para descobrir as suas potencialidades. Venha connosco!

O método

Obra Zona de Estar e Escritório: Salas de estar  por  Rita Salgueiro - Full Ideas
Rita Salgueiro – Full Ideas

Obra Zona de Estar e Escritório

Rita Salgueiro - Full Ideas

Como qualquer intervenção em nossa casa, também a construção de uma parede, simples ou com prateleiras, em pladur deve ser cuidadosamente planeada. 

Na elaboração do plano deverá claramente definir a altura, a largura e o número de prateleiras que pretendo, bem como a espessura e a carga que a parede ou as prateleiras deverão suportar. Seguidamente é preciso adquirir os materiais. 

O sistema de montagem é feito basicamente de uma estrutura leve em perfis de aço galvanizado, formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas as placas de pladur, numa ou mais camadas, conforme a espessura pretendida, formando assim uma superfície pronta para receber o acabamento. Os acabamentos podem ser de muitas naturezas, desde tinta, azulejos, papel de parede ou qualquer outro, desde que não constitua uma carga excessiva ara o material. 

O processo, como se vê na imagem acima não é muito complicado, mas para alguém sem experiência o melhor é pedir ajuda a um profissional qualificado.

O resultado

Zona de Estar e Escritório: Salas de estar  por  Rita Salgueiro - Full Ideas
Rita Salgueiro – Full Ideas

Zona de Estar e Escritório

Rita Salgueiro - Full Ideas

Nesta foto podemos ver produto final do projeto que vimos na imagem acima em fase de execução. Nesta casa a parede de gesso constitui na realidade uma estante com prateleiras e nichos que vai albergar a área da televisão. Com esta parede evitam-se os móveis que ocupam mais espaço, podem não ter as medidas mais corretas e acumulam pó e detritos, atrás e por baixo, para além de poderem danificar o belíssimo pavimento restaurado.

Exemplos inspiradores

Agora que já mostrámos como se faz, passamos a mostrar alguns exemplos das potencialidades deste material com alguns exemplos muito inspiradores que pode copiar para sua casa! 

Logo neste primeiro exemplo temos uma ideia excelente, em que a conformação das escadas foi aproveitada para criar uma parede curva que aloja um recuperador de calor. Esta técnica deu bastante dinamismo ao espaço e projeção à lareira de design arrojado. Com a combinação cromática certa criou-se um ambiente alegre e descontraído, mas muito elegante!

Um tabique de separação

Cozinhas  por Grupo Inventia
Grupo Inventia

Cocina abierta

Grupo Inventia

Está farto de ter um espaço aberto e uma bancada extra dava-lhe muito jeito? Use pladur! A técnica aqui é ainda mais simples do que a utilizada para construir prateleiras, e em menos de nada terá uma divisória. Se depois se cansar dela a remoção também não é um bicho-de-sete-cabeças!

Uma parede mais extensa, ainda mais radical

Neste exemplo podemos ver todo o potencial decorativo que um projeto do género do primeiro que mostrámos tem! Os nichos podem ser usados tanto pelo seu lado funcional, como local de arrumação, como pelo seu lado estético, para servir como mostrador de objetos decorativos em destaque. E a sua cor vai ser preponderante no estilo do ambiente, conseguindo uma homogeneidade única, se pintados na mesma cor das paredes, ou mostrando contrastes, se pintados de cores diferentes!

Nichos que se destacam e parecem pairar no espaço

Mas o trabalho em pladur não precisa de abranger a totalidade da parede! Instalar nichos individuais, ou com geometrias específicas, como os da imagem, que parecem destacar-se da parede e pairar no espaço da sala de estar, vai garantir-lhe uma estética única, totalmente personalizada. E o projeto de iluminação pode ser pensado de raiz para valorizar!

Perfeito para esquinas e curvas!

Com as placas de gesso cartonado, ou pladur, vai conseguir construir prateleiras com qualquer formato que deseje, sem as inevitáveis linhas de junções inesteticas de outros métodos. Desta forma obtém um espaço homgéneo e armonioso, que depois pode decorar ao seu gosto, dando total enfoque aos seus obejtos de eleição. Mas nesta foto vemos ainda outra fantástica aplicação deste material: – o teto falso com iluminação embutida!

Combinações de materiais

Neste exemplo na parede de gesso foi deixado um espaço aberto onde se instalaram prateleiras de madeira escura, à semelhança da dos móveis e portas. O resultado foi uma parede divisória que estabelece uma fronteira mas não corta amplitude visual.

O foco está no acabamento

Esta parede divisória é dos projetos mais simples de efetuar com pladur, pois limita-se à instalação de uma fina placa deste material, à sua fixação e aos acabamentos. E aqui o destaque que damos é precisamente à versatilidade dos acabamentos que pode dar às prateleiras e paredes em pladur! Neste caso a opção foi um acabamento com  tinta de cor azul-noite, rica e profunda, brilhante e com textura.

Gesso artístico

E por último queremos mostra-lhe o potencial artístico de uma parede em pladur! Esta árvore de raios luminosos que envolve o ecrã de televisão foi construída fazendo cortes estratégicos na placa de gesso que forma um compartimento posterior. Na verdade esta parede foi feita para construir uma garrafeira (podem ver-se os gargalos das garrafas à direita), mas foi embelezada com os cortes e com iluminação instalada instalada por detrás. Já tinha pensado numa árvore de luz? 

Quer ver mais ideias para a utilização do gesso na sua decoração? Então leia também o artigo ’Decorações em gesso – dê forma a esta ideia

Já tinha pensado nesta possibilidade para a sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!