Tudo o que deve saber para projetar uma casa de praia

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Já passou o Natal e a passagem de ano… o verão já nos parece mais próximo, é um pulinho até lá chegarmos, é bom, não é verdade? Por isso, queremos já começar a projetar esta maravilhosa altura do ano, que nos faz (re)nascer… Sol, calor, dias longos, convívio, jantares até mais tarde, boa onda e praia. Hum… praia, esta palavra desperta em nós, todos os sentidos, ficam em alerta máxima e agora nada a fazer, a não ser falarmos do caso!

O caso, centra-se hoje, em apartamentos de praia. Tem algum? Acha que está corretamente projetado? Será que está a pensar em comprar um este ano? Ou não nos diga que é aquele sortudo que vive à beira mar?! É que ficamos com um pinguinho de inveja… É tão bom ter este sentimento de 'férias' quase o ano inteiro. Mas sabemos também, que ter um apartamento de férias e à beira mar, é sempre diferente daquele da cidade ou do campo, precisa de outro tipo de projeção e organização, pois tudo precisa de ser relacionado e enquadrar-se no lugar onde está. Além disso, sabemos que praia = verão, por isso é calor (muito) e o ambiente, este tem de ser descontraído, convidativo, com um toque de fun! Há cuidados a ter, desde uma boa ventilação, às cores, aos tecidos ou ainda, ao tipo de superfície, mas para saber mais sobre o assunto, descubra tudo, desde ideias, a inspirações, através das belas imagens. Tenha o seu apartamento impec para o verão, que está já, já aí à porta!! Yupi!

Siga e pode começar a pensar nas havaianas e bikinis

Ventiladores e ar condicionados

Apartamento na praia é sinónimo de calor, muito! Aquele que nos deixa até agoniados e desconfortáveis, a suar por tudo o que é lado. É desagradável estar em casa e não sentir ar, a nossa pele cola e mesmo quando vamos dormir o próprio lençol nos incomoda, de certeza que tal situação já sucedeu a todos os nós. Eu levanto o dedo, você também?!

É claro, que falarmos disto nesta altura do inverno, é pensar que preferíamos sentir esse tal calor, do que ter os dentes a baterem, por causa deste frio. A verdade é que, o ser humano, tem um pouco esta 'coisa' de estar insatisfeito com o clima, quando está calor é porque está calor e quando está frio é porque está frio. E acabamos porque nunca nos sentirmos confortáveis, bom talvez nem tanto. Mas se a nossa casa estiver preparada quer para o frio, quer para o calor, não sentiremos tanto este sentimento de desconforto, porque ao menos neste espaço onde permanecemos um bom tempo, estamos bem, nada melhor que um ar fresquinho, quando as temperaturas sobem lá perto dos 40º.

Como tal, sugerimos que pense em colocar uns ventiladores ou ares condicionados pela sua casa, nomeadamente nos espaços de maior presença, tal como a sala ou quarto. A casa de banho, na altura do verão, não necessita de um equipamento para ambientar o ar, é que a água fria resolve o assunto! 

Cores claras

Sala – restyling para arrendamento turístico: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – restyling para arrendamento turístico

Home Staging Factory

É verão, é calor, é boa disposição, as cores cativam-nos, acalmem-nos… Neste sentido e como estamos numa onda de férias, de tranquilidade, queremos cores leves, claras nos nossos apartamentos de férias à beira mar. Elas trazem aquele lado confortável e luminoso, pois é que toda a luz é refletida em cada detalhe claro. Os raios de sol penetram por todos os recantos, a luminosidade que sentimos dentro do espaço, deixa-nos bem dispostos e alegres. 

As cores escuras, estas ficam para a casa citadina, a tal da vida real e para o mood invernal. Além disso, estamos a falar de apartamentos de praia, logo o seu tamanho não é imenso e as cores claras ajudarão a criar a sensação de amplitude. 

Boa ventilação

Já que falamos em arejar a casa através do ar condicionado e do ventilador, podemos abordar agora, a forma mais imediata e económica de ter 'frio' em casa, ventilando o nosso apartamento através dos métodos tradicionais. Sabe aquela memória de verão, de persiana semicerrada, janela aberta e a cortina a esvoaçar subtilmente, pela tímida corrente de ar? É disso que falamos agora, uma boa ventilação para refrescar a sua casa, de forma natural e económica. Como? Deixando circular o ar, pela corrente de ar, fazendo uma ventilação cruzada, através de várias janelas ou portas abertas do lado oposto, criando assim, uma corrente de ar bem agradável. Para as portas não baterem não se esqueça de bloqueá-las. 

As janelas maiores também, aumentam a possibilidade de promover mais a circulação de vento na casa. Já sabe Portugal é um país avantajado no seu clima, quase tropical, muito calor e sol, quase todo o ano, por isso procure soluções que minimizem a incidência solar dentro de casa, através de um bom sistema de ventilação.

Superfícies fáceis de lavar

Superfícies fáceis de lavar por todas as razões possíveis, porque nas férias de verão não nos queremos chatear com limpezas, passar horas a esfregar. Mas também, porque num ambiente de férias, há imenso vaivém, mais pessoas em casa, mais tempo por lá, a areia que fica agarrada nos pés e que se espalha pela casa adentro e os banhos… muitos, sejam eles para refrescar do calor ou da praia. Toda esta situação vai exigir uma maior manutenção diária, mas já sabe o objetivo não é ser faxineira nas férias de verão. Logo, quanto mais as superfície forem fáceis de lavar, mais ir-se-á poupar. 

Ter cuidado com o sal

Sala - decoração de casa de férias: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – decoração de casa de férias

Home Staging Factory

Já sabe que deve ter cuidado com o sal na alimentação, mas também dentro de casa. A realidade é que vamos à praia, mergulhamos no mar e viemos para casa, mas nem sempre vamos diretamente para o banho e andamos ali por casa. Sentamo-nos com os nossos calções ou vestidos molhados no sofá, na cadeira, encostamo-nos aqui e ali, mas o problema é que o sal acaba por ser corrosivo, porque fica ali penetrado dentro da mobília, danificando o material da nossa casa. Além de manchar os tecidos, fica aquela aureola branca, não é muito bonito de ser ver. Por isso, tenha cuidado com o sal no próximo verão, no seu apartamento de férias, sim? 

Apenas alguns têxteis

É uma casa de férias, não é uma casa permanente, por isso descompliquemos, não existe necessidade de apetrechar a casa toda, com imensas almofadas ou tapetes. O mínimo é suficiente, a casa tem de ficar simples, convidativa e será assim, menos complicado na hora de arrumar. Menos é mais!

Aposte em acessórios tropicais e coloridos, sempre numa tela clara, tal como a equipa de arquitetos Tiago Patrício Rodrigues fez neste apartamento de férias, na praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

Já se projetou nas próximas férias, não é verdade? Não se esqueça é das nossas dicas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!