Casa contentor: uma solução incomum

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Qual é a sua opinião sobre casas contentor? 

Nos últimos anos, este conceito de habitação tem vindo a ganhar expressão e os arquitectos de todo o mundo conduziram algumas experiências no que diz respeito a projectar casas modulares que consistem em contentores de metal interligados cuja função primeva consistia no transporte de mercadorias. A sociedade, de forma um pouco generalizada, ainda não olha para esta solução de habitação com bons olhos. Não raras são as pessoas que associam as casas contentor a um estrato social inferior, a favelas, a bairros de lata ou a quartéis. Ainda não se consegue, pura e simplesmente, conceber o contentor como local de residência a longo-prazo. Mas, desengane-se quem assim pensa. Como muitos arquitectos já provaram, há contentores residenciais que nada têm a ver com essa ideia pútrida que deles temos. Há contentores com design moderno, com durabilidade e com equipamento funcional que garante a segurança e o conforto dos moradores.

Hoje, vamos dar-lhe a conhecer o trabalho da Unibox, um estúdio coreano de arquitectura especializado neste tipo de construções. Confesse: está, pelo menos, um bocadinho curioso. Acertámos? 

Fachada

Casas modernas por homify

As casas contentor modernas podem ser encontradas em diferentes tamanhos e formas, das mais simples às mais sofisticadas. Existem casas que se erguem por via de um único contentor e outras mais elaboradas que surgem a partir da junção de vários. Hoje em dia, a casa contentor é considerada como uma alternativa viável, económica e prática às casas tradicionais que garante uma economia significativa de custos, para além de ter um curto tempo de instalação. Há até obras que ficam prontas em poucos dias.

A casa que hoje visitamos chama-se Tteurak e é um excelente exemplo de uma casa contentor não só pelo aspecto interessante, mas também por proporcionar uma vida confortável para toda a família. Os contentores utilizados têm um tom escuro e elegante, apenas intervalado pela adição da caixilharia das janelas em branco e em verde néon. Esta escolha comprova a modernidade que pauta este tipo de casa. Os arquitectos não se esqueceram de criar um terraço coberto para que os moradores possam usufruir de refeições ao ar livre.

Design

Casas modernas por homify

Esta rara propriedade destaca-se, claramente, da paisagem circundante. A tridimensionalidade da casa surge por via de blocos rectangulares dispostos perpendicularmente um sobre o outro de forma a criar-se um andar adicional. Os criadores deste projecto tiveram o cuidado de criar uma comunicação adequada entre cada espaço, o que afasta a ideia pré-concebida de que a vida num contentor é claustrofóbica.

As colunas brancas que suportam o nível superior da casa foram colocadas na forma da letra “V”, um detalhe fino e original que, certamente, desperta curiosidade a quem por lá passa.

Para os adultos e para os miúdos também

Salas de jantar modernas por homify

Embora esta perspectiva nos dê a sensação de que estamos dentro de casa, a fotografia ainda nos mostra o ambiente exterior. Para além do terraço para os pais, existe uma plataforma coberta onde as crianças encontram espaço para brincar livremente, mesmo durante os dias com mau tempo, sem que os pais tenham que se preocupar com a humidade ou que se sujem na lama. A cor verde néon na parede garante que a área infantil não seja escura e triste.

Sigamos para o segundo andar

Casas modernas por homify

Sobre o recanto criado a pensar nos mais pequenos, há mais uma parte colorida da casa. Desta vez, trata-se de uma enorme varanda com uma vista panorâmica para as colinas circundantes. Este espaço exterior tem um corredor espaçoso com chão tipo deck e possibilita acesso directo à casa-de-banho e a dois quartos de criança.

Cozinha

Cozinhas modernas por homify

Apesar de se tratar de uma casa contentor, a Tteurak é espaçosa e tem várias divisões. No piso térreo, há uma cozinha, uma sala de estar, uma sala de jantar, uma casa-de-banho e um quarto. A cozinha em forma de “U” optimiza o uso do espaço disponível. Foi decorada com um estilo minimalista,  integrando mobiliário simples em branco que cria um contraste interessante com as paredes cinzas revestidas a azulejos de cerâmica que nos lembram tijolos. A cozinha encontra-se muito bem iluminada, tendo boas condições para a preparação de refeições à noite. Em jeito de contraste com a luz branca da cozinha, existem dois candeeiros mais volumosos com abajures pretos que, ainda que não proporcionem muita luz, criam um ambiente mais aconchegado.

O acesso ao andar de cima

Corredores e halls de entrada  por homify

Chegamos, através da escada preta, ao andar de cima. A escadaria é simples, com linhas rectas e cores escuras. As grades pretas e os degraus de madeira destacam-se claramente em relação às paredes brancas.

Vidros generosos

Salas de estar modernas por homify

Como temos vindo a constatar, a cor que prevalece no interior do contentor é o branco. Encontramo-lo em paredes, tectos e móveis. A utilização de cores claras no interior alia a componente estética à funcionalidade visto que o branco cria a ilusão de amplitude. A isso, juntam-se as generosas janelas que, por deixarem entrar luz natural, reforçam a sensação de espaço possibilitando, ao mesmo tempo, que os moradores usufruam da paisagem.

A largura do parapeito permite que alguém se sente lá a ler um livro pelo que a adição do candeeiro de parede faz todo o sentido. Só faltam almofadas para ser o recanto se tornar ainda mais convidativo.

Como acha que será a vida dentro de uma casa contentor? Gostaria de experimentar? Deixe a sua opinião sobre o assunto e este artigo aqui por baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!