Ano novo, casa limpa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Ahhh, ano novo!! Desejos por concretizar, novas resoluções por implementar e 365 dias totalmente a estrear para vivermos sonhos e alcançarmos metas! Por algum motivo (provavelmente psicológico, devido à mudança do último dígito do ano), sentimo-nos renovados, cheios de força e de energia para enfrentar o Mundo à nossa volta e para nos tornarmos pessoas melhores, certo? Mas todo este positivismo pode cair por terra ao entrarmos em casa e percebermos que tudo continua igual – e que não foi por mudar o ano que a nossa vida também vai mudar, pelo menos assim tão drasticamente. Porém, não desanime! É aqui que deve parar, arregaçar as mangas e pôr mãos à obra! O restauro de um móvel aqui, uma mudança da disposição da mobília ali, uma pintura nova das paredes ou até, quem sabe, uma decoração totalmente diferente farão com que a sua energia não seja sugada pelo mesmo ambiente de sempre! E se não sabe por onde começar, nós ajudamos. Até porque hoje é altura de lhe deixarmos aqui algumas sugestões para que consiga transmitir à sua casa o que o primeiro minuto do novo ano lhe transmitiu a si: esperança num futuro melhor, mais bonito e diferente! O nosso artigo deixa-lhe aqui três ideias fundamentais para que a sua casa comece o ano da melhor maneira. Fique connosco e votos de um excelente 2016!

Coloque todos os móveis numa divisão

Atelier de recuperação de móveis: Casa  por Monstros
Monstros

Atelier de recuperação de móveis

Monstros

Vamos começar por limpar o que não precisamos: ao colocar tudo numa divisão (ou, caso não tenha uma divisão suficientemente grande, ao retirar tudo do seu sítio para o meio da divisão), verá como facilmente vai descobrir coisas que já não usa, que já estavam guardadas há tanto tempo que já nem se lembrava que as tinha – nem sentia a sua falta! – ou que simplesmente já não fazem sentido para o seu Eu actual. Separe-as em dois grupos, o grupo do que quer recuperar e o grupo do que quer excluir definitivamente da sua vida, e prepare-se para remodelações de início de ano! Os principais alvos desta sua investida são móveis, roupa e decoração – mas dê uma vista de olhos a gadgets, revistas e electrodomésticos, entre tudo o resto que pode encontrar nesta (des)arrumação!

Cubra toda a mobília com protecções

Tecidos 100% algodão, 100% portugueses: Sala de estar  por TEIAS DE LONA
TEIAS DE LONA

Tecidos 100% algodão, 100% portugueses

TEIAS DE LONA

Com os móveis arredados, as suas divisões ficam com um ar diferente e portanto e a altura ideal para ter uma nova visão sobre as coisas e, consequentemente, dar-lhes um novo ambiente! Veja quais as tendências de 2016 eleitas pela Pantone ou apele ao seu bom gosto e escolha as cores para as várias assoalhadas. Pode igualmente substituir mosaicos da cozinha e da casa de banho, aplicar adesivos, fazer pinturas artísticas nas paredes… mas antes disto tudo, não se esqueça de cobrir adequadamente o mobiliário, para evitar acidentes de percurso! Lençóis velhos ou plásticos são ideais para este fim.

Limpe e repare

Garagem e arrecadação  por Luxury-Park
Luxury-Park

Katzenmöbel Katzentoilette Tiermöbel

Luxury-Park

Agora que já seleccionou o que vale a pena ficar, vamo-nos focar na sua reparação para que estejam prontos para o passo seguinte. Aqui é altura de verificar dobradiças, portas, gavetas, tampos, vidros, rachadelas e até o próprio desbotamento. Em relação à roupa, veja se alguma das suas peças preferidas merece alguma atenção por parte de uma costureira (ou, se for o caso, das suas mãos habilidosas) para reparar alguma falha ou para sofrer alguma mudança estética. Depois desta observação, limpe tudo (sim, suba o escadote e retire aquela camada de pó anual de cima dos armários mais altos, que nunca é limpa por falta de lembrança e por falta de altura) e prepare-se para a nova etapa!

Aplique novas cores e pinturas

http://armazem9.wix.com/armazem9#!product/prd1/2962085341/mesa-de-cabeceira-%22len%C3%A7o-dos-namorados%22: Quarto  por Armazém 9
Armazém 9

http://armazem9.wix.com/armazem9#!product/prd1/2962085341/mesa-de-cabeceira-%22len%C3%A7o-dos-namorados%22

Armazém 9

De seguida, chegamos à parte da bricolage: lixar, pintar e tornar tudo o que era velho em novo! Haverá coisa mais prazerosa que dar uma nova vida ao seu passado? Para os menos amantes desta arte, provavelmente haverá, mas depois de concluída esta etapa, verá com certeza a sua pessoa orgulhosa do que acabou de fazer! Se dispensou mobília, pense em adquirir nova a um preço baixíssimo em feiras ou lojas de segunda mão. Se nunca experimentou, vai ficar admirado com as pechinchas que consegue arranjar, principalmente se for bom a discutir preços. Depois, é só trazê-las para casa e dar-lhe uma nova cor ou uma nova decoração! Caso prefira não gastar esse dinheiro, invista na mobília que ficou e faça a mesma coisa: aplique um papel estampado, uma cor diferente, talvez uns novos puxadores e veja como a sua casa se transforma com estas pequenas remodelações!

Limpe as janelas para aproveitar ao máximo a claridade exterior

Esta é uma daquelas tarefas que muitas vezes ficam por fazer, mesmo por falta de lembrança. Se tiver crianças ou animais de estimação curiosos, pode até dever-se a uma desistência da sua parte, por ter sempre as janelas (principalmente as que vêm até ao chão) constantemente com dedadas e sujas de narizes curiosos. No entanto, esta é a altura de deixar esse sentimento de derrota de lado, pegar nos panos, jornais e detergentes e atirar-se aos seus vidros! Limpe-os bem, ao ponto de no final ficar orgulhoso da conclusão da tarefa! A grande vantagem de ter desistido durante tanto tempo de os limpar é agora poder ver com maior clareza quer o resultado do seu trabalho, quer o interior da sua casa.

Casas de banho e cozinhas: limpeza profunda

Cozinha em Lisboa: Cozinhas industriais por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Cozinha em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Por último, dedique um dia ou dois (conforme o tamanho e número destas divisões) a limpar a fundo a sua cozinhas e a(s) sua(s) casa(s) de banho. E porquê? Porque as limpezas que fazemos durante todo o ano raramente contemplam tectos, paredes e armários. Actualmente, ou se tem uma empregada que faz isto ou dificilmente temos tempo, no meu da azáfama do dia-a-dia, para fazer limpezas deste nível. Assim sendo, invista um pouco mais de tempo nesta altura do ano para deixar estas divisões dignas de um bloco operatório! Lave maçanetas, atrás da sanita, todos os recantos da banheira, chuveiro, torneiras, aquecedores, radiadores… Verá como no final a sensação de limpeza o deixará ainda com mais força para enfrentar o novo ano!

E o leitor, que medidas toma no início do ano para a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!