Ideias para camas com prateleiras para livros

sofiapega Sofia Pêga
Loading admin actions …

De todas as soluções de arrumação que podemos ter na nossa casa, as prateleiras são a solução mais versátil para a organização dos nossos objectos e para aproveitar o espaço. Na cozinha, na sala, no hall, no escritório, na casa de banho, no quarto… Temos prateleiras praticamente em todas as divisões. Às vezes em todas mesmo! Hoje vamos falar-lhe em específico de prateleiras no quarto.

Todos nós sabemos que um dos objectos que mais colocamos nas prateleiras são os livros. E onde é que nós damos mais uso aos nossos livros quando estamos no quarto a lê-los? Na cama! Na mesa de cabeceira podemos, de facto, ter um livro ou dois, mas não uma dúzia de livros ou dezenas. E é aqui que começamos a falar das prateleiras para livros, posicionadas perto da cama. Em baixo, de lado, atrás, em cima. Podem estar em qualquer lugar, mas desta vez vamos dar-lhe 6 ideias para as colocar bem perto da sua cama, para ter os livros que quiser sempre disponíveis ao seu dispor.

Irá querer ler uma história de encantar ao seu vivo para lhe embalar o sono e de seguida ler um livro para si próprio, não duvide! Continue a ler este artigo e inspire-se com as nossas ideias e sugestões!

Como devemos conjugar prateleiras para livros e a nossa cama? É exatamente a esta pergunta que lhe vamos responder hoje, ao longo de 6 ideias que lhe vamos sugerir para juntar estes dois elementos no seu quarto – a cama e as prateleiras dos livros.

Prateleiras suspensas

Em segundo lugar, a ideia que lhe damos são as prateleiras suspensas sobre a cama. Pode ser uma comprida, uma pequena, várias de iguais ou de vários tamanhos dispostas intercaladamente ou até mesmo duas iguais lado a lado como vemos na fotografia. Existem mil e uma formas para dispor prateleiras suspensas sobre a cama, a que lhe mostramos na fotografia é apenas uma sugestão. Pode colocar por cima delas elementos decorativos, como molduras, espelhos, velas, mas livros também! Deste modo, estarão sempre perto de si.

Cama num quarto com prateleiras

A primeira fotografia que lhe mostramos é o exemplo perfeito para ilustrar o quarto de um casal apaixonado por livros! Infelizmente, hoje em dia a leitura é uma actividade que não realizamos tanto quanto antigamente se realizava. Usamos como desculpa o tempo, aliás, a falta de tempo, e o cansaço. Mas a verdade é que podíamos substituir uma parte do tempo que passamos agarrados ao telemóvel e ao computador, pela leitura de um livro. E haverá sitio melhor e mais calmo para ler um livro do que a nossa cama? Penso que não! Este quarto, felizmente, tem dezenas e dezenas de livros dispostos em prateleiras numa parede bem perto da cama. Perfeito para passarmos a buscar um livro antes de nos deitarmos.

Debaixo da cama

De seguida mostramos-lhe uma ideia não tão vulgar. Esta ideia é basicamente colocar as suas prateleiras, para os seus livros, debaixo da cama. Para os mais preguiçosos e que nem se querem levantar para ir buscar um livro para ler, estas prateleiras são perfeitas! Basta baixar o braço e agarrar um livro debaixo da cama. No exemplo que lhe mostramos, um projecto do atelier Aidaho Inc., as prateleiras servem até como escadas para a cama. Uma solução perfeita para aproveitar bem o espaço e evitar fazer furos na parede, algo que muitas pessoas não gostam. Se é dessas pessoas, esta é a solução ideal para si. Não hesite em recriá-la!

Prateleira atrás da cama

Passando para a próxima ideia, sugerimos-lhe uma só prateleira atrás da cama. Neste caso é quase como um prolongamento do chão que funciona como prateleira e cabeceira/mesa de cabeceira da cama. Não só há espaço para os livros que mais gosta, como também para um candeeiro, um quadro e até outros elementos decorativos mais pequenos. Esta é uma ideia fantástica também para ocupar pouco espaço no quarto e, ainda assim, ter um “objecto” que tem várias funções – prateleira, mesa de cabeceira e cabeceira da cama.

Cabeceira da cama cheia de livros

Inicialmente mostrámos-lhe uma parede cheia de dezenas de livros, posicionada uma das laterais da cama. A verdade é que apesar de todo o conjunto funcionar, para lermos um livro na cama, teríamos de o levar para a cama antes de nos deitarmos ou levantar-nos de propósito para o ir buscar, visto que as prateleiras ainda estavam a uma distância significativa da cama. Neste exemplo isso não acontece! Esqueça os papéis de parede os as paredes pintadas atrás da cama. Hoje mostramos-lhe uma parede, atrás de uma cama de casal, cheia de prateleiras quadrangulares, recheadinhas de livros. Prateleiras castanhas a condizer com a cor das almofadas e colcha. Não se esqueça de fazer com que tudo resulte como um todo. Assim… Estamos deitados e queremos ler um livro? Não há problema pois teremos dezenas atrás de nós e basta escolher! Uma autêntica biblioteca!

Prateleira curva/circular

Esta é a prateleira mais original que lhe mostramos. Estamos acostumados a ver prateleiras “rectas” e direitas mas essa foge a essa tradição. Esta é uma prateleira em espiral! Acompanha o movimento desta cama também muito original que tem uma estrutura “cilíndrica”. Esta prateleira, em qualquer quarto, seria, sem dúvida alguma, a personagem principal!

Para terminar, gostaríamos de saber qual destas seis ideias de prateleiras “roubaria” para o seu quarto! Qual foi a forma que mais gostou para conjugar este dois elementos tão essenciais do nosso quarto – as prateleiras e a cama?

Qual destas ideias mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!