10 dicas para aproveitar bem o espaço | homify

10 dicas para aproveitar bem o espaço

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Andar Modelo - Oeiras Traço Magenta - Design de Interiores Varandas, marquises e terraços modernos
Loading admin actions …

Aproveitar bem o espaço é uma tarefa por vezes complicada. Nem sempre é fácil encontrar um meio termo e manter os interiores da habitação organizados. Face ao crescente aumento dos valores do metro quadrado, especialmente em Lisboa, cada vez mais pessoas optam por espaços mais pequenos. No entanto, para viver em espaços com áreas mais contidas é fundamental tirar o melhor partido possível do espaço disponível.

A melhor forma de aproveitar o espaço é recorrer à ajuda de um profissional no entanto existem algumas dicas que pode verificar por si mesmo. A imagens que se seguem irão mostrar-lhe 10 fantásticas dicas para aproveitar bem o espaço! Confira:

1 – Aproveitar o vão das escadas

Innovative storage solutions. homify Corredores, halls e escadas modernos
homify

Innovative storage solutions.

homify

Esta técnica nem sempre é muito óbvia, no entanto pode fazer maravilhas! Já imaginou as vantagens de aproveitar todo o espaço que sobra por baixo das escadas?

Neste caso específico o espaço foi utilizado para armazenar roupa e sapatos, sendo um excelente complemento à zona de transição em que se insere.

2- Mobiliário funcional e com dupla-função

Outra forma de aproveitar o espaço é recorrendo a mobiliário versátil e  funcional. Neste caso vemos como o design de uma cama permite aproveitar o espaço de uma forma inteligente. Esta é uma estrutura tipo beliche na qual a cama fica por cima e em baixo reserva-se o espaço à criação de uma área de estar mais cómoda e acolhedora.

3 – No quarto, um móvel discreto

Apartamento Lisboa Espaço Mínimo Quartos escandinavos
Espaço Mínimo

Apartamento Lisboa

Espaço Mínimo

Também nas divisões mais privativas, como é o caso dos quartos, é possível criar estratégias que ajudam a aproveitar melhor o espaço. Neste exemplo vemos um belíssimo móvel que para além do incrível design, é também a peça ideal para armazenar alguns objectos pessoais.

4 – Nichos que brilham

T3 Lisbon Luxury Apartment EU LISBOA Salas de jantar modernas
EU LISBOA

T3 Lisbon Luxury Apartment

EU LISBOA

Este é um ambiente claro e brilhante que se destaca pela sua decoração minimalista e de inspiração nórdica. No entanto existe um pequeno detalhe que é também uma excelente forma de tirar o melhor partido possível do espaço ao aproveitar as paredes. Imediatamente em cima de um dos sofás vemos um nicho integrado na própria parede da habitação, que conforma vários espaços ideais para colocar diversos objectos.

5 – Uma cama com sommier

Moradia no Monte-Estoril FEMMA Interior Design Quartos modernos
FEMMA Interior Design

Moradia no Monte-Estoril

FEMMA Interior Design

Voltamos ao quarto com uma dica fundamental: uma cama com sommier. Um sommier é uma opção ideal para quem quer resolver vários problemas de arrumação no quarto. Este permite aproveitar todo o espaço que resta em baixo da cama. Geralmente este é um espaço que se perde e torna inacessível mas com um sommier é possível guardar roupa de cama, almofadas e muitos outros elementos em baixo da cama.

6 – Arrumação em todo o lado

Este exemplo moderno pertence a um projecto arquitectónico da autoria do atelier Pedro Ferreira Architecture Studio. Este projecto contemplou, não só a parte estética mas também teve em conta a sua funcionalidade. Como tal é possível observarmos a arrumação que existe no vão das escadas e todo o mobiliário de cozinha que permite armazenar todos os utensílios necessários para o bom funcionamento desta divisão.

7 – Armários à medida

Possui uma parede com um desenho pouco usual e não sabe o que fazer para aproveitar este espaço? Uma estante ou um móvel à medida pode ser a solução para todos os seus problemas!

Neste exemplo, uma cobertura inclinada dificultava o aproveitamento do espaço, isto foi facilmente resolvido com uma belíssima biblioteca!

8 – Aproveitar todos os recantos

Se possui um recanto, por mais pequeno que seja, não deixe de o aproveitar! Neste caso específico, este recanto é encerrado através de uma porta de correr.

9 – ​Mezzanine

Apartamento na Lapa RRJ Arquitectos Salas de estar modernas
RRJ Arquitectos

Apartamento na Lapa

RRJ Arquitectos

Se possui uma casa com uma grande pé-direito (altura), a solução para aproveitar o espaço pode passar pela criação de uma mezzanine. Esta permite aproveitar o espaço na sua altura criando uma nova divisão no topo, neste caso um pequeno escritório.

10 – Até a varanda pode ser funcional

Varanda entre o quarto do bebé e da suite do casal Traço Magenta - Design de Interiores Varandas, marquises e terraços modernos
Traço Magenta – Design de Interiores

Varanda entre o quarto do bebé e da suite do casal

Traço Magenta - Design de Interiores

E que melhor forma de terminar senão no exterior? Possui uma varanda ou um terraço que não utiliza? Porque não aproveitar o espaço com o auxílio de mobiliário? 

Se gostou desta dica e que aproveitar o seu espaço exterior veja também este artigo: 5 excelentes ideias para aproveitar a varanda

Ideias de corredores e halls de entrada para inspirar o seu!
Arrow navigation 3b3136b1
Vai aplicar alguma destas dicas?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!