Uma mansão dos deuses

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Localizada em Minas Gerais, Brasil, a Casa do Morro é uma destas preciosidades que nos faz repensar o conceito de viver e habitar. Projectada pelo estúdio Eduarda Corrêa Arquitetura e Interiores, a casa não impressiona apenas pela sua magnitude e beleza encantadora do local (com vistas estonteantes para o Morro do Chapéu), mas também pela combinação entre materiais naturais e mobiliário de diversos estilos e materiais, como vidro e madeira.

A arquitecta Eduarda Corrêa, afirma que o ponto de partida para a elaboração deste projecto foi a vista privilegiada para as montanhas e a natureza da atmosfera. Por esta razão, a casa em seus diversos e amplos espaços de convivência se abre para a paisagem através de generosas fachadas envidraçadas, que além da paisagem exuberante desvenda também as belezas do jardim precioso, concebido pelo paisagista Luiz Carlos Orsin. 

Confirme nas imagens seguintes o imperdivel projecto Casa do Morro, que conta com uma paleta variada de materiais naturais e nobres, como madeira, bambu, mármore e mobiliário que combina o rústico com o clássico, resultando em ambientes aconchegantes e sofisticados.

Fachada principal

Esta casa é uma espécie de casa de campo, apesar da sua dimensão e da sua atmosfera bucólica e idílica, devido à presença encantadora das montanhas do Morro do Chapéu.

A entrada é marcada por um longo caminho, ladeado por paredes de pedras e pelo jardim que converge para o edifício. Ao longo do caminho é-nos permitido observar a forma e a materialidade da habitação.Próximo à entrada, um jardim com flores, um espelho de água e um taça com chama, recebem-nos de forma surpreendente. A materialidade do edifício é marcada pelos revestimentos naturais, como madeira e pedra.

Ao passar-se pela porta de dimensão imponente a vista para o horizonte abre-se em todo seu esplendor, apresentando ao visitante as montanhas e a paisagem estonteante do local. Além disto, é possível sentir sob os pés o piso de mármore aquecido.

Espaço gourmet

O piso de toda a área social é em mármore travertino e o mesmo recebeu aquecimento devido ao clima frio da região. Internamente, ambientes como sala de jantar, sala de estar, a de lareira, a de TV e sala de jogos são integrados mas sem perder sua individualidade. Na área de lazer, separada da área de convivência por uma porta de madeira, existe um bar e espaço gourmet, que garantem a diversão a moradores e convidados. 

O mobiliário em madeira e a cobertura em estrutura de madeira aparente criam um ambiente harmonioso e em sintonia com a paisagem natural que invade o espaço através das generosas janelas.

Cinema particular

A Casa Morro possui também uma sala de cinema com isolamento acústico, uma adega subterrânea e uma piscina coberta com tecto retráctil. As poltronas com descanso para os pés e mesas de apoio para comidas e bebidas  garantem mais conforto e requinte ao ambiente. 

Ao fundo, as poltronas duplas proporcionam um clima mais romântico e confortável entre casais. Os revestimentos em madeira e as cortinas escuras em veludo fazem parte do projecto acústico e tornam também o ambiente mais intimista e acolhedor.

Pavimento inferior

Os ambientes sociais da casa foram todos situados no piso térreo, enquanto os espaços íntimos e privados ficaram todos situados no pavimento superior. Há ainda um pavimento no subsolo, onde está localizada a adega, que armazena a colecção de vinhos e bebidas dos proprietários e ainda dispõe de espaço para a degustação dos mesmos. 

Adega

As pedras naturais do terreno foram utilizadas nas paredes do bar e da adega subterrânea, realçando o aspecto rústico e intimista do ambiente. A humidade na adega é controlada por um sistema automatizado. Aliás, toda a construção é automatizada: iluminação, sonorização e temperatura dos ambientes são controlados por esse sistema a que chamamos de domótica.

Além disto, para garantir o conforto térmico, todas as paredes externas da casa são duplas.

Casa de banho

Nesta casa de banho, o destaque é totalmente direccionado para banheira de hidromassagem, situada no meio de um jardim de Inverno de cobertura translúcida. O mármore que reveste o piso e a bancada do lavatório, o espelho e o vidro que divide a zona de banho completam a decoração do ambiente.

Casa de banho da suite principal

Infelizmente, as fotos dos espaços íntimos, salas de estar e quartos, não se encontram disponíveis para lhe mostrar. Mas podemos, no entanto, apreciar a decoração dos espaços de banho. Aqui, predomina a nobreza do mármore no piso, na bancada e no revestimento da banheira de hidromassagem. A poltrona em fibras naturais e a vista deslumbrante para as montanhas da região fazem deste espaço o sitio ideal para o relaxar.

Espaço gourmet

De volta à área de lazer, no espaço gourmet, integrado à piscina, destacam-se a presença da natureza, através de vasos de plantas. Mesas e cadeiras em bambu e fibras completam a decoração em estilo asiático. Ao fundo, vemos a cascata sobre painel de pedra e cama suspensa, que tornam o espaço mais relaxante e descontraído.

Piscina com tecto retráctil

A zona da piscina possui um tecto retráctil e conta ainda com spa, sauna, sala de massagem e vestiários. 

A estrutura do telhado foi executada eucalipto e para revestir o forro do spa e da área da piscina também prevalecem os materiais naturais como o bambu.

Paisagismo e jardins

Enquanto na parte frontal da casa o projecto paisagístico de autoria de Luiz Carlos Orsin, procurou delimitar o acesso à casa por meio de um caminho ladeado de pedras, na parte externa, o paisagismo procurou criar uma espécie de caminho em relva e ainda com algumas espécies de plantas que fazem a composição do cenário. 

Além disto, a parte mais elevada da casa, onde as varandas dos quartos foram dispostas, foi transformada num miradouro privativo. Onde é possível ter uma visão panorâmica e contemplar a paisagem deslumbrante.

Se gostou deste projecto Brasileiro também aposto que vai adorar este Português!

Arquitectura e sustentabilidade de grandes volumes

De 0 a 10 em quanto classifica esta casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!