Incrível casa flutuante

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Foi o escritório Triptyque Architecture que projectou o edifício Groenlândia, no jardim Europa em São Paulo. Consistiu na conversão de uma antiga construção habitacional num espaço comercial versátil e sofisticado. O principal ato da intervenção foi a inserção de uma cobertura de cimento, que desafia a gravidade, em combinação com as placas de mármore brancos do revestimento das paredes exteriores.

Confirme nas seguintes imagens recheadas de detalhes, este impressionante projecto, que destaca as qualidades e nobreza de materiais como o mármore, vidro e cimento e a relação do edifício com a cidade.

Até já…

Transparências

A construção desde edifício, de modo geral, é constituída por um bloco revestido a mármore branco, com aberturas irregulares, sobre o qual uma imensa superfície de cimento parece flutuar.

Inserido num bairro predominantemente habitacional, o Jardim Europa, em São Paulo, experimenta uma rápida transformação com a chegada de inúmeros edifícios comerciais. Logo, o projecto utiliza a atmosfera habitacional do bairro para proporcionar a experiência de trabalhar envolto em um ambiente arborizado e pacato.

A relação com o contexto urbano

A ausência propositada de uma parede frontal permite que o edifício estabeleça um contacto directo e contínuo com a rua, criando uma relação directa entre o espaço privado e o espaço público – evidenciado, claramente o carácter comercial.

O destaque vai para a permeabilidade da construção, que permite que a divisória do lote seja vista desde o exterior. A vegetação existente no terreno, como as plantas trepadeiras e as imponentes palmeiras, são uma presença marcante e contribuem para a qualidade estética e ambiental do edifício.

Aberturas em forma de L

O edifício expressa um relação contrastante entre  opacidade e transparência e peso e leveza. Este jogo de dualidades reforça as características opostas dos materiais. O vidro reforça a opacidade do mármore e o mármore reforça a transparência do vidro. O cimento reforça a leveza do vidro, que por sua vez realça o peso do cimento. E, as aberturas realçam a materialidade do edifício, que por sua vez reforça o vazio e a transparência das aberturas.

Jardim mineral

A relação do edifício com o espaço exterior, é, além de conectar o edifício com o contexto urbano, também procurar criar meios de melhorar as condições climáticas.

Neste exemplo, um pequeno lago que circunda o edifício, constituído por pedras e vegetação imersas na água, compõe o jardim mineral. Contribui assim para a melhorar a humidade do ar e refrescar a brisa que atravessa os espaços.

Janelas esculpidas em mármore

Um dos principais destaques no trabalho deste atelier de arquitectura, reside na nobreza dos seus materiais de acabamento, como o mármore. Outro destaque são as aberturas que reforçam o impacto da intervenção. Nesta imagem, atente ao detalhe onde podemos visualizar as janelas esculpidas em mármore e o plano de vidro temperado, sem esquadrias, que realçam as qualidades materiais de cada componente.

Interior banhado de luz natural

Entre corredores e  espaços sem função, o olhar é atraído pelos detalhes construtivos e para a materialidade do edifício. Se o acabamento externo aposta na nobreza e elegância do mármore, o acabamento interno conta com gesso cartonado e de grande presença de luz natural, filtrada pelas aberturas dispostas na fachada e na cobertura.

Andar transparente

Coroando de certo modo o edifício, os planos envidraçados parecem sustentar a laje de cimento da cobertura, criando também a impressão da laje pesada surpreendentemente levitar no espaço. Sob o plano de vidro um amplo terraço abre-se para fora, procurando contacto com o contexto urbano.

Cobertura

O piso da cobertura foi revestido a madeira e aqui o espaço poderá ser usado como área de convivência social, reuniões informais e actividades recreativas e descontraídas, onde o utilizador será surpreendido pela privilegiadas vistas panorâmicas.

Que achou deste espaço comercial? O que mais conquistou a sua atenção?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!