Projecto original de casa clássica

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe o antes e depois de uma habitação composta por dois volumes. Era um edifício com características rurais em que parte do interior teve de ser demolido devido ao estado de degradação e ao programa pretendido. Nas fachadas respeitaram-se os vãos existentes e criou-se um novo vão que se abre para a sala, amplo e destacado dos restantes no seu desenho. As molduras dos vãos foram redesenhadas. 

O projecto é da autoria Hugo Monte, Arquitecto, uma empresa sediada no Porto. Este é de facto um projecto muito original de uma casa clássica, vai ficar agradavelmente surpreendido, conheça aqui e deixe-se inspirar com ideias fresquinhas para a sua casa.

Fachada

Este é o novo visual da habitação após o projecto. Uma fachada original que cria contraste devido ao seu tom avermelhado, vários vãos muito característicos de casas destes tempos. Um telhado muito tradicional com um complemento mais moderno que contém uma janela. A casa tem dois pisos e um telhado muito tradicional.

No exterior esta habitação tem alguns espaços de estacionamento em calçada e inclui também um espaço verde relvado funcionando como área de recepção. Repare no lado direito a cota de entrada da casa é acessível por meio de uma moderna escada branca onde também pudemos ver uma árvore, uma bonita oliveira.

Portão

É por este portão preto que se acede à casa. Daqui é evidente que houve uma modernização e os contrastes, o vermelho e o preto e ainda alguns elementos com um desenho mais modernizado não deixam de chamar à atenção de quem passa. 

O segundo volume

No local, onde existia um volume de apoio a actividades agrícolas, edificou-se um edifício de apoio com três pisos, com uma linguagem arquitectónica diferente da do edifício principal. Muito diferente do traçado antigo e com características rurais do volume principal. Este novo volume é um edifício muito branco e muito moderno, com alguns elementos explorados de forma bastante interessante como o tradicional telhado a duas águas que aqui teve uma reinterpretação, sendo materializado numa linha muito geométrica e depurada, típico de uma casa moderna.

Exterior e Painéis

Se tem uma casa nova vai ver que vale a pena ao longo dos anos se investir desde o início em formas de energia renovável. Este volume da casa incluiu assim o planeamento e construção de painéis solares, um elemento muito importante e que certamente virá a compensar.

Este segundo volume inclui espaços exteriores de lazer como o terraço que vemos na imagem, associado a um grande vão que permite a entrada de muita luz na casa. 

Exterior

Esta imagem reforça a geometria do novo volume. Os espaços exteriores tiveram um tratamento sobretudo com recurso ao relvado e muros de pedra. O espaço que vemos na imagem possui lajes de pedra inseridas no relvado, um espaço onde há provavelmente mais circulação, desenhado de uma forma bastante rústica.

Divisão no interior

Esta divisão combina aspectos modernos com traços mais clássicos. Com vãos que acompanham o pé direito da divisão quase na totalidade e arqueados no topo, este espaço possibilita a entrada de imensa luz natural e ainda vistas sobre a envolvente.

Também aqui o chão é em madeira garantindo o conforto deste espaço iluminado. Nesta divisão domina o branco o que torna o espaço bastante simples e facilmente legível, tendo aparentemente uma maior amplitude.

Casa de banho

Os interiores desta casa são bastante modernos e aconchegantes. Nesta imagem conhecemos a casa de banho, que recebe imensa luz e tem chão em madeira. O mobiliário é de linhas muito elegantes combinando o branco e a madeira e tem espaço para arrumação. O lavatório e as instalações sanitárias de um traçado bastante geométrico são uma inspiração.

Veja outras casas de banho aqui.

Interior

Este é um espaço esconso que foi bem aproveitado para receber luz e incluir um espaço de arrumação. Também aqui o chão é em madeira. Repare bem no armário que quase como que funciona de parede desta divisão. Um armário bastante simples e original de prateleiras brancas em que por vezes aparecem espaços em madeira. Uma peça que certamente o inspira para tornar a sua casa moderna e funcional.

Conheça outras ideias para a arrumação do seu lar aqui!

Gostou?! Deixe o seu comentário! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!