6 segredos sobre home staging

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Home staging - um conceito muito actual, que vemos vezes sem conta na homify e pela internet fora e que será a chave para que a sua casa seja vendida ou arrendada num abrir e fechar de olhos! Mas afinal o que é isto?

O conceito de home staging chega-nos do outro lado do oceano dos Estados Unidos da América e significa valorização imobiliária. Dividindo o conceito por palavras, temos o seu significado mais preciso: home (casa) e staging (encenação), ou seja, casa encenada, com o ambiente encenado. Esta técnica é muito utilizada aquando da colocação de imóveis no mercado quer para venda, quer para arrendamento, com o intuito de os valorizar e os fazer sobressair em relação a todas os outros. Uma casa preparada para os olhos de possíveis compradores ou inquilinos obtém pontos instantâneos sobre outras possibilidades. Além disso, e uma vez que vai ter a entrar na sua casa pessoas estranhas que não conhece de lado nenhum, permite-lhe reservar um pouco a sua privacidade.

No artigo de hoje vamos contar-lhe 6 segredos acerca desta técnica inovadora que o vão deixar completamente boquiaberto! Está preparado? Então vamos lá!

1. Adeus desordem e desarrumação!

O primeiro ponto é o aspecto. É imperativo que em dia de visitas, o seu imóvel não pareça ter acabado de sair de uma guerra! No entanto, também não interessa que apresente um ambiente super esterilizado, como se estivessem dentro de um bloco operatório de série de televisão. Atente aos pormenores e dê vida à sua casa. Por exemplo, na cozinha, deixe alguns utensílios propositada e estrategicamente expostos para que a nova família veja que há vida – e uma vida feliz e familiar – em sua casa, a casa que estão a pensar comprar. Pode também utilizar alguns objectos antigos que tem em casa e recuperá-los, para dar um ar mais bonito e renovado ao espaço, além do que acrescenta história ao imóvel. Pormenores interessantes puxam conversa que poderá ajudar no estabelecimento de uma relação empática entre si e os seus potenciais clientes.

2. Os quatro elementos mágicos que realmente atraem clientes

Sala de jantar em Lisboa: Salas de jantar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de jantar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Iluminação, limpeza, arrumação e decoração. Foque-se sempre nestas três palavras-chave.

A primeira permite que os visitantes tenham uma visão melhor e menos desimpedida do imóvel, conseguindo sentir as boas vibrações deste quando estão lá dentro. Mesmo que haja uma boa entrada de luz natural, acenda os candeeiros para dar a sensação de grande luminosidade dentro de casa.

A limpeza é fundamental. Por muito bonita que seja a sua casa, um espaço sujo, com nódoas e cabelos por todo o lado afugenta clientes num ápice! Vai dar a ideia provavelmente errada de que é desleixado e descuidado com o asseio doméstico, logo com tudo o que o rodeia também.

Em terceiro lugar temos a arrumação. Um imóvel desarrumado pode não ser tão prejudicial para o seu proprietário como a limpeza, mas pode impedir a realização de um negócio. Aquando de visitas, tenha um especial cuidado com a remoção de roupa espalhada pela casa, arrume os brinquedos do seu animal de estimação ou das crianças e peça aos adolescentes para comporem o seu quarto. Pequenos gestos podem fazer a diferença!

Por último, a decoração. Se tem uma casa decorada, preocupe-se em ter os objectos no sítio certo, onde possam ser vistos e admirados. Se algum tiver algum defeito ou precise de algum tipo de arranjo, trate disso antes das visitas.

3. Algo velho, algo novo: como misturar estilos diferentes

Vamos misturar e tornar essa mistura o centro das atenções da divisão! Marque pela diferença e desperte a curiosidade dos visitantes. Se gosta de antiguidades e não sabe como conjugá-las com o seu sofá ultra moderno, tenha calma que é para isso que aqui estamos. Imagine a cadeira de baloiço onde a sua avó embalava a sua mãe e que tem passado de geração em geração, tendo-lhe calhado agora. Esta cadeira não tem que parecer estranha ao lado do seu sofá- apenas precisa de um toque para que fique perfeita na sua sala! Trate a madeira e, quem sabe, troque os estofos de modo a combinarem melhor com a envolvência; se preferir, pode colocar o apontamento moderno na madeira e deixar os estofos originais. No fundo, é pegar na forma e, sem a alterar, dar-lhe um toque moderno através da aplicação de algum material, por exemplo.

4. O preço que vale a pena investir

Renovação de apartamento na Junqueira: Closets modernos por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

Imagine o seu closet – com o chão frio que adora, até porque a sua casa costuma ser bem quentinha. Para si, é a escolha de piso ideal e considera a melhor opção para o seu dia-a-dia- Mas lembre-se que não dá para agradar a gregos e a troianos, pelo que é preciso ter em mente que este tipo de chão não agrada a toda a gente. Como é provável que surjam potenciais compradores/inquilinos que preferiram um pavimento mais quente, e para que não faça obras desnecessárias, pense em comprar um tapete ou vários que cubram uma área considerável do closet, imprimindo o conforto ideal para que o novo inquilino se sinta bem!

5. Personalize, mas não demasiado – como definir um limite

Venera um filme, uma banda ou uma personalidade conhecida? Tudo bem e isso até pode ajudá-lo na venda… mas normalmente as pessoas não se sentem confortáveis com outras viciadas em determinado assunto, portanto livre a sua casa do excesso de personalização. Comece por guardar a estátua enorme do Chewbacca que tem à entrada de casa, esconda pelo menos metade dos quadros relativos ao Fernando Pessoa ou deixe a sua colecção de bric-a-brac dentro de um armário: permita aos visitantes imaginarem os seus próprios vícios pela casa que querem comprar ou arrendar!

6. Arrendar através de um site: como é que as fotos perfeitas devem ser

Salas de estar minimalistas por gOO Arquitectos
gOO Arquitectos

SALA Y COMEDOR

gOO Arquitectos

Aqui, há duas coisas muito importantes a reter: o ângulo com que é tirada a fotografia e a luz que tem no momento do registo. Certifique-se que tem uma boa lente para interiores – grande angular (para que se crie a sensação de grandes áreas) e que seja muito luminosa. Ainda assim, prefira fazer a sessão numa altura de grande luminosidade exterior e aproveite a luz artificial para o ajudar. Última nota: nunca tire fotos em contraluz e prefira divisões mobiliadas em vez de as esvaziar – mesmo que o arrendamento não inclua mobília. Desta maneira, quem estiver a ver as fotos consegue perceber melhor a dimensão das divisões, ao invés de estar a olhar para paredes e chãos vazios, sem interesse.

Quais os erros que estavam a dificultar a venda ou o arrendamento da sua casa? O que funcionou melhor no seu caso? Conte-nos tudo, na caixa de come...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!