6 maneiras fáceis de mobilar um apartamento para estudantes

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Tem um apartamento livre perto de uma universidade ou os seus filhos já estão nessa fase da vida e pretende mobilar um apartamento para esse fim? Então este artigo é para si!

A maior parte de nós sabe ou tem uma ideia do quão frenética e vivida é a passagem de um jovem pelo mundo universitário. Entre estudos e festas, sobra pouco tempo para arrumações e limpezas, além do que muitas vezes, com o sentimento de liberdade por estarem fora da casa dos pais, tornam-se um pouco desleixados. Para um apartamento com este fim, não vale a pena investir rios de dinheiro em coisas caras – lembre-se que a probabilidade de haver muita gente a passar por ali depende dos seus inquilinos. No entanto, o facto de não interessar mobilar a casa com a melhor cama ou o melhor sofá não implica que apresente um apartamento feio e desagradável, que não interesse a ninguém. 

Actualmente, já uma panóplia de escolhas no que toca a mobília e decoração por vários preços, pelo que não tem desculpa para não deixar o seu imóvel bonito para quem o for arrendar! Olhe-o como se fosse você o estudante e o fosse arrendar ou mesmo se fosse um apartamento para o seu filho acabado de sair do secundário para um mundo totalmente novo. Já imaginou? Então agora vamos às nossas sugestões de hoje!

Estabeleça um orçamento

Escritorio em Lisboa: Escritórios e Espaços de trabalho  por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Escritorio em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Onde ir? O que compras? Páre, sente-se e pense bem quanto quer gastar. Depois deste passo será bem mais fácil definir tudo o resto! Muitas vezes acontece que saltamos este passo, o que nos faz acabar por gastar muito mais do que inicialmente estávamos a contar. A consequência directa disto é tentar compensar este gasto com o aumento da renda, o que afasta os possíveis inquilinos por terem outras ofertas melhores e mais em conta. Foque-se em tornar o ambiente acolhedor, mas sem exageros.

Escolha um estilo e um tema

Sala de estar  por ESTUDIO TANGUMA

Ao definir na sua cabeça um estilo e um tema para o seu apartamento tornará mais fácil resolver o problema das lojas ou profissionais onde se deve dirigir. Um estilo minimalista é óptimo para apartamentos com este fim, uma vez que simplifica o ambiente ao mesmo tempo que permite que os inquilinos também personalizem o espaço para que se sintam realmente em casa. Além disso, é um estilo moderno, o que agrada às camadas mais jovens. O tema vai orientá-lo no que toca à decoração, às cores e aos materiais a utilizar. Qualquer que seja o estilo ou o tema, existem no mercado variadíssimas possibilidades para as mais diversas carteiras. Lembre-se de recorrer a mobília em segunda mão, quer em feiras, quer na internet.

Escolha uma cama dentro do orçamento

Quartos ecléticos por Pink Pug Design Interior
Pink Pug Design Interior

Sypialnia z garderobą i balkonem

Pink Pug Design Interior

O mais importante nos quartos é haver arrumação e um colchão cujas molas não massacrem ninguém a noite toda. Ao mobilar o quarto, preocupe-se em investir um bocadinho mais no colchão e menos na cama em si, já que a estrutura só tem interesse que não parta – e para isso tem mais que muitas soluções a bom preço. Um material que agora está muito na moda e oferece um ambiente bastante informal e jovem são as paletes. Se tiver jeito com madeira, pode tirar imensas ideias da internet e fazer a estrutura da cama (e outras mobílias para o apartamento) por um preço muito inferior ao do mercado. É um material super fácil de encontrar, muitas vezes pode até ser dado o que diminui ainda mais o custo para si. No entanto, se for adquirir as suas próprias paletes, tenha em atenção a existência da etiqueta IPPC (International Plant Protection Convention) ou o carimbo HT para evitar problemas de saúde.

Procure por vendedores de móveis em segunda mão

Comoda : Casa  por Second Life

Outra opção que pode ser mais simples e mais fiável do que a construção de mobiliário é a recuperação de móveis antigos! Encontra verdadeiras pechinchas em feiras de segunda mão. Depois de as adquirir, basta decidir o que lhes quer fazer e recuperar estas peças antigas! Aqui, as hipóteses também são variadas. Por exemplo, em cómodas pode pintá-las de uma cor menos sóbria para contrastar com as linhas antigas, pode forrar gavetas, mudar os puxadores, etc. Além disso, como já definiu um tema, isso ajudá-lo-á a orientar a sua bricolage para uma determinada linha de trabalho. Verá como, no final, terá um apartamento mobilado que primará pela diferença, sem que para isso a factura seja muito elevada!

Procure cortinas baratas

As cortinas são algo que faz muita diferença em casa. Permite que tenhamos as janelas e as persianas abertas sem que para isso toda a gente saiba o que está a acontecer dentro das quatro paredes. Este é o tipo de elemento que nos oferece privacidade, ao mesmo tempo que não nos priva da luz natural. Para um apartamento a ser arrendado a estudantes, opte por cortinas leves, que sejam discretas, mas que cumpram na mesma o seu papel. Tecidos como a organza oferecem-lhe uma opção muito barata – independentemente se tem dotes para a costura ou se os comprará prontos a utilizar. Escolha os tons dentro do tema definido e decore as janelas da casa cada uma com sua cor ou com várias cores combinadas.

Encontre um candeeiro antigo com história

Sala de estar  por anejotaller
anejotaller

Mobiliario Living

anejotaller

Outro pormenor que dará um toque super especial à sua casa são os candeeiros. Normalmente, os senhorios preocupam-se muito pouco com estes apontamentos por acharem que é desnecessário. O que acontece depois são lâmpadas penduradas no tecto em todas as divisões, o que dá um aspecto menos bonito ao espaço. Claro que se os candeeiros não existirem, é provável que ninguém repare ou que lhes seja indiferente, mas acredite que se existirem vão agradar aos olhos de quem os vê, não passando despercebidos. Procure um candeeiro antigo, algo que não tenha grande valor sentimental para si, mas que assente bem na decoração que escolheu para o apartamento. Pode também optar por fazer um, com garrafas velhas, uma jarra antiga ou outros materiais com os quais goste de trabalhar. Uma vez mais, as opções aqui são muitas, basta saber onde procurar!

Diga-nos quais foram as dicas mais convenientes para si, na caixa de comentários abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!