Uma casa renovada entre o Rio e Mar

mc mc
Loading admin actions …

O nome desta casa, Brisa do Mar, advém do facto de estar junto á foz do rio Arade com o oceano Atlântico. Insere-se numa zona protegida, junto a Silves, chamada Arrochela, termo que tem origem na época dos Mouros. E que pretendia significar um ponto de defesa dos invasores que viessem pelo rio. O projeto de recuperação esteve a cargo de Pedro Braz pela StudioArte Architect, o desenho de interiores desenvolvido por Janneke Haane pela Lusco-Fusco e a direção criativa e a gestão do projeto, por Arnold Aarssen. A partir de uma pequena casa de quinta, o conceito de renovação e transformação totais, tornaram-na numa casa de férias bastante confortável. O respeito pelos elementos existentes foi especialmente combinado com uma arquitetura minimalista.

Muros em pedra

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

O meio envolvente desta propriedade é de cortar a respiração devido ao conjunto das características naturais existentes, como a vida selvagem, as ainda intocadas serras, os vários ribeiros de água doce e as impressionantes vistas da propriedade para os fantásticos pôr-do- sol.                                                                                                      Poderemos apenas dizer “Que a paisagem fale por si mesma”. Deixemos que a esmagadora Natureza entre e se transforme numa mistura de conforto do qual poderemos afirmar: Menos é Mais. Numa área total de construção de 180m2, divididos por dois pisos, temos no piso térreo os 3 quartos, as 3 casas de banho e um miradouro/varanda. No 1º andar, um sótão/espaço “lounge”, incluindo uma casa de banho.

Deite-se, e relaxe

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

Por se tratar de uma casa de férias, todo o projeto foi pensado e desenhado com o objetivo de aproveitar ao máximo as zonas sociais, onde os proprietários, a família e os amigos possam sentir o conforto de áreas mais desafogadas. No entanto, e apesar disto, os quartos ainda têm áreas suficientemente boas. O alpendre, no exterior, funciona como uma extensão da sala interior, onde se pode desfrutar do ar livre e sobretudo da magnífica vista para o rio Arade. É aqui que se fazem a maior parte das refeições quando o grupo que se junta é numeroso. É também aqui que muitas vezes se tomam as bebidas no fim do dia e se aprecia o fantástico pôr-do-sol, na zona de sofás colocados especialmente para o efeito.

Uma sala confortável

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

O conforto foi desde sempre uma das prioridades dos proprietários desta casa. Quase que arriscaríamos a dizer que o estilo da casa é, acima de tudo, confortável. O género rústico moderno presente nos materiais empregues nos acabamentos, como o reboco a cimento nas paredes, a madeira de pinho, ou o cimento polido, combinam bem com os algodões grossos e confortáveis dos grandes sofás da zona de estar. Mesmo as cores escolhidas, numa palete de tons neutros, demonstra a simplicidade e a falta de pretensão que orientou as decisões na decoração. E funciona muito bem, pensamos nós.

Uma cozinha rústica

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

A cozinha, no género americano, aberta para a sala comum, espelha bem o espírito prático e contemporâneo de toda a casa. As bancadas em cimento polido, forradas a pinho rústico enquadram-se no “look” de toda a casa. Nesta fotografia é visível o pavimento em pedra da região, comum a quase todas as áreas da casa.

Ambientes quentes

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

Um dos quartos, não muito grande, num ambiente bem conseguido, entre o simples e o confortável, em tons neutros. Uma vez mais, o pinho rústico a forrar uma das paredes e simultaneamente a fazer de cabeceira da cama, onde podemos ver uma obra de autor desconhecido, simbolizando uma árvore.

Escadaria em ferro

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

Uma vista da escada que liga o piso térreo ao piso superior. Uma opção de desenho contemporâneo, criando uma grelha em ferro pintado que funciona como guarda da escada, esta também estruturada em ferro com degraus em pinho. A quebrar estes traços de contemporaneidade, foi colocado um espelho de desenho clássico marroquino em talha dourada. No conjunto tudo funciona na perfeição.

Quartos simplesmente bonitos

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

Um outro quarto, igualmente simples com alguns sinais de contemporaneidade, pelas linhas retas e os tons mais marcantes. Salientamos a obra de artista desconhecido na cabeceira da cama que simboliza uma trabalhadora rural alentejana de outros tempos.

Uma piscina única

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

Quantas são as piscinas com uma vista destas?! Depois de uns interiores maravilhosos, deixe-se deslumbrar por esta piscina única. Inserida numa plataforma em madeira, a zona da piscina inclui uma área generosa para apanhar banhos de sol. 

Sentido de Humor

Brisa do Mar:   por studioarte
studioarte

Brisa do Mar

studioarte

O humor é bem patente nesta casa de banho. E a forma como nos provoca, faz-nos sorrir. A partir de um simples armário de parede, em formato de cruz “vermelha”, para colocar medicamentos e outros objetos próprios de uma casa de banho, a opção por fazer dele o tema central pareceu-nos bastante divertido. A opção foi forrar a casa de banho integralmente com azulejo comum branco e reproduzir num formato XL a imagem do armário. Parece que estamos numa casa de banho num qualquer cenário da Disney.

Que tal? Gostou desta maravilhosa casa? Deixe a sua opinão
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!