Reabilitação em tons de vermelho!

mc mc
Loading admin actions …

Como sabe, são cada vez mais, e melhores, os projectos de reabilitação. Parece haver uma maior sensibilização face ao passado e como tal, uma maior pré-disposição e preocupação em manter as memórias de algo que hoje em dia, possa até já estar devoluto.

Sabemos que partilha da mesma opinião e por isso lhe mostramos diariamente, diversos exemplos de projecto de reabilitação e renovação de imóveis, quer seja no seu interior, ou mesmo quando recebem uma “cara completamente nova”.

O projecto de hoje, é prova de que o tempo e as novas necessidades, mais contemporâneas, nos conduzem à vontade que querer manter viva a alma da nossa casa, mas ainda assim, satisfazendo os nossos novos requisitos, aproveitando para renovar a sua imagem.

Antes: Desgastada

Antes da intervenção.:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Antes da intervenção.

raul sousa cardoso arqt

Para este projecto, foi chamado o jovem arquitecto Raul Sousa Cardoso. Exerce a actividade desde 2011, e tem desenvolvido projectos diversificados, procurando sempre uma resposta coerente e criativa.

O ponto de partida era esta moradia situada em Abragão, concelho de Penafiel. Modesta como tantas outras, onde o objectivo era o de remodelar quer o seu aspecto exterior como interior. A solução partiu da introdução de novos elementos, com cores marcantes dando um ar mais contemporâneo à moradia. Desde a entrada às caixilharias, a intervenção caracteriza-se principalmente pelo uso da cor.

Depois: Colorida!

Depois da intervenção.:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Depois da intervenção.

raul sousa cardoso arqt

Como pode ver, o resultado é maravilhoso! Um moradia igual a tantas outras, vê assim resolvidos diversos problemas! Não só a sua organização espacial foi reformulada como irá ver a seguir, como também recebeu uma “cara” completamente nova através de uma intervenção sublime e pouco profunda. O telhado foi renovado, garantindo assim uma maior estabilidade e conforto, como também todas as caixilharias foram adaptadas a cada abertura, correspondendo à marca característica do projecto. O espaço envolvente foi igualmente trabalhado, mantendo mais uma vez o cariz da projecto inicial.

Uma entrada diferente.

Escadas entrada principal:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Escadas entrada principal

raul sousa cardoso arqt

Aqui está talvez, a fotografia mais interessante deste projecto. Nela conseguimos ver bem onde todo o processo de intervenção começou. Aquilo que era anteriormente considerado como uma espécie de acrescento na moradia, assume agora um papel preponderante na intervenção. Uma nova entrada, mais moderna, com revestida com lâminas de madeira pintada com um maravilhoso tom vermelho. O uso desta cor, não só destaca este elemento como também contribui para uma compreensão espacial mais clara. Juntamente com o uso de painéis em madeira que compõem o “fecho” deste volume, cria-se desta forma uma harmonia bastante evidente entre materiais: madeira e pedra.

Tectos altos

Casa em Abragão - Recuperação de habitação uni familiar:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Casa em Abragão – Recuperação de habitação uni familiar

raul sousa cardoso arqt

No interior da moradia, a sala é bastante modesta. Como solução que começa a ser bastante utilizada neste tipo de projectos, a estrutura da cobertura foi preservada e assumida como elemento principal deste espaço. Apesar de acolhedor, a sala ganha assim um pé-direito mais confortável, contribuindo para a propagação da luz vinda das três janelas que dão para de jardim. À semelhança da imagem exterior, todo o mobiliário é de cores quentes, convivendo na perfeição com a madeira da estrutura à vista, contribuindo para o caracter rústico que se pretendia.

Pavimento em pedra

E agora, talvez o espaço mais interessante: cozinha e respectiva zona de refeições. Num espaço  bastante bem controlado, aquilo que merece mais destaque, apesar de pouco evidente, é o pavimento em pedra! A materialidade que encontramos nas paredes exteriores, não só é transferida para o interior, como também se estende ao pavimento, dando destaque a esta divisão. Ao contrário da sala, este espaço caracteriza-se pelo pé-direito mais reduzido e apesar de uma cozinha completamente nova, não deixa de ser bastante simples e rústico. Não deixe de reparar no cuidado relativo à iluminação da bancada!

Se gosta de projecto onde a pedra é o factor principal, leia este artigo sobre a casa que literalmente nasceu de uma ruína em pedra!

Portadas que filtram a luz!

Escadas entrada principal:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Escadas entrada principal

raul sousa cardoso arqt

E agora que já viu os dois espaços interiores mais relevantes, voltemos de novo ao exterior.

Como pode ver, trata-se de uma moradia de dois pisos, ligados entre si quer pelo interior, quer pela escadaria exterior em pedra. Tratando-se de uma fachada a Sul, houve o cuidado por parte do arquitecto, em dar o devido sombreamento aos espaços interiores através de portadas vermelhas em madeira que, como já conseguiu perceber, fazer parte integrante do conceito global do projeto. O espaço exterior disponível é bastante amplo oferecendo assim um leque de possibilidade de apropriação do espaço. Desde uma pequena mesa com duas cadeiras, como vemos na imagem, a mobiliário de exterior de maior volume, este espaço pode receber diversas utilizações!

Veja ainda este projeto de reabilitação de uma outra moradia!

Sombreamento garantido

Posto isto, concluímos que o objectivo geral, foi o de transformar uma modesta moradia, numa espécie de loft para passar uns dias tranquilos. A escala do existente e o programa apontavam, para um espaço aberto, definindo o ambiente através de cinco layers distintas:

- o pé-direito completo, assumindo a forma e estrutura da cobertura de duas águas; 

- as paredes pintadas de branco, maximizando a luz natural; 

- o pavimento contínuo texturado e informal no espaço de refeições e cozinha, que vai ao encontro do fluxo entre interior/exterior; 

- as portadas que pelo exterior quebram a entrada de luz directa no interior, funcionando com filtro de luz que “aquece” o espaço interior graças ao vermelho com que foram revestidas. 

- e por fim, a parede divisória pintada a branco que divide a zona da sala, do quarto. 

A prova de que uma casa no campo com um estilo mais rústico também pode ser muito moderna e ultra confortável!

Sabemos que gosta de projectos de reabilitação e gostamos de saber a sua opinião! O que achou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!