Chalé modular em madeira

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A homify apresenta-lhe hoje um projecto de um chalé modular construído com madeira maciça, procedente de áreas de florestamento da Europa. O chalé de madeira foi construído como um anexo de uma casa, na parte posterior de um terreno inserido numa floresta. 

Esta casa situa-se em Cabeça Santa, em Penafiel e a mesma prioriza um sistema construtivo sustentável, onde existiu eficiência no sistema de pré-fabricação, implicando um menor tempo de execução e também uma redução do custo final. 

Curioso para conhecer melhor este projecto sustentável charmoso e confortável, que faz uso de um sistema de estruturas modulares em madeira? Então verifique mais detalhes nas imagens seguintes. O projecto deste chalé foi desenvolvido pelo gabinete Norma, especializado em construções sustentáveis e pré-fabricadas.

Volumetria simples

O chalé de madeira é de volume compacto e foi erguido para servir de anexo a uma casa inserida numa floresta cercada por eucaliptos e pinheiros. 

O chalé serve como um espaço de refúgio e isolamento e está devidamente equipado para fornecer todas as necessidade a um pessoa de mobilidade reduzida.

Portanto, além das questões técnicas de construção, o projecto contemplou também as necessidades de mobilidade especiais do morador. A rampa de acesso é uma das soluções para facilitar o acesso por meio de uma cadeira de rodas.

Peças de madeira modulares

O chalé de madeira é constituído por sistema de estruturas de madeira e por vedação dupla constituída de componentes modulares de madeira. O sistema pré-fabricado implica no processo de construção mais ágil e mais eficiente, já que todas as peças e elementos construtivos são produzidos na fábrica e apenas transportados para o local da obra para sua posterior montagem – não podia ser mais e parecer mais fácil!

Na imagem, vemos as tábuas utilizadas para compor as superfícies duplas de vedação. A madeira usada na obra (Cryptomeria Japonica) é oriunda de uma floresta portuguesa sustentável e certificada. Já viu como somos ricos?

Fase de construção I

As qualidades estéticas e únicas da madeira são sem dúvida um aspecto indiscutível.

Neste chalé super compacto e sustentável, desde a estrutura à decoração, a madeira está presente em todas as partes da edificação, assumindo claro um papel de destaque. Até mesmo as esquadrias são feitas de madeira maciça.

Fase de construção II

Nesta imagem podemos perceber a estrutura elevada de cimento que isola o chalé de madeira do solo, evitando assim o contacto directo da madeira com possíveis humidades. Esta solução é fundamental para garantir a durabilidade da madeira. O espaço entre as paredes, feitas de madeira maciça, é preenchido com um material isolante para garantir um melhor desempenho térmico do edifício.

Solução final

Após poucos dias de montagem, o chalé de madeira ficou pronto. O chalé apresenta uma volumetria simples e tradicional, marcada pela inclinação do telhado de duas águas, pela varanda frontal e pelas superfícies de madeira. Uma passadiço em madeira interliga as duas construções – casa + chalé.

A localização do chalé, anexado à casa principal, usufrui de uma privilegiada e tranquila atmosfera nesta floresta de eucaliptos.

A cozinha

O interior do chalé é completamente revestido a madeira, inclusive as áreas molhadas como a cozinha e casa de banho. A cozinha é bastante compacta e iluminada. Uma ampla abertura origina luz natural para o ambiente além de mostrar uma vista deslumbrante para a paisagem natural.

Quarto I

Além da cozinha e do banheiro, o chalé de madeira abriga um dormitório, o principal espaço da edificação, que proporciona conforto e um ambiente intimista para o morador. Todas as superfícies são revestidas de madeira, evidenciando o aspecto rústico e atmosfera campestre da edificação. 

Para obter mais informações sobre os itens essenciais na decoração do dormitório, leia este artigo.

Quarto II

Além da cama, de estrutura metálica e das duas mesas de cabeceiras, os dois sofás vermelhos servem como zona de estar, agregando comodidade e funcionalidade ao quarto.

Ainda assim, o maior destaque no ambiente vai para a generosa janela com caixilho de madeira, que, além de permitir a entrada de luz natural, proporciona ao morador o contacto directo com a natureza e a vista para paisagem natural circundante – deslumbrante. As persianas garantem controle da luminosidade e a privacidade do morador.

Casa de banho

A casa de banho também é um espaço revestido a madeira e este encontra-se totalmente adaptado a pessoas de mobilidade reduzida e de cadeira de rodas.

Surpreendentemente, todas as superfícies são revestidas de madeira, realçando o estilo rústico do ambiente. Obviamente, nos ambientes molhados é necessário um tratamento especial da madeira, para evitar que o contacto com a mesma provoque alterações e não coloque em causa a durabilidade e a resistência do mesmo.

Inserção na paisagem envolvente

Este chalé de madeira pré-fabricado de volumetria tradicional, não poderia materializar outro aspecto, senão realçar o estilo rústico e campestre. Inserido num bosque de eucaliptos, existe uma preocupação em que a mesma se integre à paisagem natural.

O mesmo serve como um espaço de descanso e isolamento, proporcionando uma atmosfera intimista e aconchegante ao morador.

Que achou? Adquiria um exemplar destes com gosto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!