Que influência têm as cores quando aplicadas num quarto?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …
A vida é uma fusão de cores…  
Algumas são mais escolhidas do que outras para o quadro da nossa vida!

As cores estão à nossa volta, cativam ou não! Gostamos dela, umas mais que outras, existem as fortes, as vibrantes, as brilhantes, as mates ou ainda, as escuras. A possibilidade de ter um tonalidade diferente de uma cor é imensa, misturas e mais misturas dão vida a novas cores, cada uma com um nome. É claro que no dia-a-dia não usamos termos específicos, falamos na generalidade da paleta cromática – verde, rosa, azul, preto, branco, castanho e por aí em diante. 

Todos nós temos cores mais preferidas do que outras, no entanto, não quererá dizer que usaremos aquela cor para tudo na nossa vida, não sejamos radicais. Por exemplo, eu gosto muito do cor-de-rosa, porém uso em pequenos detalhes, não pinto tudo a rosa. E a sua cor, qual é? A partir das variações de cor preferida ou não vamos construindo a decoração da nossa casa, mantemos um equilíbrio por todas as divisões. No quarto, sabemos que lá precisamos de cor, mas também de suavidade, por ser um lugar de repouso, onde se procuram boas energias e revitaliza-se. 

Sabia que as cores têm um forte poder em nós? Não só pelos nossos olhos, elas são 'absorvidas' pela nossa mente, pois vários estudos apontam que as cores afetam o nosso sistema nervoso, influenciam as nossas emoções e humores. Incrível, não é? Por isso, não pode escolher a paleta cromática do vosso quarto atoa, nomeadamente no quarto, onde é preciso descanso. Vamos à descoberta de seis cores diferentes, o que elas influenciam e se de facto são ideais para ter no quarto. 

Leia tudo com atenção, até porque a cor pode aumentar a atenção e memorização, por isso, com a fusão de cores do artigo, talvez seja perfeito para memorizar estas dicas!

Verde

O verde amado por uns odiado por outros… É como tudo ou gostamos ou não! 

Quando falamos num quarto verde não quererá dizer que terá de o pintar de cima abaixo de verde, com lençóis verdes, tapetes verdes, não de todo. É o mood, como o tema principal, que será levado avante. Visto em detalhes, tal como vemos neste quarto decorado pela Andreia Louraço.

Decorar um quarto verde, pode trazer este lado da natureza, selvagem ou ainda tropical. Um pouco como uma extensão de férias a tempo inteiro… onde entramos pelo quadro adentro e lá está o paraíso, os trópicos, ideia para relaxar e abstrair-se. 

O verde é uma cor que alivia as tensões e agressões, perfeito para ter uma visão otimista. Ajuda ainda a acalmar as dores, de acordo com cromoterapia. Bastante harmoniosa, também permite um equilíbrio dentro do quarto.

Azul

Quarto Jovem Guimarães - Azul: Quartos ecléticos por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Quarto Jovem Guimarães – Azul

Ângela Pinheiro Home Design

Em tom de azul começamos a pintar a tela do nosso artigo. Uma cor de eleição, favorita e escolhida por muito de nós, é certo, ela funciona muito bem, em todos os espaços da nossa casa e o quarto não é nenhuma exceção. Existe em tom mais escuro ou mais claro, geralmente quando se escolhe uma cor, é toda a paleta cromática que será tida em atenção. Brinca-se com o escuro, o claro e ainda outras cores que se interligam de forma feliz, o branco, é por exemplo uma cor segura, fácil de casar com qualquer outro tom.

De acordo com a cromoterapia, uma prática que usa as cores para o benefício da nossa saúde, informa que o azul é uma cor que dá a sensação de relaxamento e serenidade. Que ajuda a superar medos e ainda, a recuperar do cansaço. Uma cor perfeita para ser usada nos quartos, uma vez que traz tranquilidade, serenidade e harmonia. 

O azul prolonga-se no espaço, seja em detalhes ou numas pinceladas na parede, perfeito para o equilíbrio que procuramos ao fim do nosso dia de trabalho árduo!

Amarelo

Quartos minimalistas por Студия дизайна Interior Design IDEAS
Студия дизайна Interior Design IDEAS

Двухуровневая квартира в морском стиле

Студия дизайна Interior Design IDEAS

Amarelo, sim! A cor que nos remete para o verão, para o sol ou ainda a areia torrada da praia… Ela atrai e nós gostamos. Detalhes, preferimos detalhes que todo um quarto revestido de uma única cor. O amarelo é ideal é uma cor quente, mas delicada, o que é ideal para este lugar de repouso. 

É considerada uma cor feliz e acolhedora, sendo assim perfeita para estimular o otimismo, tem uma energia bastante positiva, reduz o excesso de preocupação. Sabia que ao optar por um quarto amarelo será mais fácil acordar de manhã? Tal como no verão, quando vemos os raios de sol a penetrarem dentro do nosso quarto, a nossa disposição é logo outra! Quer ver esta cor vibrante, cheia de energia, dentro do seu quarto?

Vermelho

Bem o vermelho… a cor da paixão, do amor, do fogo… cheia de intensidade! Uma cor bonita de facto, mas infelizmente não tanto para o nosso quarto. Talvez um quarto todo o vermelho seria interessante por uma noite, mas não mais. A cor vermelha pode ser usada em alguns apontamentos decorativos (almofadas, tapetes ou cortinas), criam um contraste agradável a um ambiente mais neutro, mas não mais. Dentro de um quarto deve ser evitada a cor vermelha, nomeadamente no quarto das crianças, é uma cor demasiada intensa, que não é muito recomendada para um ambiente de descanso, leva a maior irritação, agressividade e aumenta o ritmo cardíaco. 

O vermelho é uma cor para ser usada em casa, mas em lugares como a sala, o jardim, num corredor, enfim espaços onde a passagem é mais rápida e não é relativa ao repouso. 

Roxo

Quartos escandinavos por decoraCCion
decoraCCion

Dormitorio actual

decoraCCion

A cor roxa talvez mais associada em ambiente infantis, nomeadamente ao das meninas. É uma cor, de facto, bastante agradável para crianças, colorida e alegre traz aquele toque infantil que se procura neste tipo de ambiente.

Contudo, podemos passar de pequenos para graúdos, é uma cor que também serve para quartos adultos, em ambiente mais femininos talvez. Pode procurar apontamento decorativos, desde o tom mais escuro ao lilás, bastante suave, harmonizá-los dentro do quarto, que serão tão fáceis de conjugar, é uma cor elegante, que traz nobreza ao ambiente. Opte sempre por apontamentos, não um quarto completamente roxo, que poderá trazer um certo desequilíbrio, se for utilizado em grande quantidade, pois esta cor também remete para a tristeza, saudade e melancolia. 

Castanho

QUARTO CLUB: Quarto  por Larforma
Larforma

QUARTO CLUB

Larforma

O castanho entra pelo nosso quarto e não só, é uma cor bastante presente na decoração da nossa casa, quer pelo mobiliário, portas, roupeiros ou pelo pavimento em madeira. Mas há quem o quer ainda com mais intensidade dentro do seu quarto, em mais pormenores e se assim, o pretender é bem escolhido. O castanho, é uma cor que transmite serenidade, segurança, natureza e ainda sofisticação. É uma cor quente, neutra e com ar natural. Combina com qualquer elemento dentro do quarto, é sem dúvida um clássico, mas que pode ser renovado pela junção de outras cores, criando assim ambientes distintos e espaços personalizados. Simultaneamente chique e reconfortante, combine-o com a sua cor preferida…

Esta cor da terra estimula a concentração e organização. Perfeita, não acha?

Descubra este livro de ideias, para descobrir imensos prazeres de decorar o seu quarto. Entre na aventura, já que a cor está escolhida!

E que cor prefere? Sabia da influência das cores na nossa mente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!