Cella Bar: O bar mais bonito do mundo!

Miguel Cavaleiro Miguel Cavaleiro
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe um projecto português que está a fascinar o mundo inteiro! Ainda não conhece? A homify conta-lhe tudo o que há para saber!

Se vai passar uns dias aos Açores no Natal ou na Passagem de Ano, não perca a oportunidade de ir a este bar maravilhoso na Madalena, ilha do Pico, beber um copo de vinho e aproveitar um fim de tarde a ver o pôr do sol. Há já quem diga que é o bar mais bonito do mundo! 

Nesta zona balnear, já existia uma construção em basalto e a FCC Arquitectura equipa sediada em Felgueiras, decidiu rejuvenescê-la com uma extensão em madeira que já mereceu largos elogios!

As imagens fabulosas são mais uma vez, trabalho do fotógrafo Fernando Guerra.

Arquitectura fora do comum

Estamos habituados a ver projectos de arquitectura que de alguma forma, seguem as normas mais comuns, racionais e clássicas da maioria do património arquitectónico, mas ainda assim, há muito mais para além destas “regras”! Não há dúvida que um projecto linear, bem desenvolvido, com a escolha acertada de materiais, volumetria e relação entre espaços, nos consegue encantar, mas este projecto é a prova de que a Arquitectura é de facto uma forma de Arte. Enquanto expressão artística, é fabuloso observar que cada obra é única, com características que se moldam a quem a desenha, mas também à história e lugar em que se insere.

Espaço reinventado

Neste projecto é evidente a rejeição de toda e qualquer ideia pré-concebida sobre como devem ser desenhados os espaços comuns ao nosso dia-à-dia. Para lá de paredes direitas e ortogonais, criando limites extremamente controlados, este projecto dá um passo à frente: reinventa esses espaços sob formas mais orgânicas.

O programa

O Cella Bar, como é chamado, é composto por dois volumes: um celeiro existente totalmente remodelado, erguido sob paredes de pedra vulcânica, e uma extensão construída inteiramente em madeira, concebida através do cruzamento reinventado entre uma baleia e um pipa de vinho.

Fernando Coelho, do atelier FCC Arquitectura, foi o responsável pela arquitetura, Paulo Lobo, pelo design interior onde se destaca a ligação ao vinho e a escultura do exterior ficou a cargo de Paulo Neves. O Cella Bar situa-se na costa da Ilha do Pico, uma das nove ilhas que compõem o arquipélago Açores, no meio do Oceano Atlântico.

O objectivo

A equipa teve como objectivo, criar uma obra contemporânea que se relacionasse com a história da ilha em que se insere e o vulcão, Ponta do Pico, que dá seguimento ao nome da Ilha. Segundo declarações da equipa responsável pelo projecto, “o edifício é o resultado de uma transformação regenerativa e expansão de uma pequena estrutura pré-existente que tinha sido abandonada há muitos anos”

​Um projecto da Ilha, para o Mundo

Facilmente percebemos que várias características do ambiente envolvente estão presentes na arquitectura do edifício, incluindo o contorno da ilha, rochas, baleias e barris de vinho.
A extensão, descrito pelo atelier, funciona como uma escultura gigante, construída usando uma estrutura curva em perfis de madeira que “andam” para a frente e para trás, criando assim as curvas suaves que vemos nas imagens.  Esta estrutura é posteriormente revestida pelo exterior com uma enorme variedade de madeira de cipreste.

As janelas de um barco

Indo ao encontro da linguagem formal do edifício, as janelas são circulares ou têm extremidades arredondadas. Simultaneamente, estas contrastam com as linhas mais rectilíneas e rústicas do velho celeiro. De todos planos transparentes, destaca-se o da extremidade: uma abertura circular maior que pode ser imaginado como a boca da baleia!

Este novo volume, trata-se então de uma criação contemporânea, de linguagem completamente diferente, contrastante com a linguagem ortogonal e clássica do edifício onde se insere.

Formas ousadas

No extremo ocidental da ilha do Pico, nos Açores, as curvas ousadas e incomuns do Cella Bar não passam despercebidas. É um bar, como o nome indica, mas é também um restaurante de tapas — e, por estes dias, é sobretudo uma obra de arquitectura a encantar o mundo. Publicações nacionais e internacionais estão a destacar o trabalho de Fernando Coelho, do atelier FCC Arquitectura, Paulo Lobo, responsável pelo design interior, e ainda Paulo Neves, que gizou a escultura do exterior.

Plasticidade inconfundivel

Um projeto de assinatura portuguesa que merece um valente reconhecimento. Um exemplo de que a arquitetura moderna também podem conviver com a paisagem natural do Açores, e com muito bom gosto. Para os sortudos que estiverem de visita à ilha do Pico não deixem de experimentar a esplanada, em cima do oceano, e peçam umas tapas acompanhadas por um bom vinho para um final de tarde em grande com os amigos! O projecto é definido uma enorme plasticidade, tanto em termos de formas como de materiais e é marcadamente inspirado pelo ambiente natural em torno da sua envolvente.

Uma palavra: harmonia!

No caso do edifício original do celeiro as paredes, telhado e portas careceram de profundas reparações, chegando algumas a ser substituídas. As paredes são de pedra de basalto, típica dos edifícios da região e o telhado é de telha tradicional em barro.

No final de tudo isto, os dois edifícios criam quatro espaços distintos: o piso térreo do celeiro é destinado ao restaurante principal, enquanto o nível mais baixo da extensão contém uma sala de jantar mais íntimo. No andar de cima, o celeiro abre espaço a alguns lugares adicionais e um bar de madeira. Portas envidraçadas conduzem-nos daqui a um terraço ao ar livre no nível superior da extensão, enquadrada por grades de metal.

​A gerência agradece

É gerido por Filipe Paulo, 34 anos, e Fábio Matos, 36, dois amigos naturais do Pico e formados em gestão. Decidiram abrir este espaço com esplanada (que até permite ver o Faial) porque nesta zona, afastada de tudo, faltava um local onde os habitantes e turistas pudessem conviver e beber um café ou comer alguma coisa de frente para uma vista de cortar a respiração. O conceito era simples: fazer algo moderno, orgânico e inspirado no vinho e no mar. Filipe Paulo diz que o objetivo era ter uma construção marcante que destacasse a vila a nível internacional. E parece que conseguiram mesmo. É que o Cella Bar já é notícia pelo mundo fora, com publicações em vários sites de vários pontos do planeta.

​É lindo e é nosso

E porque achamos que deve visitar este bar, podem visitar a página oficial no facebook, e aqui ficam os contactos e horários: +351 292 623 654 ou +351 962799526; email: info@cellabar.com. Está aberto de Domingo a Quinta-feira, das 12h00 às 24h00 e de Sexta a Sábado, das 12h00 às 02h00.

Ficou com vontade de conhecer o Cella Bar pessoalmente?

Também ficou cheio de orgulho deste "nosso" projecto? Deixe a sua opinião!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!