O que precisa para ter um canto de leitura?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Para muitos o acto de ler é uma actividade de lazer muito importante. Por isso mesmo faz sentido que se crie  um cantinho especial, pensado de forma a que estes momentos recreativos sejam ainda melhores. É facto que qualquer sítio pode ser um bom lugar para ler, quando se faz algo pelo prazer que essa actividade nos dá qualquer lugar serve. Ainda assim, porque a nossa preocupação é que tire o maior prazer da sua casa decidimos escrever este artigo porque na verdade criar um canto onde possa calmamente ler, faz a diferença.

É muito mais simples do que à partida poderá pensar e o resultado é de facto muito bom. Há apenas meia dúzia de coisas que são estritamente necessárias e é claro que o seu gosto e a sua vontade ditarão o resultado final. Venha connosco, vai ver que as sugestões que temos para lhe dar são óptimas!

Prateleira

Relaxing time: Sala de estar  por Loloca Design
Loloca Design

Relaxing time

Loloca Design

É sempre bom termos um local de apoio no nosso canto de leitura. Uma prateleira é sempre um boa opção. O móvel que vemos na imagem pode ser um bom exemplo já que é funcional e ao mesmo tempo decorativo, podendo servir para arrumar alguns dos seus livros dando um toque especial ao seu cantinho. Há que tentar tornar o espaço num recanto composto onde decoração e bom gosto existem ao mesmo tempo. Este é sem dúvida um canto de leitura muito apelativo, começando pela chaise long, passando pela janela e a iluminação, este é sem dúvida um sítio especial, onde poderíamos tirar o máximo partido da nossa leitura.

Um sítio para sentar confortável

Estante integrada: Sala de estar  por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Estante integrada

adoroaminhacasa

A premissa essencial para que o acto de leitura seja simplesmente fantástico tem que ver com o sítio onde confortavelmente nos sentamos. Uma cadeira confortável é indispensável se estiver a pensar criar em sua casa um canto de leitura, diríamos que com a mesma importância só mesmo a questão da iluminação. Pois bem, dependendo do que significa para si uma cadeira confortável há vários modelos que pode ter em conta. Pode optar por uma cadeira mais recostada, com encosto de cabeça, com braços, ou ainda com uma parecida à da imagem onde pode pôr as pernas ao alto. A verdade é que tem de se sentir realmente bem, porque  conforto é determinante quando se trata de actividades de que gostamos e nos dão prazer. Já sabe, a primeiríssima coisa a fazer quando estiver a montar o seu cantinho de leitura é escolher um cadeira que lhe encha as medidas.

Uma mesa

Claro que não poderíamos deixar de falar da importância de uma mesa num recanto como este. Já antes lhe escrevemos que as mesas de apoio são das peças de mobiliário mais úteis que poderemos ter em nossa casa, assim seja qual for o contexto dir-lhe-emos sempre sim, arranje uma mesa de apoio. No contexto de um canto de leitura ela é indispensável por diversas razões. Primeiro porque é nela que ira pousar o livro – ou livros – que está actualmente a ler e depois porque há sempre aqueles objectos que temos necessidade de pousar, como um copo de água, o telemóvel e uma data de outras coisas que poderão surgir. Uma mesa como a que vemos na imagem pode ser uma óptima opção já que as rodas permitem que a mova facilmente para o sítio que lhe for mais conveniente. 

A luz certa

PORTO . INTERDESIGN: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

PORTO . INTERDESIGN

Interdesign Interiores

Já anteriormente lhe escrevemos sobre a importância da luz num canto de leitura. Claro que a solução ideal é que possa estar perto de uma janela de dimensões grandes para que possa aproveitar durante o dia, a luz natural é sempre a melhor opção. Contudo, nos fins de tarde de inverno ou mesmo se quiser ler durante a noite é importante que coloque no seu recanto um candeeiro com uma boa luz. Entendemos por boa luz uma lâmpada que não seja fluorescente e que se assemelhe o mais possível a luz natural, desta forma os seus olhos agradecerão e você também.

Tecidos suaves

Exploring Time: Sala de estar  por Loloca Design
Loloca Design

Exploring Time

Loloca Design

Para que tudo seja perfeito no seu canto de leitura é importante que a suavidade esteja presente. A suavidade tem que ver normalmente com os têxteis que escolhemos. Grande parte da noção de conforto tem que ver com os tecidos que escolhemos para forrar o nosso nosso sofá ou para as almofadas, ou ainda – e esta é nossa preferida! – para a manta que temos para colocar sobre as pernas. Qualquer actividade que façamos sentados, ler, ver um filme a determinada altura pede uma mantinha sobre as pernas – aposto que as senhoras estarão de acordo connosco neste ponto! – e portanto nada melhor do que encontrar um destes exemplares de um tecido extremamente macio para que, sempre que chegue aquele friozinho possa sentir-se de imediato confortável. Há que pensar em tudo e mesmo quando determinados pormenores nos parecem irrelevantes, acredite que mais tarde eles vão fazer a diferença.

Acessórios (por exemplo plantas)

Exploring time: Sala de estar  por Loloca Design
Loloca Design

Exploring time

Loloca Design

Por falar em pormenores este é mais que não é de todo indispensável mas que na verdade vai acabar por fazer diferença. É sempre bom que na nossa casa tenhamos alguns seres vivos aliados à decoração. As plantas são por si só um elemento decorativo que confere sempre um toque especial a qualquer que seja o sítio onde se encontra. No seu canto de leitura não será excepção, elas serão mais do que bem vindas. Arranje um vaso igualmente bonito, perceba qual o melhor sítio para a colocar e dê um toque verde de natureza ao espaço. O exemplo que escolhemos para ilustrar este parágrafo mostra bem de que forma uma planta pode fazer toda a diferença em determinado espaço. Muitas vezes temos uma cantinho onde ficaria bem qualquer coisa mas não sabemos o quê… Experimente um planta, olhe que normalmente são elas a solução para este tipo de problema!

Gostou do nosso artigo? Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!