6 dicas para usar arte contemporânea na decoração de sua casa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo de hoje junta duas vertentes que muito nos agradam, a primeira apanágio da nossa publicação: decoração e a segunda: arte, no caso de hoje arte contemporânea. Há quem considere que arte – no geral – serve para decorar – ainda que não possamos concordar com essa opinião, acreditamos que certos objectos artísticos podem de alguma forma forma embelezar os espaços. Não defendemos que deva comprar um Picasso simplesmente porque este fica bem com as cores da sua sala de estar, contudo é facto que existem inúmeros quadros pintados a óleo, aguarelas, serigrafias que acabam por ter um carácter decorativo pelo facto de ser a peça perfeita para pendurar em determinada parede. Nada contra, como lhe dizemos tantas vezes o importante é que a sua casa, aos seus olhos lhe pareça bonita e que acima de tudo se sinta bem nela.

Temos sugestões de várias naturezas para lhe dar, para para cada necessidade uma opção diferente. Os pequenos apontamentos na nossa casa são como os acessórios de roupa, por mais pequenos que sejam fazem sempre a diferença! Posto isto passemos para as seis dicas que temos para si!

Uma parede ao estilo de uma galeria​

As galerias e os museus são os sítios onde, por excelência mora a arte – muitos de nós não nos importaríamos que ela morasse em nossa casa, mas à falta de melhor, dá-se um passeio pelo museu! – e o que caracteriza este tipo de espaços tem que ver precisamente com a forma como as obras estão organizadas. Uma parede ao estilo de uma galeria é um pouco vago é certo, já que não existem regras estanques, contudo o exemplo que vê na imagem pode ser um bom exemplo já que transmite um extremo cuidado ao nível da colocação dos quadros. Temos a certeza que o acto de pendurar cada um deles foi pensado de forma muito consciente e precisa. O efeito é sem dúvida muito elegante e as obras acabam por ter um espaço certo para que possam brilhar.

Contraste de esquema de cores

É difícil de uma forma categórica definir o que é arte contemporânea, tal como também o é caracterizá-la. Ela assume várias formas e feitios, contudo há algo que podemos afirmar: distingue-se e capta a nossa atenção. Não sendo propósito deste artigo refutar o conceito de arte contemporânea, vamos desde já assumi-la – no contexto deste artigo, apenas! – como uma linha decorativa, ficará tudo mais claro para todos! Assim começamos por abordar a questão das cores que é de resto central no contexto decorativo. Repare nesta imagem, não lhe parece que é este quadro que dá um toque especial à sala? É como pensarmos numa senhora com um elegante e simples vestido preto que depois deixa cair por cima dele um colar de brilhantes. Sem este acessório esta sala seria totalmente diferente, é pelo uso deste quadro que é adicionada cor e vida.  

Pontos de atenção especiais

PANDA VISION: Arte  por Surrealejos
Surrealejos

PANDA VISION

Surrealejos

Ao contrário do exemplo anterior mostramos-lhe agora um outro cujas dimensões são bastante mais reduzidas mas que ainda assim, se há coisa que não nos deixa, é indiferentes. Em primeiro lugar há uma certa estranheza no motivo escolhido como tema central do quadro. Não podemos negar que este é sem dúvida uma peça decorativa de carácter hiper surrealista – um panda imperial sentado num trono, é disso que este quadro retrata, certo? – ainda assim, o objectivo é mais do que cumprido e porquê? Porque a nossa curiosidade e atenção não nos fazem desviar o olhar. Este é um dos segredos mais bem guardados da arte contemporânea, a permanente curiosidade e dúvida que se cria em quem olha. Percebe o que lhe queremos dizer?

Significado cultural

Pormenores decorativos: Arte  por Casa do Páteo
Casa do Páteo

Pormenores decorativos

Casa do Páteo

O reavivar de outras culturas, o trazer para dentro do nosso espaço europeu um tipo de arte mais tribal e nada ocidental é uma opção decorativa pela qual pode optar. Achamos especialmente interessante adquirir determinadas peças num contexto que, de alguma forma, represente algo para nós. Por exemplo se foi passar a lua de mel a determinado lugar e quer trazer de lá alguma recordação, porque não uma que seja para a sua casa? Sempre que olhar para ela terá este reavivar de memória. Quem diz lua de mel diz uma qualquer outra viagem, o que é realmente importante aqui é que as peças que adquire tenham uma carga emocional. Esta é uma das particularidades mais maravilhosas da decoração, poder ter nas paredes da nossa casa, peças com memórias.

Por cima da lareira

Arte  por Fox And Velvet
Fox And Velvet

London Cityscape Print

Fox And Velvet

Arte por cima da lareira é aquilo a que podemos chamar de um clássico! E como é sempre bom revisitar os clássicos e muitas vezes dar-lhes novas roupagens – neste caso diríamos que é quase imperativo que se modernize o conceito de arte de lareira! – e precisamente por isso escolhemos este exemplo onde um quadro com uma ilustração de uma cafeteira e uma câmera fotográfica são personagens principais. Aparentemente são dois objectos que nunca colocaríamos juntos, mas lembra-se daquilo que lhe dissemos relativamente à arte contemporânea e ao seu sentimento de por vezes estranheza? Lá está aplica-se também aqui! Na verdade se olharmos para além da representação vemos dois objectos que ao nível da cor fazem todo o sentido. Quanto a nós uma abordagem fresca que recebe a nossa atenção!

Hall de entrada atractivo

hall da sua casa é sem dúvida o cartão de visita da mesma. Dizemos isto porque é o primeiro espaço com que qualquer convidado se depara quando entra. Se é uma pessoa de gostos arrojados e gosta de marcar pela diferença sugerimos que torne o seu hall de entrada atractivo de uma forma única e singular. O exemplo que vemos é o eleito do artigo e sem dívida o mais contemporâneo: uma parede rosa, um quadro com um desenho qe não conseguimos decifrar e uma mesa em madeira onde jazem umas flores secas e uma salva. Parece redutor dito assim, não é? Mas agora atente na fotografia… Não encontra aqui o toque contemporâneo, arrojado e singular de que falávamos anteriormente? Pois é… Há coisas que é difícil descrever por palavras, mas que quando captadas pelo nosso olhar ganham um outra dimensão.

O que achou do nosso artigo? Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!