Qual a melhor piscina para o seu jardim?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A decisão de construir uma piscina em casa, não é o tipo de decisão que se tome de ânimo leve e muito menos de um dia para o outro. Normalmente quando a piscina não vem com o projecto inicial da casa até se tomar esta decisão leva algum tempo. Se faz parte deste grupo de pessoas que está a pensar construir uma piscina no jardim da sua casa, então este artigo vai dar-lhe dicas importantes que com certeza o ajudarão a fazer a escolha certa.

Há vários factores a ter em conta – como de resto em tudo que tenha que ver com nossa casa – já que é um investimento grande. É certo que poucas coisas na nossa casa nos trarão o tipo de felicidade que traz uma piscina – falamos de coisas materiais está claro! – e por isso mesmo queremos que faça a escolha certa e que tenha a oportunidade de passar verões inesquecíveis na companhia de quem mais gosta.

Entusiasmado para começar a construir a sua piscina? Então solte as amarras e venha connosco!

Tamanho

O tamanho da sua piscina será algo a ter em conta desde o início. É impossível projectar uma piscina sem ter em conta o espaço que temos. Escolhemos este exemplo de propósito não só pelo tamanho mas também pela forma. É sem dúvida uma fotografia que nos deixa maravilhados pois para além das cores – uma mistura excêntrica que não nos podia agradar mais! – existe uma simbiose entre casa e piscina que nos faz de imediato desejar ambas. Como podemos constatar a piscina não é assim de dimensões tão extensas, contudo toda a envolvência do espaço torna este recanto especial. O segredo está precisamente na forma como ambos foram combinados que não poderia ter sido melhor conseguida. Um exemplo a reter! 

Piscinas

Quanto a si não sabemos, mas quanto a nós, cada vez que a palavra piscina ecoa nos nossos ouvidos somos de imediato transportados para muito longe, para lugares quentes, onde é sempre verão e o sol brilha! Para muito de nós existe uma quase aura de sonho quando falamos de piscinas. Claro que nos nossos melhores sonhos, uma piscina está logo ali no jardim da nossa casa, isso seria sem dúvida o imaginário perfeito. As piscinas servem essencialmente para que possamos tirar partido delas, contudo estaremos todos de acordo ao dizer que existe um lado estético muito forte e muito presente no que a piscinas diz respeito. Como no mundo da arquitectura e da própria decoração, também estes maravilhosos tanques azuis vão apresentando algumas diferenças com o passar do tempo. É precisamente isto que queremos abordar neste artigo, de que forma há diferentes aspectos que podemos ter em conta quando quisermos construir uma piscina no jardim de nossa casa.

Diferentes materiais

Timeless with a twist: Piscinas ecléticas por Viterbo Interior design
Viterbo Interior design

Timeless with a twist

Viterbo Interior design

Normalmente somos levados a pensar que os materiais das piscinas são sempre os mesmos – neste artigo não estamos abordar as piscinas pré-fabricadas, atenção! – mas a verdade é que não é bem assim. Existem os modelos mais clássicos em que o ladrilho azul é o mais comum, contudo não é este o único material. Neste terceiro parágrafo apresentamos-lhe uma piscina feita em pedra – e que piscina maravilhosa esta! – que pode ser um outro tipo de opção. Esteticamente o resultado é perfeito como pode ver, contudo há algo importante a ter em conta e que tem que ver com o facto deste ser uma material super dispendioso. A verdade é que a diferença para uma piscina mais normal é muito considerável mas se quiser algo verdadeiramente arrojado e único esta poderá ser uma solução.  

Cor

Começamos por nos afirmar super fãs do clássico azul das piscinas – é como a combinação do preto e branco, nunca falha! – em primeiro lugar porque é um azul maravilhoso em segundo porque faz parte do nosso imaginário de sempre respeitante a piscinas. Contudo, como tão bem sabe, estamos sempre abertos à mudança e isto significa que não negamos nenhum tipo de inovação, muito pelo contrário somos os primeiros a dizer sim arrisque! pois bem, escolher um outro azul para a piscina de sua casa, não é uma tarefa nada complicada, já que as opções são mais do que muitas. Escolhemos um azul mais escuro do que aquilo que é normal, contudo esta não é a única opção, os verdes também são relativamente fáceis de encontrar. Normalmente também por uma questão de materiais – os azulejos para piscinas, são para piscinas por alguma razão! – encontram-se neste espectro de cor mais fria e sim, teremos de concordar que existem cores belíssimas.

Tipo de tratamento da água

O tipo de tratamento da água da sua piscina é algo com que tem de se preocupar desde o primeiro dia. Existe um conjunto de regras que tem obrigatoriamente de cumprir pela sua saúde e pela dos seus. As primeiras vezes convém que faça este tratamento com a supervisão de alguém, já que existem medidas e quantidades muito especificas que têm ser cumpridas, mas facilmente poderá fazer este tipo de tratamento sem qualquer tipo de ajuda. Uma água saudável é uma água melhor!

Segurança para as crianças

Por fim, não poderíamos terminar sem dedicar parte deste artigo aos mais novos – que são sempre grandes entusiastas de ter um piscina em casa! – e à sua segurança. É muito importante que tenha em atenção a estrutura da sua piscina porque mesmo quando as crianças aprendem a nadar em tenra idade os perigos podem estar iminentes. A dica que temos para lhe dar é muito simples e dará jeito a miúdos e graúdos: certifique-se que pelo menos numa das extremidades da piscina toda a gente tem pé. É simples e todos vão tirar partido de ter os pés bem assentes no chão sempre que se sentirem mais cansados mas ainda pouco refrescados para irem para a toalha!

Gostou dos exemplos? Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!