Dicas fantásticas para dormir melhor

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo que preparamos para si, não tem só que ver com decoração mas acima de tudo com bem estar. Como todos tão bem sabemos uma noite bem dormida, é uma noite revitalizante para o corpo e para a mente. Praticamente todos os dias temos contacto com a importância de dormir bem, de uma vida saudável fazem parte boas noites de sono. O factor número um para uma boa noite de sono tem que ver com a qualidade do colchão e quanto a isto não há muitas dicas que lhe possamos dar. Definitivamente é imperativo que compre um colchão e estrado de boa qualidade. Contudo existem outras dicas preciosas que lhe podemos dar relativamente à disposição do quarto e estas sim vão com certeza ser-lhes muito úteis. 

Todas as sugestões que temos para lhe dar são bastante intuitivas e se ainda não pensou em algumas delas, elas vão fazer-lhe de imediato sentido quando as ler! Esperemos que as suas noites sejam já de descanso e repouso e que estas dicas sirvam apenas para melhorar a qualidade do seu sono. Se não for este o caso, experimente por em prática algumas das sugestões que lhe damos, vai ver que sentirá diferença apenas ao fim de alguns dias!

Posição certa da cama

A primeira dica preciosa que temos para lhe dar tem que ver com a posição da sua cama. Aquilo que lhe dizemos numa primeira instância é para tentar que a sua cama fique perto de uma janela e que a sua vista seja dentro do possível desafogada. O ideal seria termos um  quarto como o que vemos na imagem, mas infelizmente não será possível para todos ter um quarto envidraçado. Contudo o que é realmente importante é que tenha a possibilidade de ter luz natural – quartos interiores são um não redondo! – e que o seu acordar seja minimamente tranquilo e natural, deixar a luz entrar de manhã cedo é uma óptima maneira de iniciar o seu dia e tendo um dia bom, terá com certeza uma noite mais descansada.

Evite poluição electrónica

Nos dias que correm os telemóveis são uma quase extensão do nosso corpo. Em primeira instância isto é logo mau princípio, é verdade que cada vez mais estamos dependentes dos nossos smart phones e que eles são uma ajuda imensa para o nosso dia a dia, contudo há que saber estabelecer barreiras e limites. Se é uma daquelas pessoas totalmente viciadas em telefones tem de começar por algum lado e por isso mesmo deixamos-lhe aqui uma regra imperativa: nunca leve o telemóvel para a cama, mesmo que a sua desculpa seja o despertador, deixe quanto muito este aparelho electrónico – isto serve para tablets, computadores e outros que tal – longe da cama. É muito importante que durante a noite o seu sono não seja interrompido pelo som de uma mensagem ou algo do género. Esta é uma dica preciosa que não há como cumprir, é só durante a noite, logo pela manhã terá o seu telefone de volta!

Evite trabalhar na cama

Muitas vezes ou porque está frio ou porque é mais confortável levamos o computador para a cama e aproveitamos para por algum trabalho em dia, responder a alguns emails etc. Isto é sem dúvida um grande não! A cama é um lugar que nada deve ter que ver com trabalho, podemos ler, tomar o pequeno-almoço ou até ter uma manhã em família deitados na cama mas trabalhar não. É muito importante termos isto bem presente nas nossas vidas, já que cada actividade tem o seu devido sítio, para que o trabalho corra bem e a noite seja bem dormida deve separá-los.

Evite cores muito vivas e luz fria

Quartos minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

As cores e a luz influenciam em tudo a nossa vida sendo por esta razão que escolhemos determinadas cores para as diferentes divisões , porque elas nos transmitem sentimentos e sensações. No que diz respeito ao seu quarto também há algumas coisas que deve ter em conta. Em primeiro lugar deve evitar cores muitos vivas, já que estas acabam por estimular muito mais o cérebro e a visão e depois as luzes demasiado frias também não são uma boa opção, já que acabam por ser mais agressivas. No nosso quarto deve imperar serenidade e paz, esta é sem dúvida uma das dicas mais importantes que temos para lhe dar.

Evite dormir na cama do seu ex companheiro

Quartos modernos por GRUPO VOLTA
GRUPO VOLTA

Recamara principal

GRUPO VOLTA

Esta dica não será efectivamente uma dica estanque, imaginado que o seu ex companheiro é alguém com quem tem uma óptima relação e que está presente no seu dia a dia, não haverá problema nenhum em fazê-lo. Contudo se está a passar por uma separação recente, ouse de alguma forma ainda está a lidar com estas questões relativas ao passado, aconselhamos que evite dormir na mesma cama. Isto pode ser algo passageiro, ainda assim é algo que pode melhorar a qualidade da sua noite de sono.

Evite mobília de metal

Quartos ecléticos por labzona

É verdade que existe mobília de metal muito bonita e de extremo bom gosto, contudo se tem alguma dificuldade em dormir  bem este tipo de mobília é de evitar. Procure algo mais orgânico como a madeira, o metal acaba por ser um material mais pesado que pode precisamente retirar alguma da leveza ao espaço e isso pode condicionar a forma como se sente no seu quarto.

Ambientes sossegados

Algo que em tudo condiciona o nosso descanso  é o silêncio que existe à nossa volta e se o ambiente em que dormimos é sossegado ou não. Mesmo que tenhamos um sono pesado é diferente dormir rodeado de tranquilidade ou no meio de agitação. Claro que quando se vive no meio de uma cidade isto acaba por ser mais complicado, ainda assim não é impossível. Não se esqueça que a tranquilidade começa em primeiro na sua casa e depois no seu quarto. Certifique-se que o ambiente é calmo e lhe permitirá ter noites de sono descansadas.

Evite decoração agressiva

Por fim e já quase a terminar, um pouco do que já fomos deixando implícito, evite decoração agressiva, quanto menos ruído tiver o seu quarto melhor se sentirá nele. Isto não significa que deve ter um quarto totalmente despido, não é isso, pelo contrário deve ter um quarto com elementos que o façam sentir bem, ainda assim tenha sempre alguma conta, peso e medida, um quarto que respira livremente é um quarto onde irá certamente dormir melhor.

Gostou do nosso artigo?! Deixe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!