Como separar a cozinha da sala? 6 ideias fantásticas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se vive num apartamento pequeno ou o desenho arquitectónico da sua casa tem áreas abertas e amplas, talvez sinta a necessidade de dividir ambientes, especialmente se a cozinha partilha o mesmo campo visual da sala.

Existem diversas e únicas formas de demarcar atmosferas, dando uma sensação de maior amplitude, privacidade e conforto aos espaços para que deles consigamos desfrutar ao máximo.

Recorrendo a paredes, a móveis e a ilhas é possível circunscrever zonas que servem propósitos distintos. Não raras as vezes, essas adições funcionais, acabam também por surgir como elementos interessantes do ponto de vista estético e decorativo indo, assim, ao encontro das nossas necessidades e gostos.

Neste livro de ideias, deixar-lhe-emos seis sugestões que o ajudarão a transformar a sua casa de uma forma única e bonita.

E que tal uma ilha?

As ilhas de cozinha encerram em si próprias uma forte e distinta personalidade por via dos materiais que encontramos a revesti-las, das suas formas e da forma como estão equipadas. É fácil elas tornarem-se no ponto focal de uma cozinha.

Na fotografia que vê acima, proposta do gabinete Elías Arquitectura, podemos ver que os ambientes se encontram todos integrados sem distrações visuais, fazendo com que o lugar tenha um aspecto amplo e luminoso. As cores neutras dos acabamentos e da decoração reforçam este conceito de unidade e de integração.

A ilha da imagem separa de forma muito elegante dois ambientes distintos: o da cozinha e o da sala de estar e de jantar. No entanto, há uma indiscutível harmonia na maneira como o projecto foi pensado. A nobreza do mármore para isso contribui. Trata-se de uma pedra elegante e sóbria que comporta carácter e força de forma excepcional, reforçando a luminosidade e a simplicidade das linhas que caracterizam o estilo moderno do conceito.

Com uma parede baixa

As paredes são a forma mais tradicional de dividir os ambientes de qualquer lugar graças à diversidade de materiais em que podem ser construídos. É, assim, relativamente fácil incluir um em nossa casa para obter um toque de privacidade em determinado ambiente.

Uma parede baixa, à semelhança da que vemos na imagem, tem a vantagem de manter o campo visual desimpedido, conservando a iluminação natural. Para a construção de uma pequena parede não precisa de alterar a estrutura da casa. No fim, pode optar por um acabamento com textura ou converter a sua parede numa obra multifuncional, aproveitar para nela embutir uma lareira ou tão-somente decorá-la com fotografias ou flores.

Na imagem, do atelier Hélo Marques, podemos ver que a sala de jantar integra o ambiente da cozinha e o muro divide-os, enriquecendo a decoração sem que se perca a luz natural proveniente da cozinha.

Através de uma mesa

A maneira mais simples e económica de dividir espaços é com um móvel, seja ele um sofá ou uma mesa.

Consoante os nossos gostos e a decoração que marque o estilo de nossa casa, podemos colocar peças discretas ou, por outro lado, mais chamativas, para criar um ponto de atenção extra no ambiente. Na imagem, da Design Rules, podemos ver que a divisão da cozinha e da sala faz-se por meio de uma mesa dentro dos mesmos tons da cozinha, dando continuidade ao espaço e tornando-o mais luminoso e fresco.

Repare-se, também, nas cores alegres das flores que dão ao espaço uma sensação de frescura e de aconchego.

Com uma estante

As estantes são peças originais e práticas para dividir os ambientes sem sobrecarregar os espaços. Recomendamos que opte por uma estante com uma altura de 1m80 e com uma largura similar à dos móveis de cozinha. Tudo dependerá, claro, dos seus gostos, necessidades e espaço disponível. Uma estante mais pequena também cumprirá este propósito.

Preencha as prateleiras com todos os livros e revistas que tenha aí por casa, mantendo os de culinária virados para a cozinha. Por entre eles, tanto pode colocar flores ou outros ornamentos, como até uma televisão ou uma lareira que, pela localização, aquece ambos os lados. Inspire-se nesta sugestão da Architekten Spierkermann que nos mostra uma divisão muito bem pensada.

Uma parede tradicional

Salas de estar modernas por decorazioni
decorazioni

Projekt Harvestehude

decorazioni

As paredes dividem os ambientes, marcam os limites espaciais e são as telas perfeitas para expressarmos a nossa personalidade. Podem-se construir paredes com um toque original para manter os ambientes abertos e bem iluminados, criando profundidade como é o caso deste apartamento em Hamburgo, proposta da Decorazioni, onde a parede divide por completo a cozinha da sala, havendo, todavia, uma abertura entre ambas como se de uma porta invisível se tratasse. Repare, já agora, na dicotomia cromática entre tons mais escuros e móveis de cozinha brilhantes que propiciam dinamismo e volume aos espaços.

Manter o espaço livre

Cozinhas modernas por ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL
ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL

ARTS & CRAFT BY PEDINI ARTE CUCINE

ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL

Nenhuma das opções anteriores o agradou? Então, é simples. Mantenha a área completamente desimpedida, sem limites espaciais ou visuais, de tal forma que a decoração da casa chegue para delimitar os ambientes, seja por via das cores, das texturas ou da iluminação.

Como podemos ver neste exemplo do gabinete Arte Cucine/Pedini, com um estilo industrial, os espaços convivem juntos com harmonia e simplicidade, havendo um equilíbrio elegante e cheio de personalidade.

O que lhe pareceram as nossas sugestões? Por qual delas optaria? Deixe a sua sugestão na caixa de comentários abaixo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!