Área de Sala: Salas de estar minimalistas por Plano Humano Arquitectos

A casa modular para as férias em Lisboa

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Hoje a Homify 360º escolheu um projeto bastante diferente para lhe apresentar. Se a arquitetura é feita de casas grandes e espaçosas ou apartamentos soberbos no centro das cidades, ela também é feita de obras mais humildes que se conformam em poucos metros quadrados.

Em pleno século XXI, o papel do arquiteto é cada vez mais vasto dedicando-se acima de tudo à resolução de problemas. É integrado nesta vertente mais pragmática que lhe apresentamos o desenvolvimento de uma habitação modular capaz de se adaptar a uma multiplicidade de contextos sem comprometer a sua performance.

O atelier responsável por este trabalho é conhecido por Plano Humano Arquitetos e desenvolveu este processo em parceria com Jular Madeiras SA que prestou um importante contributo para o resultado final. Com mais de sete anos de existência, o escritório é composto por uma equipa jovem e dinâmica motivada pela vontade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Venha connosco e fique a conhecer um projeto muito interessante facilmente integrável na vida da maioria da população.

Programa e projeto

Vista Exterior: Casas minimalistas por Plano Humano Arquitectos

O desafio colocado à equipa Plano Humano Arquitectos consistia no desenvolvimento de uma unidade habitacional que através de custos controlados fosse capaz de criar um espaço confortável sem comprometer os aspetos estéticos. Pretendia-se assim a criação de uma estrutura compacta capaz de acomodar uma zona de estar, uma pequena cozinha e uma casa de banho de apoio.

O trabalho desenvolvido pelos arquitetos assume uma forma paralelepipédica com dimensões bastante reduzidas, comercializada sob a forma de um kit facilmente transportável. No interior, a sala pode ser dividida através de painéis removíveis criando duas áreas que pressupõem diferentes graus de intimidade. Enquanto a sala se relaciona com uma pequena área exterior incorporada no módulo, o quarto assume uma atmosfera bastante mais privada. Além de ser facilmente montado por apenas duas pessoas, este módulo não envolve a utilização de qualquer equipamento pesado. Naturalmente, também não são necessárias fundações podendo ser implantado em praticamente todo o tipo de terrenos.

Interiores

Área de Sala: Salas de estar minimalistas por Plano Humano Arquitectos

Apesar do projeto se destinar a situações temporárias, nomeadamente de turismo ou abrigo de fim de semana, houve uma preocupação real em tornar às pequenas áreas em locais agradáveis. Numa tentativa de tornar os espaços mais amplos, o exterior escuro é contraposto por um interior revestido em tons claros. De facto, foi possível transformar um espaço com dimensões reduzidas numa zona de estar bastante interessante e com características ideais para relaxar.

Quarto

Sala e Quarto: Quartos minimalistas por Plano Humano Arquitectos

quarto limitado pela porta de correr é responsável pela integração de uma dimensão de adaptabilidade, muito característica da maioria dos projetos modulares. Naturalmente o número de mobílias integradas na divisão, assim como no resto da habitação, foi reduzida ao essencial, otimizando ao máximo a área disponível. Mais uma vez, privilegiou-se a adoção de cores claras que estabelecem um contraste harmonioso com o pavimento em cortiça e multiplicam a sensação de iluminação.

Cozinha

Copa / Cozinha: Cozinhas minimalistas por Plano Humano Arquitectos

A cozinha foi constituída em materiais modernos, garantindo uma atmosfera contemporânea inerente a estes projetos modulares. Situada junto a um grande vão, a cozinha estabelece um importante diálogo com o exterior podendo integrar uma excelente iluminação natural, dependendo do lugar onde seja implantado o módulo. A escolha de equipamentos com linhas minimalistas acaba por tornar o espaço mais levo, evitando um excesso de informação numa casa pequena.

Equilíbrio

Vista Exterior: Casas minimalistas por Plano Humano Arquitectos

A arquitetura tem vindo a demonstrar a versatilidade das suas intervenções afirmando a resolução de problemas como uma das suas principais valências. No fundo o arquiteto acaba por se assemelhar a um gestor de características essenciais da arquitetura como o controlo de custos, conforto, iluminação, estética e muito mais. O trabalho desenvolvido pela equipa Plano Humano Arquitetos, prima sobretudo pela vontade de equilibrar uma série de exigências num espaço simples e harmonioso. A qualidade da obra resulta de um processo exigente que permitiu simplificar um programa extremamente complexo.

O que achou deste projeto? Imagina-se a ir de férias para um espaço assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!