Como planear uma casa amiga da família em 7 passos

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Quando iniciamos a nossa vida a dois, é natural que o entusiasmo e os poucos recursos financeiros nos levem a aceitar quase qualquer espaço que possamos chamar casa. Na verdade, naquele momento o que importa é estarmos juntos e dividirmos o nosso dia-a-dia com a pessoa escolhida. Abdicamos do jardim, do terraço, dos três quartos (às vezes até abdicamos dos quartos de todo!), da cozinha espaçosa e da sala onde caiba um bom sofá. No entanto, com o passar do tempo, o amor e uma cabana – literalmente! – deixa de ser suficiente. E, por norma, qual é a grande razão para que o T0 menos 1 deixe de satisfazer as nossas necessidades? O crescimento da família! Quando chega um bebé, tudo muda! Aquela pessoa de 50cm faz com que a vida do casal se altere e, de repente, deixe de haver espaço para tanta roupinha e nova mobília e brinquedos e tudo e tudo! Ainda que dê para aguentar os primeiros meses numa casa mais pequena, eventualmente a família tem que se mudar para uma maior, para que toda a gente tenha o seu espaço e conviva harmoniosamente. Se este é o seu caso, fique connosco e leia as dicas que temos para lhe dar acerca de como planear uma casa amiga da sua família!

Terraço, varanda ou jardim? A escolha é sua!

Vale Pisao: Terraços  por ACTUAL SOLUCÕES

Comecemos pelo espaço exterior. Quando a família é grande ou existem crianças, todo o espaço exterior é pouco. O ar livre permite que as pessoas se libertem mais e descontraiam melhor. Num espaço assim, pode estar com as crianças a fazer trabalhos manuais (que, dentro de casa, seriam uma dor de cabeça maior no que toca à limpeza) ou a fazer exercício físico. Caso não tenha crianças, torna-se um espaço mais calmo e tranquilo, super relaxante e que nos ajuda a repor as energias depois de um bom banho de sol – mesmo no Inverno! Dependendo da área disponível, também é um óptimo sítio para receber amigos, fazer uma festa ou fazer uma refeição fora de casa. A reter: não descurar a existência de um terraço, varanda ou jardim na sua próxima casa. Pode levar-lhe um pouco mais do orçamento, mas a família vai agradecer!

Disponha os livros como pequenas obras de arte

Quer seja por motivos profissionais, escolares ou por gostos pessoais, a probabilidade de ir acumulando vários livros ao longo do tempo é grande, principalmente quando a família é maior. Vamos das bandas desenhadas ao livros técnicos, passando pela auto-ajuda, pelos manuais escolares e livros de ficção. às vezes pode ser complicado guardar todos os exemplares sem que nenhum fique atirado a um canto, a ganhar pó, certo? Então vamos arrumar a biblioteca! A sugestão que lhe deixamos é a de expor a colecção da família numa bonita estante ou em várias prateleiras: não só ganhará espaço para todos, como ainda aproveitará o espaço aéreo inutilizado. O ambiente também se tornará mais confortável e familiar, como todas as lombadas (cada uma com a sua personalidade) a fazerem jus ao seu lugar!

Escreva frases nas paredes

Deixe que a casa comunique consigo e com todos os que por lá passam! Pode deixar recados, frases inspiradoras, provérbios os piadas – a casa é sua, faça o que tiver mais a ver consigo. Seja ousado com o tamanho, o tipo de letra e até com o material usado para fazer este tipo de decoração! O resultado final será certamente a criação de um espaço mais informal e descontraído, que permitirá aos elementos da sua família sentirem-se em casa . Além disso, as frases podem ser alteradas ao longo do tempo, conforme a vossa própria história. Se ficou com vontade de ver esta decoração aplicada, dê um salto à página da catita illustrations e deixe-se apaixonar!

Crie uma área de brincadeira

Private house building in Lousada (Portugal): Jardins modernos por Dynamic444
Dynamic444

Private house building in Lousada (Portugal)

Dynamic444

Em todas as casas com crianças é quase obrigatório ter uma zona completamente livre de perigos e possíveis ameaças que permita aos mais pequenos gastarem toda a energia, sem esgotarem a cabeça e a paciência dos pais. Os adultos que tentam manter uma criança dentro de quatro paredes durante um dia inteiro sabem do que estamos a falar e é por isso que é importante ter uma área onde eles possam correr e brincar à vontade, sem que para isso precisemos de estar sempre em cima do acontecimento, para ver se a jarra de porcelana chinesa ainda se mantém de pé e inteira. No entanto, sabemos como nem sempre é possível ter um jardim ou um terraço para os mais pequenos, por isso sugerimos que abdique de parte da sua sala, de um quarto, do sótão ou da sua garagem para criar um quarto onde os miúdos possam estar à vontade.

Escolha materiais resistentes e duradouros

Casas de banho modernas por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Badezimmer mit Sauna

FingerHaus GmbH

Fazer com que o orçamento mensal cubra todas as necessidades do nosso núcleo familiar pode requerer alguma ginástica, certo? Se assim é, vamos escolher não ter grandes surpresas a meio do mês, como por exemplo canos rotos, loiças de casa de banho partidas ou até a máquina de lavar roupa que avariou. Portanto, e por muito que isso implique um esforço maior no início, opte por adquirir equipamento feito com materiais mais resistentes e duradouros para evitar surpresas que desestabilizem o seu orçamento familiar. Verá como a longo prazo ficará mais satisfeito e com menos dores de cabeça quando verificar que os seus electrodomésticos, os acabamentos da casa e a sua mobília duraram mais que os da maior parte dos seus amigos – e sem obras de recuperação pelo meio!

Use tapetes de exterior no interior

Seguindo o raciocínio anterior, falemos de tapetes. Os tapetes transformam a nossa casa, tornando-a mais confortável e aconchegante. No entanto, com o uso, estes elementos podem degradar-se, adquirir manchas, perder a sua cor… Por este motivo, sugerimos-lhe que experimente colocar um tapete de exterior na sua sala, no seu corredor ou noutro sítio de grande passagem e de grande utilização pela sua família!

Emoldure projectos artísticos feitos em família

Quartos de criança modernos por Home Lifting

Por último, nada como dar um toque ultra personalizado à sua casa! Ponha mãos à obra com os seus filhos e criem peças artísticas que sejam decorativas ou possíveis de utilizar no quotidiano. Verá como os mais pequenos ficarão orgulhosos das suas criações – e com isto ganha duas coisas: poupa algum dinheiro e ainda os mantém felizes!

Qual foi a ideia que revolucionou a sua casa? Diga-nos, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!