Apartamento colorido e super especial

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Algumas casas têm realmente um DNA muito próprio e bem marcado. O exemplo de hoje é claramente um bom exemplo disso mesmo. O design e a linguagem aplicados em toda área é tão idêntico e tão forte, que os espaços facilmente seriam identificáveis como pertencendo ao mesmo apartamento, mesmo se todos fossem vistos de forma isolada.

Claro que há quem considere este tipo de planeamento e decoração chato e aborrecido e prefira ter um quarto de tons verdes a lembrar a natureza e cheio de decoração étnica, casa de banho azul a lembrar o mar e cozinha super minimal e futurista. Cada um ao seu estilo dentro da mesma casa ou apartamento.

Há imensas maneiras diferentes de se alcançar uma mesma linguagem e ainda uma unidade em design numa habitação. Ainda assim, existem alguns truques facilmente reconhecíveis mas em todos eles a consistência é importante. Um óbvio e simples método de fazer com que todas as suas divisões se sintam da mesma família, é escolher um estilo (ou vários) e garantir que o mesmo se repita por toda a casa.

Com este apartamento na região de Borgonha de France, Laurence Faure empregou exactamente essa técnica e conseguiu um apartamento com cores fortes aplicadas de forma proeminente transmitindo um design muito confiante e especial.

Quer perceber exactamente como ficou? Venha daí…

A cor principal

Esta imagem apresenta a cor que domina o projecto inteiro – aplica na parede este maravilhoso azul turquesa. O cor de laranja avermelhado, aparece também aplicado nas mesas finas de apoio, no tampo da mesa de jantar e no interior do candeeiro suspenso, como mais uma presença forte de cor em contraponto o azul. Esta será outra cor que será vista diversas vezes, tal como o tom azul que se irá repetir e a qual se irá acostumar ao longo das seguintes fotos.

Repare como a parede de fundo em madeira de textura com letras e algarismos é o centro de todas as atenções desta sala de jantar.

Excentricidade conseguida

Mais em pormenor, é possível ter uma melhor ideia de como os painéis de parede com textura muito incomum encaixam no resto da sala de jantar/jantar. O tom morno da madeira utilizada, combina optimamente bem com o laranja aplicado em certos detalhes, conseguindo um interior confortável e agradável. 

Repare como a iluminação natural e artificial iluminam de forma neutra e eficaz todo o espaço.

O posicionamento de cabeça para baixo de algumas letras e algarismos, acrescenta uma dose extra de estranheza ao que já é uma característica excêntrica presente na divisão. As cores brilhantes e os apontamentos de peças de design, são os responsáveis por este ambiente descontraído e divertido.

As cores dominantes

Como já tínhamos afirmado anteriormente, a sala de jantar e a de estar dividem o mesmo espaço. Precisamente atrás da mesa de jantar estão localizados diversos sofás de aspecto super confortável em cabedal preto.

Também aqui, a cor laranja aparece como uma das cores principais do apartamento. O seu tom forte e aberto, age como a cor dominante do espaço e o candeeiro no tom oposto, turquesa, aparece para contrastar e realçar o seu formato assimétrico.

A cozinha aberta

O apartamento para parecer mais amplo e funcional é de divisões abertas e portas apenas existem para as divisões mais privadas. Como pode ver, nesta perspectiva consegue ver a cozinha, a bancada, e ao fundo a divisão com sala de estar e ainda de jantar. O pavimento sendo totalmente em madeira é o grande responsável por esta linguagem constante.

Ao fundo, a parede azul clara contem um objecto decorativo bastante forte e que já foi possível de ver em fotos anteriores – um conjunto de espelhos circulares de efeito fisheye reflectem as diversas cores e tonalidades do ambiente. Também aqui na cozinha, o tom laranja e turquesa continuar a liderar. As lâmpadas suspensas e em miniatura penduradas sob a bancada são funcionais e ao mesmo tempo decorativas.

Um quarto secreto

Não sei se reparou, mas a tal famosa parede em madeira de estampado extravagante, esconde na realidade uma porta e uma divisão do lado de lá. Nesta mesma fotografia também é possível perceber onde se localiza o segundo quarto da casa. O mesmo é fechado e tornado mais privado com portas de correr em vidro e posteriormente com cortinas.

O quarto que se vislumbra para lá da porta, tem mais uma vez a cor principal e que marca fortemente o ADN de que falávamos inicialmente – o azul turquesa.

Quarto de criança

No interior percebemos que se trata de um quarto de criança composto simplesmente por uma cama tipo beliche e ainda uma zona de estudo. O espaço é mais uma vez alegre e também mais uma vez, o mesmo modelo das cadeiras da sala é agora aplicado no quarto como cadeira de estudo.

A zona de estudo

A zona de estudo é composta por duas cadeiras e ainda por uma pintura alusiva à função desta zona. O gato de linhas estilizadas, lê um livro e incentiva as crianças da casa a seguirem o exemplo.

A casa de banho

E por fim, a casa de banho! Aqui, como já se previa, também a cor azul é aplicada exaustivamente. Em diversos materiais e ainda em diferentes tons, é nesta cor que lembra a água e o oceano que a casa de banho foi totalmente revestida. Mais uma vez, o pavimento continuou em madeira de cor clara, como em todo o restante pavimento, evitando assim diferenças e a descontinuidade que foi a todo o custo evitada.

De estilo moderno e bastante contemporâneo, optou-se pela construção de uma parede que não toca o tecto, para a divisão da zona da sanita e do banho.

Gostou das cores e do lado mais extravagante do apartamento? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!