homify 360º Uma habitação moderna!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Vivienda unifamiliar en Navàs, eidée arquitectes S.L.P. eidée arquitectes S.L.P. Casas minimalistas
Loading admin actions …

É directamente de Espanha, mais propriamente de Navàs, município situado a norte de Barcelona, que lhe trazemos este fantástico projecto. Claramente inspirado em premissas modernistas, esta habitação uni-familiar, responde a uma diversidade de questões que se colocaram. O resultado foi um edifício com planta em L, onde o programa dá vida a este magnífico exemplo moderno. Este projecto pertence aos arquitectos Eidée Arquitectes S.L.P. Ao estar situado num terreno triangular e instável, o projecto necessitou de uma abordagem específica de modo a lidar com as mais variadas questões, neste sentido,os arquitectos optaram por um método particular de implantação que lhe iremos mostrar seguidamente!

Venha descobrir algumas particularidades que compõem esta fantástica solução arquitectónca!

Versatilidade!

Nesta perspectiva é possível percepcionar a forma particular do terreno onde se insere esta habitação. Um sítio triangular e um pouco acidentado. A solução optada de modo a solucionar esta questão foi a de construir dois volumes sobrepostos em forma de L, aproveitando assim o espaço de uma forma extremamente inteligente. Esta configuração permitiu a criação de um espaço verde versátil, com várias zonas distintas incluindo uma zona exterior coberta pelo volume superior.

A entrada

O acesso à entrada principal é feito através de uma rampa que conecta com a zona exterior coberta. Esta solução permite a criação de um percurso acessível para todos, e a cobertura assinala um espaço intermédio de transição interior/exterior O volume branco (inferior) alberga todas as zonas públicas da casa, no volume cinza optou-se pela atribuição dos espaços privados da casa.

Transparências

A transparência é um dos pontos chave deste projecto, permitindo a amplitude do espaço, conferindo também uma maior leveza do espaço, contrariando assim o peso do volume superior. A materialidade relembra-nos o modernismo brasileiro de Lina Bo Bardi, o betão, a estrutura distinta, a cor vermelha e o principal material, o vidro, todos eles contribuem para a criação de uma atmosfera única! O espaço exterior coberto pelo bloco cinza, conforma um espaço de descanso e lazer exterior, protegido dos raios solares e da chuva, esta solução mostrou-se incrivelmente inteligente e prática!

No interior…

Como sabemos, existem sempre orientações menos desejáveis para a abertura de vãos, ainda assim a luz natural é sempre uma mais valia nos interiores de uma habitação. Neste sentido, optou-se pela abertura de pequenos vãos triangulares de modo a iluminar o interior, sem quebrar a performance energética do edifício. O resultado é um local ritmado, pelos vãos aparentemente aleatórios, com pontos de luz triangulares em constante movimento!

As escadas

A escadaria situa-se no ponto onde os dois volumes se tocam, sendo assim o elemento principal e rótula fundamental do edifício enquanto ponto de transição entre cotas. As escadas, pelo seu minimalismo construtivo transmitem uma ilusão flutuante acentuado pelo reflexo na guarda de vidro. 

A cozinha!

A cozinha situa-se no volume branco, juntamente com a sala de jantar e de estar. Assumindo uma personalidade decorativa minimalista e elegendo o contraste preto/branco para solução cromática,a cozinha destaca-se pela sua simplicidade decorativa. Ao concentrar todos os espaços comuns no volume inferior, voltado para o jardim, o projecto assume o espaço exterior como espaço pertencente à habitação, criando assim uma certa ambiguidade. Destacamos também a excelente iluminação natural de todos estes espaços, proporcionados pelos grandes vãos orientados para o exterior.

Um local privado

No volume superior situam-se todas as funções privadas, nomeadamente, quartos, casas-de-banho e closets. O vidro, uma vez mais, demonstra-se uma solução implacável de modo a maximizar a iluminação natural, dividindo assim os espaços muito subtilmente. Aqui podemos observar um detalhe do closet e da casa-de-banho, com um toque clássico e moderno! Neste local, mostra-se pertinente a questão do detalhe, na minimização de juntas à vista e encaixe perfeito dos materiais, de modo a conferir este ar perfeccionista e cuidado.

O que achou deste projecto?

Achou este artigo relevante? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista