6 dicas para projetar o seu escritório em casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Trimmm Trimmm!! Toca a acordar! Está na hora…  Pensava que por aqui não se trabalhava? Enganou-se! Destino: escritório!

O escritório é o local de trabalho e sobre isso não há dúvidas. Umas vezes é uma extensão do local de trabalho, onde os assuntos se vão arrastando até casa, ou outras vezes é mesmo lá que tudo acontece. Tendo em conta que hoje em dia, é possível ter um emprego a partir de casa. Em ambos os casos, este pedaço de casa pode ser dividido com outra divisão, como a sala ou o quarto, caso não existir uma divisão própria. 

o artigo de hoje é para que consiga ter um espaço de trabalho criativo e giro. Há sempre como melhorar o antigo, esta é uma certeza. A outra certeza, é que o nosso escritório tem de ser o mais apelativo e atrativo possível. Caso contrário falta-nos aquela genica para nos motivar.

Trouxemos até si seis dicas para projetar o seu escritório, tendo em conta os elementos que não podem mesmo faltar por lá, aqueles que são essenciais…  Quer descobri-los? Então siga que hoje a coisa é séria!!

Quando falamos de trabalho dá nisto…  

A escrivaninha: o elemento-chave

Precisamos de inspiração… de concentração, de um lugar tranquilo e sossegado, com todos os apetrechos para trabalhar… é no escritório que vamos… Precisamos de o compor e…

A peça fun-da-men-tal dentro de um escritório é a escrivaninha, tem dúvidas? Nós não… Sem ela nada feito. Preciso de uma mesa de trabalho, independentemente da forma, do modelo, da cor ou ainda do material que ela se apresentar. É através dela que iremos desenvolver as nossas tarefas de trabalho, de estudo ou ainda de lazer. Os modelos de escrivaninha variam imenso, podem ser organizadas de diferentes modos como com gavetas, prateleiras, nichos ou ainda um suporte para teclado ou monitor de computador. Elas podem ser extensas a outras peças de mobiliário, dependendo do espaço que dispõe para este pequeno lugar laboratorial. 

Antes de escolher a escrivaninha tenha em atenção o ambiente do espaço, ela deverá combinar com as restantes peças de mobiliário, nomeadamente se esta for colocada num cômodo já comprometida (sala ou quarto). Talvez o mais acertado será optar por um modelo versátil, adaptando-se assim a qualquer estilo, podendo ser encaixada neste ou naquele lugar sem qualquer problema. Outra dica, se puder, compre uma escravaninha num tamanho razoável, pois o espaço de uma mesa rapidamente se torna pequena, com o atulhar das papeladas, do computador e afins. É claro, que no fim do trabalho deixe tudo em ordem e organizado nas gavetas ou outras arrumações próprias.

Cadeira confortável

OUTONO E INVERNO: Escritório  por Entre Led e Design
Entre Led e Design

OUTONO E INVERNO

Entre Led e Design

Escrivaninha escolhida. Passemos à cadeira! O segundo elemento mais importante ou melhor tão importante, porquê? A razão é simples é todo o nosso conforto e bem-estar, que poderá ser remetido para uma questão de saúde. Quem passa muito tempo enfiado num escritório saberá o quão é importante estar bem sentado, caso contrário dores de costas, far-se-ão sentir rapidamente. 

É muito simples, se sabe que irá estar sentado mais de seis horas no escritório da sua casa, então é preferível investir numa boa cadeira, estofada e que possa criar movimentos com ela, tanto giratório, para facilitar os movimentos, mas também que faça balanço, de forma a movimentar-se um pouco e as costas irem para trás, para relaxar. Depois do conforto, vem então a questão de design e material, procure que tenha a ver com estilo do espaço e ainda que, seja uma cadeira com uma ligeira inclinação para trás, é preferível para um melhor posição e conforto. Além disso, uns repousos braços, são também bem-vindos, para não criar tensão nos ombros e braços, se passar muitas horas a escrever no computador.

Iluminação

038 | Apartamento, Ericeira, Mafra: Escritório  por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

038 | Apartamento, Ericeira, Mafra

T2 Arquitectura & Interiores

Estamos a falar de trabalho, então precisamos inevitavelmente de uma boa iluminação, quer de luz natural, como artificial. Procure colocar a sua escrivaninha perto da janela, além de lhe trazer uma visão agradável e de inspiração, irá ser uma fonte de luz importante, pelos raios de sol que penetram pela divisão adentro. Para os momentos nocturnos, a luz artificial é então, imprescindível, opte por dois pontos de luz, uma direta e uma indireta. Uma iluminação que virá do teto e abrangerá toda a área e outra mais focada, de forma a fixar o ponto do seu trabalho e não requerer tanto esforço ocular, o cansaço será assim menor. Escolha um candeeiro de mesa ou de pé, que seja amovível e regulador de luz, para jogar com a intensidade e foco de iluminação que pretende. 

Inspire-se nesta ideia de escritório bem iluminado, criado pelos decoradores portugueses T2 Arquitectura & Interiores.

Toque de arte

Escritório  por Héctor Nevado
Héctor Nevado

Flexo tubería, madera y bombilla carbono

Héctor Nevado

A arte é sempre uma fonte de inspiração, para além de ser um elemento decorativo interessante, onde quer que ela possa andar pela casa. E o escritório não é exceção, frente à parede da escrivaninha, de lado ou ainda por detrás, é uma questão de analisarem o espaço e como a querem prevalecer. O que é certo, é que ela permite criar um ambiente atrativo pelas cores, pelo desenho, pela mensagem por detrás escondida… Enfim, é o toque de arte que cria magia!

Há peças caras e outras nem tanto… Mas se quiser, pode sempre ser o artista da sua peça de arte, brincando com as cores que quer ver no seu escritório. Dê fruto ao seu trabalho, começando com umas pinceladas numa tela branca…  

Plantas

A Mãe Natureza espalha-se pela casa adentro… No escritório, ela também dá uma lição! Não a queiram perder do vosso campo de visão, pois ela promete ser a vossa procriação!!

O verde das plantas ou a cor de algumas flores, trazem a frescura e o lado vivo a um ambiente, que se pensa mais monótono e enfadonho. Precisamos de nos sentir inspirados e em harmonia com tudo o que está em nosso redor e de facto, os elementos naturais trazem-nos aquele bem-estar, como se estivéssemos perto da natureza, para não ficarmos tão aborrecidos em dias de muito trabalho. Aposte nas plantas ou em flores são elementos vitais que despertam a nossa mente.

Decoração para a escrivaninha

Claw / organizer: Escritório  por HR Design Studio
HR Design Studio

Claw / organizer

HR Design Studio

E como qualquer superfície não a queremos despojada de nada… Não significa também que se irá encher de tudo… jogar apenas com o equilíbrio, até porque é um lugar onde precisa de espaço. Já sabe que nós aqui na homify gostamos de tudo atrativo, decorado e com extremo bom gosto, e as ideias não é cá coisa que nos faça falta. Inspire-se nos milhares de produtos e artigos que temos por aqui… Mas não deixe de não decorar a sua escrivaninha com detalhes subtis, como um porta lápis, um bloco de notas à mão para apontar todas as suas ideias, um computador, umas molduras de fotografia, umas velas, umas letras de madeira, com as suas iniciais e pouco mais. Escolha o que mais gostar e quando se cansar é só trocar, não são peças muito dispendiosas.

E não se esqueça quanto mais limpo for, mais atrativo será e menos stress visual e irá lhe causar, aumentando assim o nível de produtividade. É isso que pretendemos, certo?

Este artigo irá o ajudar a projetar o seu escritório? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!