Salas de jantar clássicas por Francesca Maria surace

Um delicioso sótão com o perfeito estilo shabby chic

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O que acontece quando o estilo shabby chic se encontra com elementos típicos da tradição mediterrânica? A resposta a esta pergunta é-nos dada pelo gabinete Francesca Maria Surace, a designer de interiores responsável pelo projecto deste fantástico sótão que mistura elementos de diferentes origens para criar um ambiente íntimo e acolhedor. 

O resultado é surpreendente: um espaço único com um registo rústico e com preciosos detalhes que parecem saídos de um livro de histórias de encantar. Acompanhe-nos através das fotografias e descubra, aos poucos, as várias divisões deste sótão. Imagem após a imagem, estamos certos de que vai ficar conquistado com a elegância simples de cada recanto.

Vamos ver.

Uma visão geral sobre a sala de estar

Começamos a nossa visita guiada virtual com uma perspectiva geral sobre a sala de estar que se encontra num amplo e acolhedor sótão onde a cor escura do tecto com vigas expostas é compensada pelos tons de branco que predominam no espaço. Nesta primeira imagem, conseguimos perceber de imediato o equilíbrio entre elementos refinados, como os lustres, e os tapetes e peças de antiquário.

A entrada requintadamente decorada

Esta fotografia da porta seria suficiente para compreendermos o estilo do espaço no qual sobressai a atenção ao detalhe e à tradição.

Quarto principal

Antes de regressamos ao núcleo social, mostramos-lhe o quarto de casal com um estilo clássico e tradicional. O dossel traz intimidade e aconchego à cama.

As portas da sala de estar mereciam ser destacadas. Tal como a porta que já lhe mostrámos, também elas se integram no estilo do espaço com pinturas ornamentais em tons suaves e motivos românticos. Este sótão é um verdadeiro conto de fadas. 

A sala de estar em estilo antigo e refinado

A sala de estar tem um estilo tradicional e acolhedor. Porém, os móveis em cores claras propiciam-lhe a leveza típica do estilo campestre. O tapete garante o conforto do espaço, criando um contraste dentro dele.

Detalhe de classe

Vemos agora mais em detalhe um armário pintado num tom pastel típico do estilo shabby chic. O verde menta propicia frescura ao espaço. As portas com rede deixam ver os ornamentos decorativos guardados no armário. 

Sala de jantar elegante e refinada

Na sala de jantar, o branco dá lugar aos tons quentes da mesa e das cadeiras antigas.

Para que não falte música

O piano, também com um estilo shabby chic, foi pintado de branco e envernizado. Para além de servir uma actividade lúdica, também decora o espaço.

Um misto entre o rústico e a simplicidade rústica

O luxo e a simplicidade complementam-se neste sótão. Exemplo disso é o contraste entre o sumptuoso lustre de cristal e o louceiro em madeira com pintura em decapê.

O lustre impõe-se sobre a mesa

O lustre em ferro forjado ilumina a área de refeições, reforçando o interesse decorativo da mesma.

Atmosfera de outros tempos e conforto moderno

Ainda que a atmosfera seja essencialmente rústica e campestre, não falta o conforto da modernidade presente no grande sofá e na televisão para a família se reunir ao fim do dia.

Shabby e com influências barrocas

Quando se fala do estilo mediterrânico, não podemos deixar de mencionar o barroco, parte integrante de quase todo o património artístico e cultural do sul de Itália. As linhas sinuosas e cenográficas estão presentes em vários elementos da decoração deste sótão. 

Cozinha funcional, mas com o mesmo estilo

O estilo shabby chic repete-se na cozinha, um ambiente funcional e dotado de comodidade, mas com uma decoração pensada ao detalhe, desde o conjunto de mesa e cadeiras construídos por mestres carpinteiros à pia em louça típica das cozinhas do campo. 

Um toque de classe

Um fogão e forno à melhor antiga para preparar os melhores cozinhados. 

Um vislumbre da cozinha

Antes de deixarmos a cozinha, repare no lustre em ferro forjado que ilumina o espaço, tal como acontece na sala de jantar. 

Encontramo-nos agora na varanda decorada com cores pastel e padrões alegres e equipada para acomodar pequenos-almoços informais e almoços em família.

Os detalhes da casa de banho são irresistíveis. Dos espelhos ovais com molduras trabalhadas às torneiras e suportes para as toalhas, tudo se une numa perfeita harmonia.

As cores do sul para a segunda casa de banho

O azul céu e o bege da praia são cores típicas do sul que predominam nesta segunda casa de banho com detalhes shabby chic.

Terminamos o nosso livro de ideias com uma imagem que resume na perfeição o estilo que percorre toda esta casa que sobressai pela tradicionalidade e estilo campestre. Os azulejos são peças únicas e elementos típicos da região, tendo sido usados com mestria neste espaço.

O que achou deste projecto? Partilhe connosco a sua opinião.
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!