Feng Shui: 10 truques para um quarto mais harmonioso
Quartos clássicos por Roselind Wilson Design

Feng Shui: 10 truques para um quarto mais harmonioso

Feng Shui: 10 truques para um quarto mais harmonioso

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

De acordo com o Feng Shui, todo o mundo está conectado por um fluxo de energia. Este fluxo não deve ser interrompido nem ter obstáculos. Pelo contrário, os corpos e as coisas devem unir-se nesta dança eterna e constante. Os móveis, materiais e cores que decoram uma casa afectam este fluxo. Assim, a eleição de cada elemento da casa é vital, segundo esta filosofia, para que o universo se mova a nosso favor.

Como já vimos noutros livros de ideias, o Feng Shui aplica-se a todos os ambientes da casa, tendo, cada um deles, um foco particular. No caso do quarto, o objectivo é favorecer um descanso pleno e aprazível. 

Este artigo ser-lhe-á útil se é apaixonado pelas práticas orientais e se quer inspirar nelas para decorar a sua casa. Acompanhe-nos.

O que é o Feng Shui?

Feng Shui significa, literalmente, vento e água. Esta prática, quando aplicada à decoração, ensina a converter a energia negativa em energia positiva. O propósito é que a energia flua através de uma integração perfeita do Yin e Yang. A base do Feng Shui é a relação entre o ser humano e o seu ambiente e a integração do mundo natural e artificial; o objectivo do Feng Shui é, numa palavra, a harmonia. 

E por falar nisso, acha que o quarto que lhe mostramos na imagem é um convite ao profundo descanso? 

A posição da cama

Uma coisa a ter em conta é que a cama nunca deve estar na mesma linha que a porta. A posição da cama é muito importante, pelo que, se a colocar em frente à porta, estará a bloquear o fluxo de energia. Esta é uma regra básica e muitos simple cujos efeitos são notórios. 

As plantas

Decorar o quarto com plantas é crucial para a harmonia do espaço. Porém, a eleição das plantas não deve ser feita ao acaso: nunca se devem escolher plantas com espinhas ou com folhas rectas e pontiagudas. Por outro lado, é benéfico colocar as plantas junto à janela. Não precisará de muitas, apenas das que lhe trouxerem uma boa energia.

Armários

A desordem está absolutamente proibida se quer ter um quarto que respeite as regras do Feng Shui. Não basta ter um armário com espaço para guardar tudo. O seu interior deve estar efectivamente organizado e não com os objectos amontoados num inestético caos. 

As cores

A escolha das cores é essencial. Os elementos considerados pelo Feng Shui são a madeira, a terra, o fogo, o metal e a água. É importante estabelecer uma continuidade entre o interior e o exterior do espaço e a eleição de uma cor adequada para o uso funcional dos vários ambientes: um tom alegre que fomente o convívio para a sala de jantar, um tom cheio de energia para a cozinha e, neste caso, um tom relaxante para o quarto.

Os ângulos

Usualmente, os quartos são rectangulares ou quadrados. Este é o melhor formato para o Feng Shui. A abundância de ângulos e de esquinas bloqueia a harmonia energética. Inspire-se no impecável quarto que lhe mostramos na imagem acima.

Os espelhos

Os espelhos são muito importantes para o Feng Shui. Estes objectos têm um grande peso a nível energético e podem emprestar muita harmonia a um quarto. Contudo, não devem ser colocados em frente à cama, pois, com a escuridão, poderão provocar sobressaltos. 

O mobiliário

Em conformidade com as suas regras principais, o Feng Shui propõe, para o quarto, móveis confeccionados com materiais nobres e naturais, como a madeira, os tecidos de algodão ou o vidro. De fora ficam os plásticos, inimigos acérrimos da energia positiva.

O branco

O branco é o tom dos quartos, por excelência. Esta ideia é partilhada pelo Feng Shui que recomenda o branco como multiplicador de uma boa energia para o espaço de descanso. Na imagem acima, vemos um quarto minimalista em branco total, bem ao estilo do Feng Shui.

Calidez

Segundo esta prática oriental, não se devem usar cores frias no quarto, como o azul, o violeta ou o verde. Para um sono agradável e para um verdadeiro descanso, faça-se rodear por tonalidade cálidas. Pode recorrer à neutralidade do bege e fazer sobressair um ponto do espaço com detalhes em cores terra, amarelo, laranja, vermelho ou castanho.

Veja mais quartos da autoria dos decoradores registados na homify.

Acredita nesta corrente de pensamento oriental? Vai pôr em prática estas sugestões?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!