Espaços divididos por lareiras modernas

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

O uso da lareira na habitação evoluiu ao longo do tempo, variando entre regiões, sociedades e costumes. Nos dias que correm é bem mais fácil e barato conseguir uma pequena lareira, que seja fácil de manutenção e limpeza. Neste caso, este tipo de lareiras podem vir a ser introduzidas em paredes secundárias, sem qualquer importância na estrutura principal da habitação. Será sobre elas que hoje falaremos neste artigo! Não importa qual a decoração interior que possa ter na sua sala, a lareira será facilmente adaptada a qualquer espaço. Esteticamente deslumbrantes, que nos servem quando os dias frios atacam, este é um dos elementos mais eficientes para a sala. Para além de fornecer o calor que necessitamos, elas poderão dividir o espaço e ao mesmo tempo adicionar um certo charme. Embora sejam pensadas quase exclusivamente para as salas de estar, as lareiras poderão ocupar os quartos, cozinhas e até casas-de-banho.

Das minimalistas às rústicas, passando pelas modernas, deixamos uma selecção de espaços divididos por lareiras que transformam o nosso bem-estar e a nossa saúde mental!

Um lugar discreto

A simplicidade desta lareira revela um detalhe deveras importante em cada espaço: a importância dos elementos que não agridem visualmente o interior e não interferem com o bem-estar do habitante. Sabemos da importância que têm este tipo de soluções para a nossa sociedade e em especial, para a evolução da arquitectura.  Sempre que possa, escolha uma lareira que seja ajustada ao seu espaço, discreta e menos poluente possível. Estará a contribuir para uma evolução e mudança de hábitos e mentalidades,  em prol do progresso tecnológico e cultural!

Uma solução viável e eficiente

Os arquitectos alemães Philip & Peter Hellmers revelam-nos a imagem de uma lareira que ocupa uma parede junto às escadas, no interior de um projecto para uma casa familiar. Sem dúvida um exemplo que junta eficiência e criatividade. Procurámos por todos os meios aquecer a habitação da melhor forma possível. No entanto, estas soluções vieram a viabilizar o espaço que as lareiras tradicionais ocupavam. Vivemos actualmente perante fortes avanços tecnológicos e o desenho de lareiras embutidas na parede também fazem parte dessa onda revolucionária em casa!

Mobiliário original e a combinar

Sala de estar  por Kamin-Design GmbH & Co KG
Kamin-Design GmbH & Co KG

Elektrokamin Aspect SPlan-21 EL mit Elektroeinsatz Modul L

Kamin-Design GmbH & Co KG

Este tipo de lareiras são fáceis de montar e não precisam de qualquer conexão com a rede de gás ou electricidade, para que possam funcionar por casa. Isso permite que sejam flexíveis e facilmente manuseáveis, ao ponto de conseguirem organizar o espaço quando ajustadas as paredes.  A variedade de modelos, tradicionais e modernos, permite-nos encontrar a solução que melhor se adaptará ao nosso tipo e estilo de decoração interior. Tal como vemos no projecto de Kamin Design, as lareiras a bioetanol não são apenas um elemento de design elegante, mas por outro lado, também podem ser uma solução arquitectónica, esteticamente equilibrada e amiga do ambiente.

Um elemento com uma forte presença

Esta bela sala dividida pela lareira, faz parte de um projecto que visou a reconversão de um celeiro. Esta renovação de luxo traz muitos elementos aparentemente inigualáveis. Como tal, consideramos o interior deste espaço ecléctico, já que é uma mistura de elementos contemporâneos com rústicos. A parede que divide os espaços, incluí uma televisão embutida, uma grande lareira, bem como uma unidade de armazenamento. Embora o design seja entre o elegante e  o minimalista, é de salientar o contraste entre as vigas de madeira e a própria parede branca!

Simplicidade ao estilo nórdico

Sala de estar  por Stovax Heating Group
Stovax Heating Group

Riva Studio Duplex Fire

Stovax Heating Group

Para aqueles que admiram o estilo minimalista, hoje em dia ainda se pode ter o conforto usando uma lareira como divisora de espaços. Estes elementos são interpretados e adaptados a cada avanço tecnológico e adquirem um novo formato ou aparência. Consigo trazem uma funcionalidade que ultrapassa a tradição. Sendo actualmente uma peça de design, de uma beleza única, não foge ao objecto principal para qual foi construída: aquecer a nossa habitação.  Com uma maior preocupação e responsabilidade  perante a natureza, as novas lareiras embutidas nas paredes, procuram não só contribuir para a decoração interior,  tal como têm vindo a reduzir os consumos das fontes de energia. 

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!