Quartos de criança modernos por Çelebi Ahşap & İç Dekorasyon ve Tasarım

Quartos infantis e juvenis: 20 móveis para encomendar a um carpinteiro

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os mais novos também merecem um espaço devidamente adaptado aos seus gostos e necessidades. A partir de uma certa altura, eles já não se conformam com uma simples cama e decoração escolhida pelos pais, pois têm o seu próprio estilo e querem pô-lo em prática. Não há nada melhor do que fazê-lo através dos móveis, da roupa de cama, dos tapetes, das cortinas, dos candeeiros e do que incentivá-los a participar na escolha dos vários elementos. 

Ainda assim, na hora de adquirir os móveis, deve considerar alguns aspectos muito especiais: devem ser práticos, divertidos, compactos, multifuncionais, joviais e, claro está, resistentes. As lojas, armazéns e catálogos da especialidade têm à disposição um vasto leque de peças dentro destas características que podem atingir preços elevados, seja por estarem na moda, por serem em materiais de alta qualidade ou simplesmente por causa da marca que ostentam. Mas, não desespere. Existe uma outra opção: recorrer aos serviços de um profissional de marcenaria. 

Neste livro de ideias, apresentamos-lhe 20 projectos de móveis para o quarto dos mais novos, desde crianças a jovens adolescentes. Escolha a melhor opção, mostre-a a um carpinteiro e faça uma surpresa aos seus filhos.

1. Um quarto muito geométrico

Este conjunto consiste numa base de cama com gavetões que permite que a criança que dorme na parte de baixo tenha a sua privacidade garantida. Por cima dela, foi construída uma segunda base em estilo mezanino, surgindo enquanto superfície ampla útil para organizar o espaço. Outro pormenor interessante é o aproveitamento das escadas como estante de livros. Um elemento bastante funcional e divertido.

2. Cubos e cestas

Este quarto conta com dois armários, um colocado no piso superior e outro sobre a parede, onde se podem guardar livros, brinquedos, aparelhos electrónicos, roupa, sapatos e, no caso de ter um bebé, fraldas, roupa de berço e todos os acessórios necessários para o bem-estar da criança.

3. Multifuncional aproveitando a esquina

Este projecto é extremamente funcional e consiste numa estrutura que serve, ao mesmo tempo, de base de cama, espaço de trabalho e estante de livros, aproveitando uma esquina que, de outra forma, seria um espaço inútil onde não seria possível instalar qualquer outro tipo de móvel. Desta forma, é possível usufruir de um escritório em frente à janela e aproveitar a luz natural.

4. Beliche compacto

O nosso quarto exemplo mostra-nos um beliche com camas mais largas do que é normal. A superfície lateral foi utilizada para pendurar chapéus. 

5. Cama com dois níveis

Neste quarto, deparamo-nos com uma cama de madeira em cor natural ao nível do chão e uma superior, perpendicular à primeira, o que permite a cada uma ter o seu próprio espaço livre e aberto. Tudo isto é complementado por prateleiras, sistema de iluminação e uma protecção lateral que serve também como elemento decorativo.

6. Beliche fora do comum

A combinação de madeira escura com superficies em cor verde oferece ao beliche um aspecto fantástico. A base conta com gavetas para uma melhor organização. Sob a escada, existe ainda uma estante com livros. 

7. Conjunto de quarto completo

Estes móveis estão separados, mas funcionam na perfeição. Trata-se de uma base de cama individual que, de dia, pode funcionar como sofá e, de noite, retirando a parte inferior, oferece uma segunda cama. Junto a ela, um espaço de trabalho muito simples e prático e, do outro lado, um móvel multifuncional com prateleiras complementam a decoração do espaço e respondem às necessidades do jovem que aqui possa viver.

8. Projecto integral simples

Tal como o projecto anterior, também este foi realizado com peças separadas mas que funcionam na perfeição em conjunto, oferecendo funcionalidade a um espaço pequeno. Uma larga prateleira ocupa uma das paredes e em sentido transversal acomoda uma base da cama com gavetões, maximizando o espaço.

9. Mezzanine

O encanto deste quarto consiste num segundo nível  instalado sobre uma cama que serve como mezanino para brincar e guardar os brinquedos. Este espaço está repleto de bonecos e jogos, mas também pode servir como espaço de pinturas, televisão e descanso. 

10. Com armário incluído

A cama superior encontra-se instalada no topo do armário, o que faz desta peça num móvel muito funcional. Também as escadas que levam até à cama são, na verdade, gavetões. Do outro lado do armário, encontramos outra cama com espaço de arrumação por baixo. Um espaço, sem dúvida, bem aproveitado.

11. Portas de armário

Este quarto conta com uma base simples para cama individual e inclui armários espaçosos para que não faltem áreas de arrumação. Os móveis são coloridos e com um desenho geométrico que empresta ritmo e dinamismo ao ambiente. De realçar o aproveitamento que se fez do espaço entre o limite do armário e a parede, o suficiente para se inserir uma pequena secretária.

12. Tipo loft

Este quarto é verdadeiramente encantador. Como um loft de estilo escandinavo, o espaço conta com uma pequenina sala e biblioteca, enquanto a área de dormir se encontra num mezanino ao qual se tem acesso a partir de uma escada de madeira natural que contrasta com a pintura da parede e o acabamento branco de toda a estrutura. 

13. Com estúdio por baixo da cama

Neste quarto, o espaço foi aproveitado ao máximo com a instalação de uma cama numa estrutura elevada e com um estúdio cujo material repete o do espaço de dormir. As prateleiras, o escritório, os gavetões, a estantes de livros e as escadas são a base perfeita para criar um ambiente muito funcional.

14. Diferentes níveis, mezzanine e escadas

Numa casa com tecto muito elevado é possível realizar algo assim: uma pequena cama ao nível do chão e uma segunda mais elevada. Ainda assim, a grande diferença para os projectos anteriores é que a escada comunica os dois níveis e segue até chegar a um terceiro nível que consiste num mezanino para jogos e brinquedos.

15. Perfeita e branca

Com um design muito minimalista e moderno, esta peça é perfeita, branca e elegante. Consiste em duas camas, uma instalada ao nível do chão e outra sobre um armário com prateleiras e espaço para guardar roupa, brinquedos e livros. Esta estrutura ocupa apenas uma das paredes da divisão, pelo que se torna muito prática e permite uma grande poupança de espaço.

16. Para se levantar com energia

Esta cama conta com a peculiaridade de se estender até uma segunda cama colocada à sua frente. A surpresa é que a união entre elas se faz através de uma estrutura de barras que pode ser usada para brincadeiras ou exercício físico.

17. Um caos no meio do sonho

A estante para livros deste quarto é genial. Um caos de linhas que, apesar disso, ajuda a manter tudo em ordem e é complementada por uma estrutura mais pequena aos pés da casa e a um pequeno espaço de trabalho entre eles. 

18. Como numa cabana

Para dar às crianças a sensação de aconchego e encanto de viver numa cabana, revista o tecto e uma das paredes com tábuas de madeira rústica. Também a estrutura da base das camas, assim como a escada que as une, deve ser da mesma madeira. O ambiente será irresistível.

19. Num outro nível

A magia deste espaço resulta de um único móvel compacto e multifuncional: funciona como armário, como armário com gavetas, cómoda e cama. Uma peça genial e muito prática.

20. Perfeitamente organizado

A estrutura deste armário contempla zonas de arrumação de roupa e sapatos, incluindo roupa de cama na parte mais alta. Além disso, possui ainda um espaço de trabalho, uma estante para livros, uma área de gavetas para material escolar e algumas prateleiras para colocar objectos de colecção ou aparelhos electrónicos.

Veja mais propostas de decoradores registados na homify.

De qual destes projectos mais gostou? Partilhe connosco a sua opinião.
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!