homify 360º Casa Mikado

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O Mikado é um antigo jogo de destreza manual, o nosso artigo de hoje não é sobre o jogo mas sim sobre a casa Mikado. Talvez o nome tenha surgido dessa definição. O projecto de hoje é uma autêntica obra de arte e de destreza arquitectónica. O atelier Ascoz Arquitectura, presenteia-nos com um projecto habitacional em betão branco com algumas particularidades que iremos mostrar-lhe de seguida. Venha conhecer este fantástico projecto!

Mikado

Começamos com uma vista do jardim tardoz para lhe mostrar os dois volumes principais que se sobrepõem de forma aparentemente aleatória, tal e qual como os pauzinhos de madeira do jogo Mikado caem uns sobre os outros. A forma paralelepipédica dos volumes é acompanhada por uma piscina linear realçando assim, o movimento ao longo do comprimento do terreno. Foi nestes dois volumes que foi desenvolvido todo o programa desta habitação unifamiliar.

Fachada principal

Nesta perspectiva conseguimos perceber um terceiro volume que conforma o espaço de garagem. A garagem completa a configuração geométrica da moradia. Entre a garagem e os dois volumes principais encontra-se a zona de circulação e entrada, o que faz todo o sentido. Assim, a zona de circulação acaba por fazer a divisão informal entre o espaço de habitação e  o de garagem. O material predominante neste projecto foi o betão branco, como revestimento principal,  juntamente com o betão normal, na estrutura (no exterior). e nas lajes (no interior). Ficou curioso? Venha descobrir!

Entrada geométrica

A entrada conformada pelos dois volumes, como verificámos na imagem anterior,  permite uma abordagem extremamente elegante, culminada com um toque de madeira no meio do betão (a porta), assinalando assim uma entrada confortável para um local ainda mais. As marcas da cofragem (elemento construtivo utilizado para que materiais como o betão adquiram a forma desejada numa determinada construção) visíveis nas paredes exteriores conferem uma textura quase padronizada à parede. Finalmente realçamos o desenho da luz que também contribui para a configuração artística desta entrada arquitectónica.

Uma cozinha idílica

Aqui mostramos-lhe uma vista do exterior para a cozinha. A vantagem de ter o espaço de confecção e refeição  perto do exterior permite não só, uma melhor ventilação do local mas também, uma maior facilidade para realizar refeições no exterior perto da zona de piscina, não é agradável? Nesta imagem podemos observar a dualidade entre os materiais já referidos. Os arquitectos optaram por manter a laje com um revestimento simulando o betão armado à vista, complementando esta estética brutalista com a suavidade de uma cozinha integralmente branca e minimalista, suavizando assim os contrastes no seu interior. Gostou deste estilo de cozinha? Veja outros exemplos contrastantes aqui!

Sala de estar

A sala de estar voltada para a piscina é um local mágico. Uma vez mais, este local, é conformado pela principal materialidade do edifício: betão à vista, vidro e madeira. Neste local, é a madeira no piso que confere ao ambiente o conforto de lar, contrastando assim com o betão. Destacamos a iluminação embutida no tecto de modo a destacar outros elementos construtivos nomeadamente as escadas.

A escadaria

Os arquitectos compartimentam o espaço horizontal e verticalmente. Quando verticalmente recorre-se ao uso de escadas que são determinadas pelos passos humanos. Ao serem uma sucessão de planos, as escadas, permitem-nos a transição entre cotas. Neste projecto as escadas surgem como um elemento arquitectónico funcional e ao mesmo estético. É neste sentido que os elementos da arquitectura desempenham um papel fundamental na construção do seu significado e por isso destacamos a escadaria enquanto um marco assinalável deste projecto. Com uma forma em espiral no sentido dos ponteiros do relógio esta escada é realmente especial.

Detalhes

No projecto arquitectónico o que faz a diferença é o detalhe, e por isso, mostramos-lhe um dos detalhes de um lavatório alternativo onde a escoação da água é feita recorrendo a design de alta qualidade. Adoramos a forma como,  por vezes, a simplicidade pode ser bastante complexa e este é um óptimo exemplo disso.

Olhando o infinito

As janelas são também um dos elementos arquitectónicos mais relevantes, ainda assim estas não servem só para a passagem da luz, surgem como um elemento quase anatómico da arquitectura na medida em que deixam que os espaços respirem. Neste exemplo optou-se por uma caixilharia quase invisível, deixando o vão bruscamente bem delimitado. Destacamos também o pormenor da estrutura não ser completamente alinhada com o edifício conferindo assim uma certa instabilidade aparente, típica também do jogo Mikado!

Pela noite… .

Pela noite, a iluminação é quem domina. A luz que a habitação emana naturalmente do seu uso é completada com uma iluminação exterior pontual e suave  realçando assim, a arquitectura. Esta perspectiva mostra a convergência dos três elementos fundamentais da habitação, os dois volumes sobrepostos e a piscina que acompanha toda a habitação longitudinalmente. 

O que achou desta casa, maravilhosa não?

Deixe a sua opinião acerca deste artigo na caixa de comentários em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!