homify 360º River House, arquitectura sustentável!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É directamente de Londres, do atelier Selencky Parsons que lhe trazemos este projecto River House. Este atelier dinâmico londrino procura criar espaços práticos e coerentes na sua essência arquitectónica. Esta habitação é um edifício altamente sustentável e foi construído perto do rio Thames próximo de Oxford, daí o nome do projecto. A elaboração de um projecto sustentável, nem sempre é fácil, no entanto os benefícios e impactos reduzidos na esfera ambiental, acabam sempre por compensar. Factores como a ventilação natural,  sistemas alternativos de reaproveitamento de águas, uso de painéis fotovoltaicos (painéis solares) e uma boa orientação solar, são decisivos neste tipo de projectos ambientais. É no encontro entre planos flutuantes horizontais, que este se destaca, reduzindo assim a grande massa volumétrica visual e enfatizando a horizontalidade tão característica da paisagem. 

Ficou com vontade de ver mais? Venha daí!

Alçado frontal

Casas modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – External view from drive

Selencky///Parsons

Esta é a fachada principal da River House. Do lado esquerdo, podemos identificar a zona de entrada, e do lado direito, a garagem. Este projecto é altamente sustentável, queremos mostrar-lhe como sustentabilidade também é sinónimo de sofisticação. Hoje em dia, tornam-se, também na arquitectura, cada vez mais pertinentes as questões ambientais. Para a elaboração de um bom projecto sustentável, é preciso jogar com a envolvente e aproveitar o melhor  que ela nos pode dar. Questões de orientação, vegetação existente e envolvente são fundamentais! Neste exemplo podemos verificar uma grande massa verde que protege o edifício no seu redor.

A entrada

Casas modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – External view from drive

Selencky///Parsons

A entrada para a habitação é feita pela fachada principal através de uma passagem própria, do lado esquerdo da entrada encontra-se um espelho de água. A habitação é maioritariamente envidraçada, no entanto, sobre os vidros, existe uma protecção ripada de madeira, cujo objectivo é, não só sombrear, mas também proteger termicamente, pois como sabemos, a madeira é um óptimo isolante térmico.

Sobreposições de planos

Casas modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – External view from the garden

Selencky///Parsons

Esta é uma perspectiva externa do jardim tardoz onde se encontra o jardim com piscina. É na sobreposição de planos que a horizontalidade se afirma, num projecto que consideramos extremamente subtil e detalhado. A piscina localiza-se em frente à sala de jantar, e devido aos grandes envidraçados, uma refeição no exterior é sempre uma boa opção!

A cobertura sustentável

Casas modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – External view of kitchen and canopy from garden

Selencky///Parsons

Esta é uma vista externa da cozinha e da cobertura pergolada do jardim. Esta cobertura permite um sombreamento eficaz sem, no entanto, obstruir a ventilação do local. Este tipo de coberturas são extremamente eficazes pois no Verão, devido à inclinação solar (e ao facto dos dias serem maiores) a estrutura pergolada feita a partir de elementos horizontais,  consegue criar uma boa sombra refrescando o local; no Inverno, esta estrutura continua a corresponder efectivamente bem, pois devido às suas frestas, permite a insolação do local aquecendo assim a casa nos dias mais frescos. Fantástico não?

Uma sala com carisma

Salas de estar modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – Internal view of living room

Selencky///Parsons

Sustentável também é sinónimo de moderno, e aqui está o exemplo disso! Esta vista interna da sala para o jardim, mostra-nos alguns detalhes extremamente interessantes deste projecto nomeadamente a estrutura ripada de madeira, que permite o controlo da insolação de modo a assegurar condições térmicas adequadas para cada estação do ano. A sala, voltada para o jardim tardoz, torna-se assim num fantástico lugar relaxante e ao mesmo tempo acolhedor.

Circulação

Corredores e halls de entrada  por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – Internal view of circulation

Selencky///Parsons

Nesta imagem podemos observar uma perspectiva da circulação interna, da qual gostaríamos de destacar a subtileza e a simplicidade dos materiais. Os acabamentos brilhantes conferem um ar quase etéreo ao local pelos reflexos que impõem nas superfícies. O vidro e a madeira destacam-se enquanto elementos principais, tanto no exterior como no interior da habitação.

Um espaço de sonho!

Salas de jantar modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – Internal/external night view of dining room and kitchen

Selencky///Parsons

Nesta perspectiva tirada a partir do exterior conseguimos percepcionar a cozinha e a sala de jantar. Repare na leveza da caixilharia embutida no tecto e no pavimento, de modo a quase desaparecer. A decoração simples e sofisticada com um toque colorido, que combina com os tons da piscina, contribui para a identidade deste espaço jovem, moderno e divertido, e sobretudo, sustentável!

Ambiguidade interior/exterior

Piscinas modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – External view of canopy, pool and garden

Selencky///Parsons

Aqui podemos observar uma vista do ''interior'' para a piscina e para o jardim. Colocámos interior entre aspas propositadamente! Passamos a explicar: quem nunca, nos dias amenos de sol, sonhou ter uma casa sem paredes? Pois bem é isso mesmo que acontece aqui. A subtileza com que as janelas se deslocam, permite obter uma ambiguidade entre o que é espaço interior e espaço exterior.  Esta ambiguidade é reforçada pela continuação e repetição do pavimento para o exterior, assim, quando todas as janelas estão deslocadas, ficamos sem perceber onde acaba o interior e começa o exterior. Este é sem dúvida um dos pontos chave deste projecto!

Pela noite…

Casas modernas por Selencky///Parsons
Selencky///Parsons

River House – External night view of kitchen and dining from garden

Selencky///Parsons

Terminamos este artigo mostrando a subtileza do canteiro florido embutido no pavimento exterior da habitação, mais um detalhe fantástico. Note também na leveza proporcionada pela estrutura deste projecto. Se ficou fascinado com este projecto sustentável, aqui poderá ver outras casas ecológicas e sustentáveis que nos inspiram!

Rendeu-se a este projecto sustentável?

Achou este artigo interessante? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!