Arquitectura e sustentabilidade de grandes volumes

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, a nosso artigo homify 360º é sobre um projecto arquitectónico espectacular! É uma casa localizada na Cidade do México, desenhada por especialistas mexicanos - Grupo Arquitectura. A magnífica casa é caracterizada pelos seus volumes bem abertos para os espaços de jardim e terraço. É um projecto em que ambos os intervenientes do processo, profissionais e clientes se aliaram, contando com imensa criatividade e profissionalismo, dando liberdade ao design e decoração no interiores. Além disso, é uma casa sustentável apesar de localizada em plena zona urbana. 

O processo de todo o projecto foi realmente muito rápido e suave, podendo mesmo afirmar que foi um dos poucos em que não mudou quase nada, do primeiro desenho até à entrega aos clientes.

Na Casa Dálias irá ver o surpreendente resultado.. 

Fachada discreta rodeada de árvores

Casas minimalistas por grupoarquitectura

Nesta primeira imagem da Casa Dálias vemos parte da fachada e percebemos a sua excelente localização, entre as áreas verdes e vegetação, numa área exclusiva da Cidade do México.  A fachada do edifício foi construída em cimento e posteriormente revestida a pedra calcária. Como pode observar, do lado da rua esta é totalmente fechada para o exterior, para que não se consiga visualizar a beleza do design que foi conseguido no interior da habitação! Venha ver…

A casa do pátio aberto à vida e à natureza!

Jardins minimalistas por grupoarquitectura

A Casa Dálias é composta por dois volumes geométricos distintos. Ambos revestidos a pedra calcária bege são conectados com uma pérgola em madeira com pé direito duplo, que é onde se localiza o salão principal da casa. Iremos ver mais detalhadamente a seguir…

Na imagem, o oposto da fachada principal é observado. Aqui toda a fachada posterior se abre para o exterior. Além disso, o terraço, o jardim e a piscina foram projectados de maneira a que consigam capturar o máximo de luz natural possível, logo foram orientados a sul e oeste.

O maravilhoso jardim

Terraços  por grupoarquitectura

Um espaço com terraços, piscina e jardim é o que vemos nesta fotografia. Importante a ter em conta no momento projectual era integrar o interior subtilmente com o exterior, deixando a dúvida de onde começou exactamente e terminou um espaço e começou outro. Assim,  era primordial projectar um jardim que se relacionasse com o interior.

A habitação é dominada por cores neutras, tal como os seus respectivos volumes, por isso era importante encontrar um contraste cromático com o exterior, tendo sido facilmente conseguido com o azul da piscina e o e verde do jardim.

Os terraços cobertos

Piscinas minimalistas por grupoarquitectura

Como mencionámos anteriormente, o jardim e os terraços foram desenhados para receberem sol a maior parte do tempo, no entanto, era importante existir alguma zona sombreada, optando portanto porta esta opção. Uma solução de idêntica a guarda-sóis modernos em alumínio foi colocada com esse intuito.

Repare que ambos os volumes arquitectónicos têm janelas de grandes dimensões, as quais podem ser abertas, desfrutando sem limites os terraços e o maravilhoso jardim ao ar livre.

Os terraços cobertos

Corredores e halls de entrada  por grupoarquitectura

Aqui vemos em detalhe o tecto de pé direito duplo, em vidro e madeira, que une os dois volumes que compõem Casa Dálias. O espaço lobby da habitação, é a zona onde todas as áreas são articuladas e onde também um dos pontos onde existe mais luz natural…

Cores neutras e seus acabamentos

Salas de estar minimalistas por grupoarquitectura

Como observado nas imagens anteriores, a casa é dominada por cores neutras, porque as suas paredes são em cerâmica bege. Os pisos foram revestidos com grandes peças cerâmicas de acabamento em couro preto. Diferentes texturas foram aplicadas pelos profissionais, repare nos móveis, tapetes, candeeiros, materiais de revestimentos e ainda objectos de decoração.

Uma casa moderna, com mistura de peças de estilo clássico, industrial e minimalista.

Uma cozinha moderna, para uma casa moderna

Cozinhas minimalistas por grupoarquitectura

Uma habitação espaçosa precisa inevitavelmente de uma cozinha de acordo com seu tamanho. Aqui pode ver uma grande ilha em mármore que segue a linha do chão. As paredes mais uma vez foram deixadas num tom mais claro e bem mais neutro. A cozinha é brilhante e de design moderno.

Lá em cima, cristal puro

Corredores e halls de entrada  por grupoarquitectura

Vale ressaltar que, em termos de sustentabilidade a Casa Dálias, tem uma orientação ideal para todos os espaços, de modo que, em relação à temperatura ela é muito confortável.  Além disso, todos os vidros têm um elevado valor de isolamento. 

Nesta imagem, vemos o andar de cima, e percebemos que todos os corredores e corrimãos são em vidro, permitindo a passagem da luz natural e uma maior e ampla visualização do espaço. Este é o corredor que liga os dois volumes que compõem a impressionante e brilhante Casa Dália.

Área de dormir confortável e espaçosa

Quartos minimalistas por grupoarquitectura

A casa é composta por diversos quartos,  mas decidimos mostrar-lhe apenas o quarto principal. Esta área espaçosa não é composta simplesmente pela cama mas também por um zona de trabalho e ainda sala de estar. Este espaço estende-se a um terraço onde se pode admirar o jardim e piscina e aproveitar o sol.

Todo o mobiliário incluído nos interiores foram importados e incluem marcas de renome como: Felxform, Ceccotti, Paola Lenti, Meridiani, Gervasoni, Lema, Porro, Modulnova, Maxalto e Casa Milano, entre outras. Um luxo total!

Casa sustentável, que brilha no escuro

Piscinas minimalistas por grupoarquitectura

Finalmente, mostramos uma magnifica imagem da Casa Dálias durante o escuro da noite. Digno de nota é todos os sistemas eléctricos serem de possível automatização: iluminação, áudio, video, segurança, aquecimentos e ainda as persianas. Também foram implementadas painéis solares para aquecimento da água da piscina, uso doméstico e aquecimento radiante. E por último mas não menos importante: a Casa Dálias tem um sistema que usa as águas residuais para a irrigação do jardins, bem como um sistema de vários filtros para a purificação da água. 

Com toda esta beleza e qualidades, resta-nos dizer que é sem dúvida uma habitação moderna, ampla e sustentável no meio da grande cidade. Sem dúvida um projecto que não poderíamos deixar de partilhar consigo!

Se gostou deste exemplo arquitectónico espreite este: - 

Fortaleza de paisagem deslumbrante

Que achou deste artigo? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!